sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Menos de 15% dos municípios baianos possuem aterro sanitário

A Bahia vai mal no que diz respeito à coleta e encaminhamento correto do lixo. Um levantamento de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o ano de 2023, aponta a presença de aterros sanitários em apenas 13,9% dos municípios do estado baiano. São 58 cidades com destinação adequada dos resíduos sólidos.

A falta de aterros sanitários no estado acende um alerta não só para a limpeza urbana, como também para a saúde pública. Quando mal geridos, os resíduos podem gerar contaminação de solo e água, emissão de gases de efeito estufa e proliferação de doenças.

“O lixão e o aterro controlado são muito semelhantes, mas ambos se diferenciam do aterro sanitário. O lixão não possui nenhum tipo de controle, enquanto o aterro controlado, como o nome sugere, apresenta algum nível de gestão, porém sem garantir total adequação ambiental. Já o aterro sanitário foi construído para isso, portanto possui toda a estrutura necessária, como o tratamento do chorume, por exemplo”, explica a gerente da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, Fernanda Malta.

Os danos podem, eventualmente, ser reduzidos por meio da implementação de aterros, uma vez em que os resíduos ficam isolados do meio ambiente no local, com controle seguro de gases e efluentes.

Com seus 13,9%, a Bahia ocupa a 11ª posição no ranking de estados com menos aterros sanitários, ficando abaixo, ainda, da média do país, de 28,6%.

O manejo adequado de resíduos sólidos urbanos engloba a coleta, transporte, triagem para fins de reutilização ou reciclagem, tratamento (inclusive por compostagem) e descarte final dos resíduos domésticos e do serviço de limpeza urbana. (Correio 24h)

6 comentários:

  1. Aterro sanitário é cocô e?

    ResponderExcluir
  2. Além de todo esse sofrimento e abusos que as mulheres sofrem.
    Em Inema, bairro de Ilhéus. Uma mulher foi ameaçada de morte e teve seu estabelecimento comercial depredado por um indivíduo de apelido (Zé branco ) que em voz alta afirmava que iria atear fogo no comércio com a proprietária no interior do mesmo.
    Vídeos da devastação do estabelecimento.ento, circulam em redes sociais.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Cadê o governo, movimento e leis que defende as mulheres.
      A mulher ameaçada é negra e por isso tudo está em silêncio.
      Racismo ainda impera nesse estado onde a população afro descendente ainda sofre.

      Excluir
  4. Cadê as leis de proteção a mulher?
    Só porque a proprietária do comércio é negra?

    ResponderExcluir
  5. Verdinho, cadê as matérias do tipo:
    DOLAR CHEGA A R$ 6,11;
    DIVIDA DA UNIAO SOBE PARA QUASE 2 TRILHOES SOB GOVERNO LULA;
    PACOTE ECONÔMICO QUER LEVAR O BRASIL AO ABISMO FISCAL.

    Tipo esses....

    ResponderExcluir