sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Dino determina recolhimento de livros acadêmicos discriminatórios

Em uma decisão individual, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que quatro livros acadêmicos de Direito sejam recolhidos por conterem trechos considerados homofóbicos e discriminatórios contra grupos minoritários, em particular mulheres e a comunidade LGBTQIA+.

Tornada pública nesta sexta-feira (1º), a decisão de Dino atende, parcialmente, a um pedido do Ministério Público Federal (MPF). O órgão recorreu à Suprema Corte depois que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) recusou um primeiro pedido para que a Justiça determinasse que os livros fossem retirados de circulação.

Segundo o STF, o MPF ingressou com a ação após ter sido acionado por alunos de uma universidade de Londrina que identificaram e denunciaram o que entenderam ser um conteúdo claramente homofóbico contido nos livros disponíveis na biblioteca da instituição.

Após analisar as considerações do MPF e trechos das obras em questão, Dino concluiu que as publicações excedem o direito à liberdade de expressão e de livre manifestação do pensamento, “configurando tratamento degradante, capaz de abalar a honra e a imagem de grupos minoritários e de mulheres na sociedade brasileira”.

Com a sentença, todos os exemplares já impressos das obras Curso Avançado de Biodireito; Teoria e Prática do Direito Penal; Curso Avançado de Direito do Consumidor e Manual de Prática Trabalhista deverão ser “retirados de circulação”, inclusive de qualquer biblioteca do país e, posteriormente, destruídos.

“Essas publicações não estão protegidas pela liberdade de expressão, porquanto, nas palavras do Ministério Público Federal, ‘apenas servem para endossar o cenário de violência e preconceito já existente contra essas minorias’”, sustenta Dino em sua decisão.

“Não se pode utilizar do altar da liberdade de expressão de forma ilimitada, sacrificando direitos pessoais, em especial a honra e dignidade humana de toda a população LGBTQI+ e/ou feminina”, acrescentou o ministro, para quem “a hostilização e ofensas gratuitas não estão acobertadas pela liberdade de expressão”.

Conforme a decisão de Dino, as editoras responsáveis pelas quatro publicações poderão reeditá-las e oferecê-las ao público em geral, “desde que expungidos [eliminados] do seu teor os trechos incompatíveis com a Constituição Federal e decisões deste Supremo Tribunal Federal”. O ministro ressaltou que sua decisão não se confunde com censura prévia. (Agência Brasil)

20 comentários:

  1. Nazismo e Comunismo eram regimes que também recolhiam e queimavam livros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na década de 1980, quando perguntaram ao sindicalista polonês Lech Walessa porque não trabalhava junto com Lula, ele responde:
      “Lula representa tudo aquilo que combatemos. Nós poloneses passamos o inferno na mão de Stálin e sonhamos com a liberdade, Lula vive em um país democrático e sonha em escravizá-lo”.
      Esse ministro é comunista declarado e foi indicado pelo Ladrão I e Único Descondenado.

      Excluir
  2. Informação . ATENÇÃO

    ResponderExcluir
  3. Fumar maconha e dá a bunda pode nas escolas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CLARO QUE PODE. TUDO AQUILO QUE É TEU VC PODE FAZER O QUE QUIZER, TIPO DAR, EMPRESTAR OU FAZER BOM USO. O QUE NÃO PODE É OS BOZZOLÓIDES DIFUNDIR ÓDIO E FAKENEWS.

      Excluir
    2. Exatamente, das 18:57 h !!! O boiote é dele, então o das 03:19 h deu e dá a quem ele quer.

      Excluir
  4. Vc faz parte de qual das duas citadas?

    ResponderExcluir
  5. Imbecil desse falando merda. Tanto a esquerda quanto a extrema direita fazem merda. O mal do brasileiro é quem em vez de defenderem seus direitos, ficam defendendo política, uns morto de fome

    ResponderExcluir
  6. E quando ofende o cristianismo ta liberado

    ResponderExcluir
  7. Comentário das 20:07, você está certíssimo! O nazismo e comunismo são 2 sistemas político sanguinários que trouxe somente sangue e destruição, tinham bastante queima de livros e censura de todas as maneiras.
    Uma coisa imbecil que acontece no mundo todo: é criminalizar somente o nazismo quando ambos (nazismo e comunismo) deveriam ser considerado crimes em toda parte do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ôxe..... Esqueceu o rivotril foi, Pai ?? kkkkkk Não vá estudar não, fique aí tentando tirar uma de intelectual e falando merda....

      Excluir
    2. (09:57) Além de viver com a cabeça de bosta repleta de fumaça das 40 gramas diárias da cannabi sativa, sequer tentas utilizar-se da criatividade que afirmas adquirir sob os eflúvios da "erva do diabo", somente repetes narrativa copiadas de outros desprovidos de cérebro na caixa de bosta. Coma menos merda e não se arrisque a emporcalhar o mundo com sua imundície!

      Excluir
  8. Isso é censura?😷😷😷😷

    ResponderExcluir
  9. Só uma pergunta, pra o cara ser petista ele tem que dar a bunda?

    ResponderExcluir
  10. Só vejo comentários de acéfalos, pobres de direita e que são usados como massa de manobra pela extrema direita e pela direita para defender a perda das conquistas para os pobres! Vcs são tudo pobres! ACORDEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza então você vai defender o corte no orçamento da saúde e educação feita pelo atual governo né!? Tanto no orçamento 2024 quanto ainda maior em 2025.

      Excluir
    2. (19:16) O que chamas de conquistas? A distribuição de esmolas, cabrestos, cangalhas, ferraduras, chuibatas e forragem para vocês, jumentos? Ou ainda estás a ter pesadelos com um naco de picanha assada e aquela cervejinha gelada? Faça o seguinte: vista sua vestimenta de trabalho, enfie uma chibata no furico e vá ganhar a vida na beira de um esgoto, seu filho de corno de quenga com cavalo do cão!

      Excluir
  11. Queria ser de esquerda, mais tenho medo de ter que dar a bunda.

    ResponderExcluir