quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Por que o diagnóstico de TDAH é complexo e não pode ser banalizado

O transtorno de déficit de atenção (TDAH) é uma condição tão complexa que vídeos curtos sobre ele em redes sociais como o Tik Tok têm grandes riscos de levarem a conclusões equivocadas.

Não basta saber que os três principais sintomas do TDAH são: desatenção, hiperatividade e impulsividade.

O transtorno vai muito além disso e envolve prejuízos e disfunções cognitivas amplas, com alterações motoras e de linguagem muitas vezes. Além disso, uma pessoa diagnosticada com TDAH não precisa ter os três sintomas centrais ao mesmo tempo, necessariamente.
Levantamentos populacionais sugerem que o TDAH ocorre em cerca de 5% das crianças e 2,5% dos adultos, mas apenas 20% dessas crianças têm de fato o diagnóstico.

Os tratamentos para o TDAH não levam a cura, mas a melhora dos sintomas e na qualidade de vida. Eles incluem terapia cognitivo comportamental e medicação farmacológica.

Em uma busca rápida pelo termo TDAH no Tik Tok, são encontrados vídeos de menos de um minuto com cerca de 3,5 milhões de visualizações, que mostram supostos sintomas do transtorno, como as pernas inquietas e a agitação durante o sono.

Mas o diagnóstico envolve a observação clínica de um médico que analisa uma série de sintomas. Psicólogos podem suspeitar do transtorno e encaminhar os casos para o médico, que costuma ser um psiquiatra ou neuropediatra. Testes neuropsicológicos fornecem dados, mas não confirmam o diagnóstico isoladamente. *Ler mais no G1.

3 comentários:

  1. Quanto mais as pessoas forem vacinadas, mais síndromes e doenças que antes eram raras e agora são comuns vão surgir.

    ResponderExcluir
  2. Será que os que morreram antes das vacinas serem produzidas tivessem a chance de tentar escapar da morte teriam tomado a vacina, ou não ?? Pare e pense antes de falar tamanha bobagem.

    ResponderExcluir
  3. Raras? TDAH ferrou minha vida, tive diagnóstico tardio, sempre fui o aluno que os professores taxavam como: danado, desinteressado,que não tinha futuro. Isso não é brincadeira!

    ResponderExcluir