O ex-Presidente do SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDUSTRIAS DE ALIMENTOS DE ILHÉUS ITABUNA E URUÇUCA – SINDICACAU, Luiz Fernandes, denuncia que no dia 08/11/2024 um trabalhador da empresa Barry Callebaut/Itabuna, após um acidente ocorrido no equipamento denominado de solobilizador (aparelho que retira a umidade e acidez das amêndoas de cacau transformando-as em uma massa efervescente na qual mistura-se bicarbonato de potássio), o funcionário que estava realizando a manutenção de limpeza do referido equipamento, foi atingido por um jato de massa quente expelida durante a operação de limpeza.
Segundo Luiz Fernandes, o jato de massa efervescente atingiu diretamente o rosto do trabalhador o qual provocou queimaduras de terceiro grau em todo o rosto. Mesmo sendo socorrido pela empresa, o operário continua afastado para os devidos tratamentos. Portanto, eu, como sindicalista, assim que tomei conhecimento da situação, providenciei as medidas cabíveis, como exemplo: Comunicar ao MINISTÉRIO DO TRABALHO EMPREGO – MTE, na cidade de Ilhéus.“A tomada de decisão por minha parte como sindicalista é a segurança dos trabalhadores nesses setores alimentícios, principalmente para que suas famílias também sejam protegidas e as empresas tratem do assunto como realmente deve ser tratado, tipo, com responsabilidade”.
"Outra das minhas preocupações, para evitar que acidentes dessa natureza possam ocorrer, devido a grande demanda a nível mundial pela comercialização do produto achocolatado, as empresas não estão tendo tempo de parar seus maquinários para as devidas manutenções, fato que, na baixa produção, esse processo era realizado entre 15 a 30 dias ao ano”.
“Outro fator que provoca a insegurança nos operários é a grande pressão exercida pelos seus superiores, além de sobrecarga nas funções”.
“Como é do conhecimento da maioria da população nacional e internacional, inclusive difundida plenamente pela grande mídia televisa e virtual, lamentavelmente um operário veio a óbito (um funcionário de eletromecânica teve traumatismo craniano ao ser atingido por um motor), fato ocorrido no mês de outubro do corrente ano, provocado por um dos diversos terríveis acidentes em equipamento,”, Finaliza.
Estudo realizado pelo Ministério do Trabalho revelou que a maioria dos acidentes de trabalho ocorre no final da jornada. A PEC que visa reduzir a carga horária semanal de 44 para 36 horas, tem o potencial de diminuir esses incidentes.