Anunciadas na última quinta-feira (6) pelo Banco Central (BC), as novas medidas para elevar a segurança do Pix estão sendo alvo de fake news. Entre as mentiras difundidas, estão a de que quem deve impostos ou está com o nome sujo terá a chave bloqueada. Na verdade, as mudanças abrangem poucos usuários e buscam evitar golpes financeiros.
Segundo o próprio Banco Central, criador e administrador do sistema Pix, o principal objetivo da mudança é evitar que fraudadores insiram um nome diferente numa chave Pix do nome registrado na base de dados da Receita Federal. Essa situação, que ocorre por erro das instituições financeiras, tem sido usada por criminosos para dificultar o rastreamento.
A mudança, que entra em vigor em julho, afetará apenas 1% das chaves Pix cadastradas. Código identificador de uma conta, a chave Pix permite registrar a origem e a destinação no sistema de transferências instantâneas. Ela pode estar vinculada a um CPF, CNPJ, número de telefone, e-mail ou um código aleatório composto por letras e números.
Tire as principais dúvidas sobre as novas regras do Pix:
De quem foi a decisão? Da Receita Federal ou do Banco Central?
O reforço na segurança do Pix foi decidido pelo Banco Central, que criou e administra o sistema de transferências instantâneas. *Ler mais na Agência Brasil.
Quando se trata de órgãos federais controlados por mebros da quadrilha petralha chefiada por nada menos que o maior Ladrão do planeta Terra em toda a história da humanidade, o que devemos esperar? Recentemente o bandido mor através de seus sicários tentaram taxar o PIX não o conseguindo graças às denúncias veiculadas nas redes sociais e a repercussão negativa para a quadrilha. Alguém acredita que a bandidagem desistiu do intento de taxar o PIX, cuja movimentação diária é uma mina de ouro para os olhos de sapo do ganancioso Ladrão galhudo?
ResponderExcluir