Os indicadores oficiais de inflação no Brasil mostram que a inscrição do boné usados por deputados apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não faz jus ao registrado em seus quatro anos de governo.
Na abertura do ano Legislativo nesta segunda-feira (3), bolsonaristas usaram na Câmara boné com a inscrição "Comida barata novamente. Bolsonaro 2026". A ação visava explorar a crise da elevação do preço dos alimentos no governo Lula e se contrapor ao uso por governistas de um boné azul com os dizeres "O Brasil é dos brasileiros".
A chamada "guerra dos bonés" mobilizou ministros e o próprio presidente Lula, que postou foto nas redes sociais usando o adereço, que seria ideia do seu novo ministro da Secretaria de Comunicação, o marqueteiro Sidônio Palmeira.
Após bolsonaristas terem ido ao plenário da Câmara com o boné relativo aos alimentos, o novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), também foi às redes sociais dizer que, para ele, boné serve para proteger a cabeça do sol, não para resolver os problemas do país.
De acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, indicador oficial de inflação do Brasil) e o INPC (o primeiro indicador abrange as famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos; o segundo, de 1 a 5 mínimos), o grupo de Alimentos e Bebidas registrou inflação acima de 6% em 2019, enquanto os índices gerais não ultrapassaram 4,5%.
O maior vilão naquele ano foram as carnes.
A inflação de alimentos superou 14,% em 2020, ano da declaração da pandemia mundial de Covid-19 e do início das políticas de isolamento social –o indicador foi puxado, principalmente, pelas altas de arroz, óleo de soja e batata.
Em abril de 2022 o Ministério da Saúde declarou o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. A inflação de alimentos e bebidas terminou aquele ano em quase 12% nos dois indicadores, contra 6% da inflação geral.
"Não tem comparação o governo Bolsonaro com o governo Lula, o governo Bolsonaro enfrentou uma pandemia e o agro segurou o PIB brasileiro", disse o deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB).
Questionado sobre as razões de mesmo antes da pandemia e em 2022 os alimentos terem registrado expressiva alta, afirmou que, em sua visão, foram períodos melhores do que os vistos agora.Lula teve como mote de campanha a promessa de que as famílias poderiam voltar a comer picanha e tomar uma "cervejinha" nos fins de semana.
Em 2023, os preços das carnes registraram queda de janeiro a setembro, mas voltaram a subir a partir de setembro daquele ano.
Apesar disso, o IPCA e o INPC de alimentos e bebidas fecharam o primeiro ano de Lula 3 em 1,03% e 0,33%, respectivamente, bem abaixo dos indicadores gerais da inflação, que ficaram em 3,71% (INPC) e 4,62% (IPCA).
Já 2024 o preço dos alimentos voltou a subir fortemente, em especial carnes, café e leite longa vida, o que empurrou o tema para a mesa presidencial, que cobrou de seus ministros medidas para barateamento dos produtos.
A inflação dos alimentos no segundo ano de Lula 3 superou o primeiro ano de Bolsonaro, que já registrava alta expressiva. O IPCA registrou 7,69% contra 6,37% de 2019. O INPC, 7,6% contra 6,84% do primeiro ano da gestão Bolsonaro.
Como a Folha de S.Paulo mostrou, o patamar elevado dos preços dos alimentos ofusca o impacto do aumento da renda e, assim, trava uma recuperação mais consistente do poder de compra dos brasileiros.
Os argentinos aprederam os americanos em fim os brasileiros são os únicos no mundo que não aprendemos nem das piores formas vai gostar de sofrer pesquisem e vejam que todos os políticos condenados na época do Lula estão sendo perdoados pelos seus roubos fica a dica .
ResponderExcluiros americanos? vc deveria está nos Estados Unidos para Trump lhe deportar e chegar aqui igual caranguejo, amarrado kkkk. ô de onde saiu essa raça do bozo?
ExcluirMinhas compras de mercado nunca baixaram de valor nem em 2023 e aumentou bastante em 2024, levando menos alimentos pra casa e pagando muito caro.
ResponderExcluirTá caro! Né?
Para de ser tendencioso seu gordo , tá vendo o país fudido não ?
ResponderExcluirO gordinho está mamando, vai falar mal de onde está gerando um pesinho de melha kkkkk
ExcluirPorque o verdinho não mostra a verdade sobre esse desgoverno que prometeu Picanha aos burros e deu abóbora, e mandou mudar a fruta ...Torraram 1 Trilhão e 300 milhões a mais e ainda culpa Bolsonaro.
ResponderExcluirhttps://revistaoeste.com/politica/comentarista-da-globonews-critica-lula-a-picanha-nao-entrou-dentro-do-carrinho/
OHH JUMENTO DOS INFERNOS
ExcluirVcs esquecem q o óleo de cozinha chegou a 18 reais na era do bozo? Das filas dos ossos? Que com a enchente do rio Grande do Sul os produtores de arroz queriam aumentar o preço e o governo intervir?
