sexta-feira, 2 de maio de 2025

Brasil sobe 47 posições em ranking de liberdade de imprensa

O Brasil deu um salto de 47 posições no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa da Repórteres Sem Fronteiras (RSF), organização não governamental e sem fins lucrativos. A comparação é entre a posição de 2025, quando país ficou na 63º posição, e a de 2022. Segundo os pesquisadores, há um clima menos hostil ao jornalismo.

O estudo define liberdade de imprensa como “a possibilidade efetiva de jornalistas, como indivíduos e como coletivos, selecionarem, produzirem e divulgarem informações de interesse público, independentemente de ingerências políticas, econômicas, legais e sociais, e sem ameaça à sua segurança física e mental”.

Os números brasileiros, porém, estão entre as poucas melhoras nesse indicador de 2025. Seis em cada dez países caíram no ranking. Pela primeira vez na história do levantamento, as condições para o jornalismo são consideradas “ruins” em metade dos países do mundo e “satisfatórias” em menos de um em cada quatro.

Segundo a Agência Brasil, a pontuação média de todos os países avaliados ficou abaixo de 55 pontos, o que qualifica a situação da liberdade de imprensa no mundo como “difícil”. Segundo a RSF, o ranking é um índice que mede as condições para o livre exercício do jornalismo em 180 países do mundo.

O índice tem cinco indicadores: político, social, econômico, marco legal e segurança. Com base na pontuação de cada um, é definida a pontuação geral por país. O indicador econômico foi o que mais pesou em 2025. O que significa falar em concentração da propriedade dos meios de comunicação, pressão de anunciantes ou financiadores, ausência, restrição ou atribuição opaca de auxílios públicos.

Segundo a RSF, os meios de comunicação estão divididos entre a garantia da própria independência e a luta pela sobrevivência econômica.

“Garantir um espaço de meios de comunicação pluralistas, livres e independentes exige condições financeiras estáveis e transparentes. Sem independência econômica, não há imprensa livre. Quando um meio de comunicação está economicamente enfraquecido, ele é arrastado pela corrida por audiência, em detrimento da qualidade, e pode se tornar presa fácil de oligarcas ou de tomadores de decisão pública que o exploram”, diz Anne Bocandé, diretora editorial do RSF.

“A independência financeira é uma condição vital para assegurar uma informação livre, confiável e voltada para o interesse público”. (Bahia Notícias)

10 comentários:

  1. Tu chama esse lixo ideológico totalmente parcial, com raríssimas exceções de imprensa?

    A Globo mesmo recebe vários milhões de reais do governo, algo totalmente inconcebível, fora as outras...

    ResponderExcluir
  2. CALA BOCA GADO

    OGADO TA COM RAIVINHA????


    SE PREPARE PARA PERDER MAIS UMA VEZ.

    GADO

    GADO

    GADO

    GADO

    MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    Muuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  3. Pega você pelos chifres, gado


    Continua fazendo arminha

    ResponderExcluir
  4. Kkkkkkkk, quanto será que pagaram por isso.

    ResponderExcluir
  5. Não acreditem no que seus olhos vêem, jornalistas exilados por conta de palavras... é tudo muito democrático.

    ResponderExcluir
  6. Liberdade mesmo, pra a Globo fazer o que faz e ficar impune.

    ResponderExcluir
  7. As informações desta entidade propineira e militante de esquerda, são tendenciosamente mentirosas ao classificar o Brasil como uma democracia com plena liberdade de informação. Quem quiser testar até onde pode praticar o jornalismo informativo obedecendo a mais pura e verdadeira cronologia dos fatos, sem omitir detalhes ou proteger alguém, FAÇA UMA CRÍTICA AO "stf" e a orcrim petralha e aguarde a reação. Será que os melhores jornalistas foram morar em Portugal, Estados Unidos e outros países no exterior por qual motivo senão as ameaças de prisão e pérseguições diárias?

    ResponderExcluir
  8. Com jornalistas exilados? kkkkkkkkkkkkkkkkk Essa agência Brasil é do ladrão do Lula que prometeu picanha, cervejinha e nem ovo, nem café está entregando?

    Governo de LADRÕES, DITADORES, PILANTRAS, MARGINAIS.

    ResponderExcluir
  9. Cale a boca JEGUE como q um país que persegue a imprensa tendo jornalistas fugindo,vai ter liberdade kkkkkk isso pesquisa comprada pela JEGAIADAS

    ResponderExcluir