Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de militares e de aliados deve ocorrer no primeiro semestre de 2025 para evitar que os casos se arrastem até as eleições presidenciais de 2026.
A leitura de três ministros e auxiliares ouvidos pela reportagem, sob reserva, é que a conclusão dos processos no próximo ano é relevante para evitar o prolongamento das discussões sobre as investigações.
Ainda são bem vistas no Supremo as ideias de dar uma resposta definitiva para o caso antes do pleito de 2026 e o início do cumprimento de eventuais penas antes do início do processo eleitoral.
A Polícia Federal encerrou nesta quinta-feira (21) as investigações sobre os planos golpistas elaborados por Bolsonaro e aliados para reverter o resultado das eleições presidenciais de 2022.
O relatório final da investigação foi enviado para o ministro Alexandre de Moraes. São cerca de 800 páginas que trazem o indiciamento de 37 pessoas pelos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
Moraes vai analisar os documentos até o fim de semana. Depois, vai enviar o parecer da PF para análise da PGR (Procuradoria-Geral da República), órgão responsável por decidir se vai denunciar ou não os investigados.
Auxiliares de Paulo Gonet, chefe da PGR, disseram à reportagem que não há prazo para a conclusão da análise do relatório da Polícia Federal. Eles lembram que a Procuradoria pediu em todas as investigações anteriores envolvendo Bolsonaro diligências adicionais da Polícia Federal, para esclarecimento de pontos específicos.
A PGR também pretende unir o relatório final sobre a articulação pelo golpe de Estado a outras investigações já encerradas pela PF e enviadas ao órgão -como a venda das joias para benefício de Bolsonaro e a falsificação na carteira de vacinação do ex-presidente e familiares.Na visão de Gonet, os casos podem estar relacionados e a análise conjunta das investigações vai permitir uma contextualização mais precisa dos fatos.
O relatório final da Polícia Federal concluiu que Bolsonaro participou de uma trama para impedir a posse de Lula (PT). Os indícios já são conhecidos desde o início do ano, quando a PF revelou -com base em provas e na delação do tenente-coronel Mauro Cid- que o ex-presidente teria apresentado aos chefes das Forças Armadas uma proposta de golpe de Estado.
O comandante da Marinha da época, almirante Almir Garnier, colocou as tropas à disposição do golpe de Bolsonaro, segundo a PF. O relato foi confirmado pelos chefes do Exército, general Freire Gomes, e da Aeronáutica, Baptista Júnior.
Além das minutas de decreto golpistas e da tentativa de arregimentar as Forças Armadas para uma nova ruptura institucional, a Polícia Federal revelou que militares do Exército elaboraram planos de assassinato de Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes.
Segundo os investigadores, Bolsonaro sabia do plano formulado pelo general da reserva Mário Fernandes. O militar integrava o governo, com cargo importante no Palácio do Planalto, e se encontrou com o ex-presidente dias após imprimir o planejamento criminoso e juntar oficiais do Exército dispostos a cometer o atentado.
O plano chegou a ser colocado em prática. No dia em que Moraes seria alvo dos militares, em 15 de dezembro de 2022, os oficiais já a postos decidiram cancelar a missão. “Abortar… Áustria… volta para local de desembarque… estamos aqui”, disse um dos envolvidos no atentado para os demais militares em um aplicativo de mensagens.
Das 37 pessoas indiciadas nesta quinta, 25 são militares das Forças Armadas. A lista inclui sete oficiais-generais -um da Marinha e seis do Exército.
Os generais do Exército alvos da Polícia Federal são, em maioria, oficiais que chegaram até o último posto da carreira, com quatro estrelas sobre o ombro. São eles Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Estevam Theophilo.