ResponderExcluirA fila dos ossos foi só MIDIA pra enganar trouxa. sempre existiu em todo Pais. veja la se não aumentou agora.
ExcluirAgora tá 22,00;e o azeite doce não temos ideia, pois cada vez que vamos no mercado o preço aumentou.
ExcluirE, agora nem ossos tem, só abóbora cara.
Até concordo que um blog bostético receba propinas para sobreviver, mas mentir descaradamente na vã tentativa de elevar o Ladrão cachaceiro galhudo a nível de administrador do volume do corote de fubuia, aí já é demais! Tenta pelo menos fingir que possuis um resquício de caráter, talvez consiga inspirar alguma credibilidade.
ResponderExcluirOu recebeu jaba ou é jumento cego.
ResponderExcluirEsse verdinho é petista não vou mais acessar esse site
ResponderExcluirUM GADO a menos, graças a deus.
ExcluirOlha, nunca na história do Brasil, como gosta de vociferar o boquirroto cachaceiro bafo de cobra, um quilo de café chegou a 80 reais e um quilo de carne de primeira a 100 reais. Puior, a tendência é que os preços disparem para um patamar sem controle, uma vez que o Ladrão e seus quadrilheiros insistem em saquear o país com o objetivo de quebrar a economia e manter TODOS dependentes das bolsas-esmolas. Segundo o Ladrão, os "asnos, burros, mulos e mulas" não comem picanha nem bebem cerveja, portanto...
ResponderExcluirMENTIRA É COM ELE MESMO !!!! O Rei da Fakenews. kkkkkkkkkk
ResponderExcluirO Escritório do mal persiste em deixar a população desinformada..... LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL NEles novamente.
ResponderExcluirO verdinho deve ser imparcial, mostra a verdade que acontece no país, muita matéria tendenciosa para o PT. Vamos falar a verdade.
ResponderExcluirAr 2026 tá vindo air será deq nos brasileiro vamos fica com esta mesma picuinha em e um maio que tá no poder já soltou doda a família do miau e tbm temos u outro Bolsonaro que para mim deles tudo ainda e u melhor para u povo brasileiro
ResponderExcluirO Brasil está como está e é o que é, por causa de gente igual a você!
ExcluirOlha a maneira como se comunica... e deve achar que entende de tudo, quando não sabe o mínimo de vocábulo e gramática! Uma mistura de primata com indígena, tentando falar português! Antes que venham me condenar, relaciono indígena ao modo deles de falar o português, quando os portugueses aqui chegaram...
No mais, vai estudar, analfabeto funcional! Asno completo!
Adivinham qual a fruta mais vendida em Poções? A fruta mais vendida em Poções é a jaca.
ResponderExcluirDesde que foi elevada à categoria de PICANHA pelos ASNOS do papai Mula, a ABÓBORA triplicou de preço e a esmola distribuída não compra nem uma fatia fininha de "picanha de jumento"! A jaca está mais acessível aos comedores de picanha do papai Mula, o Cachaceiro galhudo!
ExcluirDaqui a pouco ele volta a anunciar mais um milagre planejado especialmente para os jumentos do papai Mula: EMPRÉSTIMO COM PRÓPRIO DINHEIRO DOS ASNOS, o saldo do FGTS.
A propósito, o Ladrão cachaceiro descondenado mas Galhudo está aconselhando aos seus jumentos "que só comprem produtos baratos", ou seja, o LADRÃO está dizendo para os asnos; MORRAM DE FOME!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Os asnos, jumentos, mulos e mulas do Papai Mula queixam-se que num passado recente comeram ossos e sonharam comendo picanha assada passada na farinha com "ceuveja", agora não podem nem sonhar com picanha de abóbora com corote de "marafu fófa tóba"!!!!!!!
ExcluirKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Rapaz, não espalha esse achado maravilhoso, não! Daqui à pouco o Ladrão cachaceiro vai sugerir aos jumentos invisíveis que comam jaca. Daí, vai acontecer com a jaca o mesmo que ocorreu com a abóbora após ser elevada à categoria de picanha de jumentos, vai encarecer e tornar-se artigo de luxo!
ExcluirLula é massa, as massa é Lula, Lula o melhor presidente de todos
ResponderExcluirO BAIANO É BURRO MESMO !
ResponderExcluirFAZ O L
LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
ExcluirParece que não mudou nada no Brasil, pois não se fala de outra coisa que Bolsonaro, quando realmente vai ser passada faixa presidencial, pois tudo é o cara o PT não assumiu nada ainda ? até a próxima eleição vamos então deixar Bolsonaro no Poder pois tudo é culpa dele mesmo ? o gente quando o país vai cair na real que te enganaram e agora querem botar na conta do outro ?
ResponderExcluirSegundo a GROBO a culpa do café estar caro e de Bolsonaro !
