quarta-feira, 7 de maio de 2025

Câmara aprova projeto que amplia número de deputados federais para 531; proposta segue para o Senado

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (6), por 270 votos a 207, o projeto de lei que prevê o aumento do número de cadeiras na Casa, passando dos atuais 513 para 531 deputados federais a partir das eleições de 2026. A proposta segue agora para análise do Senado Federal.

O texto, relatado pelo deputado Damião Feliciano (União-PB), propõe a criação de 18 novas vagas, em resposta a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a revisão da distribuição de cadeiras por estado com base nos dados do Censo Demográfico de 2022. A medida, segundo o relator, visa atender à determinação judicial sem reduzir o número de parlamentares em estados que perderam população.

Feliciano destacou que a ampliação gerará um impacto financeiro estimado em R$ 64,6 milhões por ano, segundo projeções da Direção-Geral da Câmara dos Deputados.

A decisão do STF estabeleceu prazo até 30 de junho para que o Congresso atualize o número de representantes por estado, de forma proporcional à população, conforme os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso fosse mantido o atual limite de 513 deputados, sete estados teriam perda de cadeiras, enquanto outros sete, com aumento populacional, ganhariam mais representação.

A proposta tem gerado polêmica, principalmente por ocorrer em meio a discussões sobre controle de gastos públicos. Defensores da mudança argumentam que ela garante maior representatividade. Críticos, no entanto, apontam o aumento de custos para o Legislativo e questionam a decisão de não redistribuir as vagas dentro do número atual. O projeto ainda precisa ser aprovado pelo Senado para entrar em vigor.

13 comentários:

  1. Êita Brasil... mais ladrões aprovados. Tá vendo aí, nessas horas o povo não tem direito de dar a opinião. Eles votam e decidem colocar mais 18 ladrões pra sugar o dinheiro público.

    ResponderExcluir
  2. Ótima opção, mas eu acredito que se fosse uns 1000 deputados federais poderia ser ainda melhor para o país. Por que não dobra ou triplicar essa quantidade. Afinal de contas quem mais trabalha no brasil, são eles.

    ResponderExcluir
  3. Ah bandidos,juros chegando a 15% a.a para conter inflação, e eles dizem que o dinheiro já está no orçamento, como que um ser humano tem coragem de se ausentar de casa em dia de eleição para votar em uns canalhas desses, só se for para participar da roubalheira também.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma conta para nós trabalhadores ter que pagar , vamos ter de sustentar uma corja de bandidos para nós roubar já não basta ter que sustentar os boas vidas dos presidiários agora os bandidos de terno e gravata isso é brasil .chupa que a cana é doce ou perdeu mané.

    ResponderExcluir
  5. Tem que aprovar uma lei contra o nepotismo, que só foi rígida contra o prefeito de Itapetinga, mas o daqui de São José da Vitória a esposa é secretária, a filha tá na folha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Itajuípe tbm tá assim, pra pior. A mulher do prefeito virou prefeita e a família dele e dela toda empregada como secretário. E se vc for no comércio, os únicos que vendem ainda são os que o prefeito e os amigos tem conta no nome da prefeitura.

      Excluir
  6. Que maravilha! Mais dezoito parasitas para saquear o miserável, analfabeto, covarde e estúpido povo brasileiro. Os caras simplesmente se reúnem e decidem "de per si" aumentarem as despesas e desgraçando um povo faminto. Enquanto isso, ninguém comenta uma punição para os LADRÕES PETRALHAS que praticaram a monstruosidade de roubar os coitados dos velhinhos do INSS. Cadê os artistas parasitas da lei "ROUBANET" que fizeram o L de Ladrão e receberam 18 BILHÕES dos miseráveis para comprarem mansões no exterior e viverem como marajás. Porque ninguém comenta? Será porquê o Frei Ladrão é irmão do Boi Velho descondenado?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Anônimo7 de maio de 2025 às 17:27

      OH, CORNO VEIO, A GENTE SO FICOU SABENDO DA ROUBALHEIRA, PQ O GOVERNO DO AMOR PERMITIU A INVESTIGAÇÃO!
      SÃO LADRÕES NESSWE GOVERNO? OBVIO QUE SÃO!
      VC CONHECE ALGUM POLÍTICO HONESTO?
      A MERDA INCLUSIVE COMEÇOU NO GOVERNO DO CARA QUE VC AMA CHUPAR A PICA... SIM!! BOLSONARO! COMEÇOU LÁ, NO GOVERNO DAQUELE INÚTIL!
      VC, OS PETISTAS, OS FÃS DE POLÍTICOS, SÃO TUDO AS MESMAS MERDAS, AS MESMAS BOSTAS, O MESMO ESTRUME DE NÓIA, AQUELE MOLE, FÉTIDO, QUE SÓ SERVE PRA CAUSAR REPULSA! SEU CUZAO

      Excluir
    2. Essa imundície das 17:27 é um famoso nóia, comedor de bosta que frequenta os lixões à cata de ratos podres para se alimentar. Quem prezar a vida e os hábitos saudáveis, jamais se aproximem dessa coisa que emporcalha esgotos, latrinas e sarjetas. Nem mesmo as bactérias que infestam as feridas pútridas do diabo se comparam a essa monstruosidade. Copie a oração para o seu período de renascimento e que o diabo diga amém. Cruz credo!

      Excluir
  7. O número de ladrão tá pouco ....

    ResponderExcluir
  8. Rapaz estamos msm é fudidos com esses políticos, uma ruma de sangue suga do povo brasileiro cambada de inúteis o povo perecendo e eles aprovando projeto para aumentar o numero de ladroes. É de fuder uma dsgça dessa tnc

    ResponderExcluir
  9. Eles querem destruir o Brasil e o povo não reage, é apático, covarde e idólatra desses malditos políticos.

    ResponderExcluir
  10. Se aprovado, serão mais 18 inúteis para a classe trabalhadora sustentar os privilégios.

    ResponderExcluir