Os outros dois generais não alcançaram o Alto Comando da Força. Um deles era o general de brigada (duas estrelas) Mário Fernandes, que foi para a reserva em 2021 e assumiu cargo no governo Jair Bolsonaro. Outro é Nilton Diniz Rodrigues, também duas estrelas, que era auxiliar direto do comandante Freire Gomes quando os apelos golpistas se intensificaram no Comando do Exército. (Bahia Notícias)
Tão fazendo de tudo pra prender Bolsonaro 😔 ou raça miserável essa do PT viu 😛
ResponderExcluirMiserável é sua raça seu fi de uma égua
Excluircala a boca seu otário (a)
ExcluirO povo Brasileiro não sabem votar. Votam em quem não merecem credibilidade , ai vem as consequência nefasta para o povo. Tanto um como o outro deveriam estar na cadeia, são farinha do mesmo saco. Quem quer um Brasil independente dessas mazelas votem em alguém de credibilidade (CIRO GOMES, esse é o meu candidato para 2026.)
ExcluirEstamos.vivendo no meio de um teatro.
ResponderExcluirUm foi preso o outro TB tem que ir.
Um teve vários motivos para preso e o outro?
Aí, a gente inventa e prende também
Como é o nome disso? em que Países vemos atos semelhantes?
E a imagem do Brasil cada vez pior no exterior
Verdade: O ladrão de joias, não é ladrão de joias, o vagabundo que tentou dar um golpe de estado, junto com parte das forças mamadas, não é golpista, o pilantra que falsificou cartão de vacinação, não é um falsário.
ExcluirNada foi provado contra ele.
ExcluirPior é o outro rouba nosso dinheiro e julgado culpado por treze juízes e de repente num passe de mágica, não fez nada.
Acorda povo, vamos cobrar que os recursos públicos sejam aplicados com eficiência, independente de partido.
desculpe-me, mas tenho uma leve impressão que implantaram um chip da idiotice e babaquise neste comentário 22 de novembro de 2024 às 16:37.
Excluirtodas estas narrativas já cairam por terra, e o idiota continua repetindo.
vejo que não tem capacidade cognitiva para discernir e compreender.
o chip da doutrina implantado, já era... vive longe da realidade!
Agora, que crime estão arrumando para o Bolsonaro!
Ele planejou e Matou Celso Daniel? Planejou e matou Mariele?
ahh, ele ficou sabendo que estavam planejando!!!
-sim, mas o crime foi executado?
- não!
-mas ele ficou sabendo que estavam planejando!
sim, e daí?
- e não fez nada para impedir!
- Impedir o que não foi realizado?
ahh, sei, é crime para quem tem criatividade.
Boa noite!
Talvez o chip da ignorância pode ser um, mas vc deve ter um chip da mente manipulável.
ExcluirO crime de tentativa de golpe é tipificado no código penal e deixa bem claro o preceito primário: TENTAR DA GOLPE... até pq, se der o golpe as instituições ficam fragilizadas.
E mesmo se não fosse a tentativa, haveria o crime do arrependimento. 288 do cp: FORMACAO DE QUADRILHA. Basta reunir paravo cometimento e arquitetura de crime.
Vai tomar no cool todos que defendem políticos corruptos seja ele quem for. Um vai tomar no cool para todos
ExcluirEssa raça do PT é terrível
ResponderExcluirOu seja, quer vê Lulinha lá de novo pra continuarem mamando e roubando o Brasil, vai besta kkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirA quadrilha já entregou o Brasil para o chinês que está pagando as mordomias dos bandidos. Imaginem um a Anta presidindo um banco internacional? Uma Franga de Granja cacarejando no palácio e um cachaceiro chifrudo arrotando honestidade! Quiem está pagando a conta? Quando os otários tentarem acordar só restará a esmola para sobreviver. Até a internet será controlada pelos chineses. Porisso querem prender qualquer opositor que possa ameaçar o acordo com aqueles que estão escravizando os jumentos brasileiros. Cuidado, os chinas adoram carne de jumento, de frango, galinha velha e cachorros!