ResponderExcluirEu ainda volto em Lula mil vezes
ResponderExcluirNinguém está lhe cobrando nada jumentinho acéfalo. Coitadinho! VOLTE para o seu cantinho na estrebaria e talvez ainda encontre alguma miganlha de forragem para você "babujar" e reze para que a Franga de Granja, a Canja que janja, não tenha esbanjado todo o dinheiro do país botando galhadas no boi velho senil! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ExcluirLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL SEMPRE
ExcluirMais LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL.... SEMPRE LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
ExcluirFILA DO OSSO
ResponderExcluirAGUEMTEM O CAPITALISMO
ResponderExcluirAGUENTEM O LIVRE MERCADO
AGUEM AS PRIVATIZAÇÕES
ResponderExcluirPois é..................
ExcluirOs jumentos petralhas fizeram especulações sobre uma suposta fila do osso no governo anterior. Pois bem, os parceiros colocados em postos chaves descondenaram e entregaram o comando do país ao Ladrão que, para agradar os asnos acéfalos, prometeu-lhes cerveja e picanha assada passada na farinha. O Ladrão sentou na cadeira e mandou entregar picanha de abóbora e corote de manguaça da braba. Está roubando e saqueando o Brasil juntamente com sua quadrilha do inferno. OSSOS, hoje são uma iguaria requintada. A abóbora virou artigo de luxo, e o Ladrão está aconselhando aos jumentos da manada escondida nas "caixinhas invioláveis" a comprarem qualquer coisa mais baratinha para tapear a fome, ele ainda está resistindo a sugerir que comprem OSSOS. Enquanto os asnos passam fome e comem jaca com casca, caroços e bagunço, os filhos do Ladrão vivem como príncipes ostentando imóveis milionários, aviões, carros de luxo, fazendas, muitos rebanhos de bois. A Canja de Franga de Granja, a Franga que Esbanja, continua janjando e esbanjando milhões e milhões de DÓLARES em passeios no exterior, comprinhas milionárias, verbas para os amigos artistas ultrapassados que fazem propagandas mentirosas favoráveis ao Ladrão e fazendo suas dancinhas ridículas DEBOCHANDO DOS MISERÁVEIS OTÁRIOS FAMINTOS QUE SE MATAM DE TRABALHAR PARA PAGAR IMPOSTOS E TAXAS QUE SERVEM APENAS PARA SUSTENTAR UM LADRÃO, SUA QUADRILHA e MILHÕES DE PARASITAS!
ResponderExcluirE então otário, cabeção de boi dos chifres podres, com saudades dos churrasquinhos de ossos? Olha que naquele tempo os ossos ainda possuiam uma raspinha de carne, lembra-se? Hoje, nem abóbora com fubuia fófa tóba! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Imaginem a vida de merda que num tem um cara desses, escrevendo um comentário desse tamanho e finalizando com tantos ks no caps... precisa é ir pro CAPS!
ExcluirMuuuuuu. Muuuuuuuuu. Muuuuuuuuuuuu. Gado maldito.
Excluir(21:27) Você é um comedor de bosta que nem sabe zurrar jumentês. Vá se consolar com a chibata e permaneça calado e invisível!
Excluiresse e burro mesmo ainda volta kkkkkkkkkkkkkkkk bobagem os jumentinhos do 9 dedos entenderam se esta caro nao coma kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirVOLTA pra onde, analfabeto ?? Volte pra escola.... E você, vota, GADO MANSO ??? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
ExcluirSério isso Verdinho, acha que vale à pena publicar uma matéria tendenciosa desta forma?!
ResponderExcluirCuidado viu, você não detém monopólio da notícia, o povo já não tem somente uma fonte de informação
LEIAM ESSA: Em entrevista a alguns jornalistas da Bahia, Lula disse que com relação à alta nos preços, o povo precisa se educar e não comprar se tiver caro, e que o Brasil vive o seu melhor momento.
ResponderExcluirO cara é tão descolado da realidade que ele realmente acredita que o povo vai ao mercado podendo "escolher" se compra o que tá mais caro ou o que está mais barato. Ou seja, se o remédio tá caro? não compra. Só faltou dizer que a culpa e do povo. Não reconhece os erros do governo, como por exemplo os gastos elevadíssimos do governo, que aumentam a taxa de juros e passa desconfiança ao mercado. Coloca Hadadd pra ser ministro- um cara que não entende de economia (e ele mesmo Hadadd já assumiu que não entende).E pra completar, Lula ainda mente, dizendo que o país passa pelo seu melhor momento na história.
Não tem jeito, BOZO vai para a papuda.
ResponderExcluirHora gadaiada.
Na época da pandemia, teve o fique em casa, o povo se desesperou por fakes sobre faltar alimentos, e os brasileiros(como um bom apresentador) aproveitaram para alimentar os preços dos alimentos, fique em casa quem puder, mas caso não ficassem, o tal governador Rui, mandava a polícia multar quem tivesse trabalhando. Agora, temos ordem do lulis para morrermos de fome, porque segundo ele, não compre o que estiver caro, e o que que está barato sr lulis?
ResponderExcluir