sexta-feira, 23 de maio de 2025

Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta quinta-feira (22), manter a prisão do general Braga Netto, preso no âmbito das investigações do inquérito da tentativa de golpe de Estado.

O general da reserva e vice na chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022 está preso desde dezembro do ano passado sob a acusação de obstruir a investigação sobre a tentativa de golpe de Estado no país para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele é um dos réus do núcleo 1 da trama golpista, grupo que também inclui o ex-presidente e o general Augusto Heleno.

A decisão do ministro foi tomada após parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela manutenção da prisão.Segundo Moraes, a soltura de Braga Netto pode atrapalhar o andamento da ação penal sobre a tentativa de golpe.

O ministro citou o depoimento prestado desta quarta-feira (21) ao Supremo pelo ex-comandante da Aeronáutica Baptista Júnior, que relatou ameaças contra seus familiares. “A testemunha de acusação afirmou em seu depoimento que o réu Walter Souza Braga Netto foi responsável por orientar militares golpistas a pressionar a testemunha e a sua família.

O tenente-brigadeiro Baptista Júnior foi contrário ao plano golpista da organização criminosa. “O tenente Salientou, ainda, que encerrou suas contas em redes sociais, considerando a intensa pressão exercida pelos militares golpistas, orientados por Walter Souza Braga Netto”, justificou o ministro.

Durante as investigações, a Polícia Federal identificou que o general, indiciado por ser um dos principais articuladores do plano golpista, tentou obter dados sigilosos da delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Após a prisão, a defesa negou que Braga Netto tenha obstruído as investigações. (Agência Brasil)

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Calma frango, se ficares tão estressada jamais conseguirás realizar o sonho de parir um sapo sem uma prega!

      Excluir
  2. Somente no Brasil um advogado de bandidos prende um General do Exército. Mas como estamos na República de Bandidos e o presidente junto com o irmão é um LADRÃO DE VELHINHOS APOSENTADOS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chama BOLSONARO capitaozinho que defende torturador e explosão de quartéis soltar o general.

      Excluir
  3. Brasil acorda em quando é tempo bandido pra tudo que é lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado para não está falando de si próprio.

      Excluir
  4. Em saudosos tempos passados os generais e comandantes da FORÇAS ARMADAS eram autoridades extremamente respeitadas. Daí vem uma cafajestada e se apodera do país mediante a utilização de estratagema insidiosamente "legalizado" e coloca um bandido, um ladrão, aliás, o maior ladrão da face da Terra em todos os tempos no comando, para, juntamente com sua quadrilha, saquear o país. E o que faz o expército? Bate continências para os bandidos e prende mulheres armadas com batons, velhinhos de bengala, adolescentes nascando chicletes perigosos, moradores de rua e vendedor de pípoca. E o antigo respeito enterrou-se na latrina repleta de merda, e as Forças tornaram-se apenas "frouxas" armadas de covardia e traição daqueles que viraram as costas para a legalidade do povo e curvou-se diante de uma quadrilha.

    ResponderExcluir