ResponderExcluirSEGUINDO US ENSINAMENTOS DE LULIS LADRAO SAQUEADOR PRESIDIARIO ETERNO DESCONDENADO PELOS AMIGOS ESSETEFE , AS NARRATIVAS ESTAO PRONTAS NÉ, AFINAL PRA DETER BOLSONARO NAS EKEUC8ES 2026 SO COM AS NARRATIVAS DO LULIS E ESSETEFE NE BANDO DE PILANTRAS POLITICOS E CORRUPTIS CRIMINOSUS NO PODER , ELEITI LUIS NAO FOI MESMO KKKKKK SENAI BAO TERUA TANTO MEDO DE BOLSONARO
ResponderExcluirTrump tá chegando aí em janeiro kkkk
ResponderExcluirBolsonaro tomou no cu e fica uma ruma de passa fome defendendo
ResponderExcluirBrasileiro tomou no cu teve o país vendido para a china pelo cachaceiro presidiário, e os passa fome petista defendendo.
ExcluirO problema não são eles. Somos nós, que elegemos e idolatramos eles. Se erraram tem que pagar, não importa quem foi. O problema é que tem gente que não enxerga isso e fica defendendo e brigando por essas duas figuras vergonhosas. Infelizmente enquanto a sociedade se comportar assim, viveremos esse caos enquanto eles aproveitam do bom e do melhor. Vamos acordar!!!
ResponderExcluirBrasil só ladeira abaixo
ResponderExcluirPolíticos todos iguais... Abestalhados são os que ficam discutindo, dizendo que fulano de tal é bom, sicrano é ruim.
ResponderExcluirTá certo tem prender bolsonaro e libertar os bandidos kkk
ResponderExcluirDepois da esquerda tomar uma surra nas eleições de prefeitos ficaram desesperado e já quer tirar bolsonaro do pareo pensando que o povo continua burros p votar neles ' se fuderam e vão-se lascar mais ainda kkk
ResponderExcluirSE ACONTECER Ó BRASIL VAI PARAR
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkk imbecil. Tu paga minhas contass mizeravi? Vai trabalhar peste
ExcluirNa próxima eleição 2026 o meu voto é nulo
ResponderExcluirBora Verdinho tiroteio no bairro Califórnia cerca de 14 tiros de pistola, tá dormindo na nas informações, bandidos do DMP do Alto do Cuscuz na Califórnia deram ataque em 2 motos, cerca de 4 caras, por volta das 21:10, noticia
ResponderExcluirse o comentário das 16:37 são falácias, o que dizer desse seu comentário das 22:22 . O plano não aconteceu porque não tiveram peito para enfrentar as consequências, pois como você a marte de Celso Daniel em santo André e da Mariele teve varias linha de investigações até chegar nos suposto mandantes. Já morte de presidente leito e seu vice e a morte de um ministro do supremo e ministro do STE onde a chapada derrota já vinha dando indícios de muitas falácias sobre suposta fraudes nas eleições para se manter no poder era certa a prisão imediata dos autores e dos mandantes e dos beneficiados da chapa derrota independente que estava sabendo ou não. Mas quem tem o bichinho que apita tem medo, repensaram na merda que iria dar porque mesmo o plano dando certo não se manteriam no poder e riram todos para prisão. ai não teria falhas como na lava jato que MORO deu mole e deixou brechas pois deu muito atender que era mais politica que realmente justiça no caso da prisão de lula. pois não o tivesse sido bem feita ele não estava solto e não voltaria como presidente.
ResponderExcluirEsse daí não ganha mais nunca
ResponderExcluirO PRESIDENTE QUE SOFREU ATENTADO DE VERDADE FOI BOLSONARO, QUE TOMOU UMA FACADA, O AUTOR DA FACADA FOI LOGO SOLTO COM O ARGUMENTO QUE ERA DOIDO, MESMO ESTANDO HOSPEDADO EM HOTEL, UTILIZANDO CARTÕES COM LILITES ALTOS, E TEVE DEFESA DE QUATRO ADVOGADOS CAROS, E O DELEGADO QUE APUROU A AÇÃO, DISSE QUE O INDIVIDUO AGIL SOZINHO, FOI LOGO PROMOVIDO POR LULA.
