segunda-feira, 19 de maio de 2025

Após caso de gripe aviária no RS, preço dos ovos pode cair com impacto nas exportações

 A confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul, já começa a gerar efeitos no mercado interno. Um dos principais impactos pode ser a queda no preço dos ovos, item que acumulou alta de 12,32% nos últimos 12 meses, segundo o IPCA. As informações são da Folha de São Paulo.

Com a suspensão temporária das importações por países como China, União Europeia, México e Chile — que juntos representam 28% das exportações brasileiras de frango e ovos em 2024 —, o excedente que seria enviado ao exterior deve ser redirecionado ao mercado interno. A sobreoferta pode pressionar os preços para baixo, avaliam especialistas.

O economista Andre Braz, do FGV Ibre, explica que o aumento da oferta, tanto de frango quanto de ovos, tende a provocar uma redução temporária nos preços ao consumidor. Ele afirma que, em um segundo momento, os produtores devem ajustar a produção para evitar prejuízos com os custos de criação.

Em Minas Gerais, por exemplo, o governo estadual já determinou o descarte de 450 toneladas de ovos fecundados vindos do Rio Grande do Sul como medida preventiva. Ao todo, cerca de 1,7 milhão de ovos foram destruídos após a confirmação da presença do vírus H5N1 na granja gaúcha.

Felipe Vasconcellos, sócio da gestora Equus Capital, reforça que a indústria terá que se adaptar ao novo cenário, buscando alternativas para cortes ou produtos tradicionalmente destinados à exportação. A expectativa é de que a pressão sobre o mercado interno seja sentida nas próximas semanas.

O Ministério da Agricultura informou que os países com restrições regionais — como Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes — continuam recebendo produtos de outras áreas do país. No entanto, a ruptura nos principais mercados pode exigir reorganização na logística e no armazenamento de ovos e frango, o que também influencia nos preços.

Apesar da instabilidade inicial, especialistas acreditam que o ajuste na produção e a possível retomada das exportações devem reequilibrar o setor nos próximos meses.

6 comentários:

  1. hahaha ja to ate vendo..... lula abaixou o preco do ovo , kkk piada

    ResponderExcluir
  2. Olha aí petralhas do infernos, vocês não receberam picanha de ratazana nem cerveja, agora vão se esbalkdar com bifes de casca de Franga de Granja Gripada! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Essa quadrilha petralha é uma piada infame mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma gado, fica triste não, Rui Costa vem aí em 2026 pra sua alegria.

      Excluir
  3. Pra vc ver como o povo Brasileiro é tratado como lixo não presta fica em casa os mesmos falam mal de Trump que defende seu país a unhas e dentes taxando os outros países aqui no Brasil quem se lasca é o pobre abre os olhos povo Brasileiro

    ResponderExcluir
  4. Esse gado que reza p pneu,tudo retado idolatra um monstro genocida,miliciano,ladrão de joias, ladrão do INSS,uns pobres se achando de direita,o mito não gosta de pobre,preto e nordestino ,fica defendendo um ser maligno desses,olha que ele fez com os idiotas que destruiram o planalto,tudo na papuda,onde ele virou as costas kkkkkkkkkkkkk,breve ele estará lindo e louco.mumumumumu

    ResponderExcluir
  5. Vai estudar gadooooo imbecil que Lula tem haver com um gripe aviária,gado ignorante,burrossss,não ver o que Lula conseguiu será que sabe o que é superávit de R$ 74,3 bi, 46%,pobre de direita analfabetos,kkkkkk Lula que trouxe a gripe,vão rezar p pneu retadados.

    ResponderExcluir