sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Justiça determina afastamento de diretores após fuga em massa de detentos em Eunápolis

O juiz Otaviano Andrade de Souza Sobrinho determinou o afastamento imediato da diretora, do diretor-adjunto e do coordenador de segurança do Conjunto Penal de Eunápolis. A decisão é da última quarta-feira (19) e foi tomada após a fuga de 16 detentos da unidade prisional.

O Bahia Notícias teve acesso à decisão, que aponta diversas irregularidades na gestão da unidade, como a existência de uma organização criminosa atuando no presídio, a facilitação da fuga por parte de alguns funcionários e a falta de segurança no local.

Na fundamentação da decisão, o juiz acolhe a preliminar que indica que a fuga foi planejada e executada com o conhecimento da direção do presídio. A investigação aponta que o grupo de fugitivos era liderado por Ednaldo Pereira Souza, conhecido como “Dada”, que tinha livre acesso a outras áreas do presídio e inclusive organizava a rotina dos detentos.

Além disso, a decisão cita a visita frequente de políticos como Uldorico Júnior (MDB) e Alberto Cley Santos Lima (PSD) à unidade prisional, sem justificativa aparente, o que levanta suspeitas sobre a existência de um esquema de corrupção. O local já registrou um total de 36 fugitivos desde o ano de 2021.

Vale lembrar que a fuga dos detentos foi marcada por episódios de violência. Os criminosos utilizaram armas de fogo, explosivos e ferramentas para arrombar as paredes e as celas. Um cão da unidade prisional também foi morto durante a ação.

6 comentários:

  1. Qual a novidade???? Aí rolou muita grana, não se espantem, coisas piores virão. O país perdeu a batalha contra o crime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra voce devia rolar uma lavagem de roupa sabe de nada maria lingua de veludo

      Excluir
  2. Para mim eu vejo como uma grande vergonha e humilhação que a polícia civil e militar passa aqui na Bahia com o acontecido lá em Eunápolis. As instituições faliram, o sistema faliu, eu quero um país justo, ultimamente as notícias policiais envolvendo polícias tornou-se normal. Essa semana li uma matéria sobre incursão das polícias nos morros do Rio de janeiro, os policiais praticavam extorsão, roubo nas residências e agressão. Aonde vamos parar desse jeito? Em São Paulo o secretário de segurança, fala que se o policial não estava de São Paulo não tiver três homicídios nas costas não é polícial. O caso do cara assassinado no aeroporto lá em São Paulo, policiais civis envolvidos até o pescoço na morte daquele cara, tudo de ruim e de sujeira hoje você encontra dentro das polícias. É uma vergonha a nossa segurança pública hoje. Desembargadores usando tornozeleira eletrônica, A que ponto chegamos. Alguém aí acredita nas polícias?

    ResponderExcluir
  3. Tudo planejado igual o 08.01

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo menos esse 08 /01 os fatos que esconderam e escondem até hoje provam isso, fica quieto banzé voce não sabe de nada

      Excluir
    2. e ai ja que voce sabe quando é que vai acontecer ai na sua terra de safado e discarados ? sabe quando vai rolar ai em itabuna ?

      Excluir