ResponderExcluirEu só não falo nada por sei que metade do país queria esse Cope e outra metade já teve vontade de destruir Brasília por saber que é roubado todos os dias então tem que prender 90 por cento do país
ResponderExcluirATE,QUE EMFIM, A JUSTICA VAI SER FEITA, MANDAR O SATANAS DO BOZO DE VOLTA PARA O INFERNO, ONDE NUNCA ELE DEVERIA TER SAIDO,
ResponderExcluirVergonha de morar nesse país,onde o presidente é presidiário, ladrão.
ResponderExcluirTentativa de Abolição do Estado de Direito, falsificação do cartão de vacinas, irresponsabilidade, cinismo e negacionismo em relação á COVID, estímulo ao não uso de máscara, motociata. Tá bom pra você?
ExcluirNão vi a apresentação de nenhuma prova de que essas acusações são verdadeiraa. Estou vendo uma narrativa de 800 páginas, que vai ser colocada na mão de moraes pra ele julgar, logo ele que é amigo do lula, e que fez de tudo pra atrapalhar o governo de bolsonaro, e ainda, é o mesmo que anulou os crimes de lula. Então não venha falar de golpe.
ResponderExcluirMas Gado manso e corno, nem vendo a verdade acredita que está tomando gaia.... Faz parte !!!! kkkkkkk
Excluirmas que demora pra mandar esse meliante pra cadeia
ResponderExcluirSó pra informar a aos idólatras do ladrão de joias, que por inveja e preconceito de Lula , vocês defendem o pior ladrão e assassino deste País ele é os filhos
ResponderExcluirCALMA PEIDA LEITE. A HORA DA RATAZANA DESCONDENADA DE 9 DEDOS VAI CHEGAR! E JÁ PODE IR CAÇANDO OUTRO CANDIDATO PQ NEM A CÚPULA DOS PETRALHAS QUEREM ELE PRA REELEIÇÃO. O FUMO TÁ NA PORTA DO TOBA SEUS E VCS NÃO TÃO SENTINDO. KKKKKK.
ExcluirOrcrim STF ! Aberração!
ResponderExcluirISSO MESMO ESSE. SER DESPREZÍVEL JUNTOS COM SEUS FILHOS TEM QUE SER EXTINTOS. DA POLÍTICA BRASILEIRA
ResponderExcluirQuer vê o circo pegar fogo , é só prender o palhaço
ResponderExcluir5 dos 37 já estão pegando fogo na federal a hora do palhaço principal vai chegar kkkkk ansioso por 2025.
ExcluirVai para o XILINDRÓ. Canalha, imbecil, militarzinho de bosta.
ResponderExcluirEita felicidades, Bozo preso kkkkkk. Os patriotários vão a loucura
ResponderExcluirÉ o sonho desse petralhas ver Bolsonaro preso... é melhor esperar sentado, porque isso nunca irá acontecer. Pior raça que existe, são esses petralhas 😛
ResponderExcluirReflexão: 2021 estatais autônomos empresários contas públicas todos com recursos em caixa;
ResponderExcluirReflexão: 2024 estatais autônomos empresários e contas públicas todos endividados ; e sem falar na saúde pública, 2021 com pandemia tinha recursos para saúde, 2024 e só pesquisar na Net que os números de mortos e astronômico.
O que estou relatando não e uma questão partidária e sim uma reflexão
,
Vão trabalhar pelo Brasil e pelo povo e não usar o tempo de mandato de vocês pra inventar historinhas e pedir prisão de bons gestores.
ResponderExcluirNós os elegemos para serem gestores e multiplicar os recursos públicos dentro da legislação, então façam jus aos salários que recebem.
Eles vão se foder com o Trump, o americano vão lascar esse sistema deles.
ResponderExcluirÔoo dia feliz, vê o gado todo chorando kkkkk
ResponderExcluirQuase todo gado que eu conheço tem um grave desvio moral ou um grave déficit cognitivo!
ResponderExcluir