A falta de transporte público adequado tem se tornado um tormento diário para os moradores de Ponta da Tulha e estudantes de Ilhéus, especialmente no período noturno. Denúncias recebidas pelo Blog Verdinho Itabuna na quinta-feira (22) relatam uma situação de "humilhação" e "desrespeito", com passageiros sendo forçados a pagar altos valores em transportes alternativos para voltar para casa.
Uma moradora de Ponta da Tulha desabafou sobre os percalços enfrentados. "Eu e mais estudantes estamos sofrendo com a falta do transporte, principalmente no horário da noite, estamos pagando Uber para poder voltar para casa", relatou.
A situação é tão crítica que, em uma das noites, uma estudante e um colega tiveram que dividir o custo de R$ 85,00 em um Uber, um valor "absurdo" que compromete o orçamento de quem busca um futuro melhor. Vídeos enviados à redação mostram ônibus superlotados, com passageiros "espremidos" e alguns chegando a passar mal, enquanto os motoristas são obrigados a seguir as normas da empresa e embarcar mais pessoas nos pontos.
Críticas à Gestão Municipal: "Jovens Sem Profissão e Crescimento da Bandidagem"
A indignação dos moradores se volta também para a administração municipal. A denunciante criticou a frase de bordão da prefeitura, "Recuperar o presente e construir o futuro", afirmando que o cenário atual de transporte público precarizado proporciona "tamanha falta de respeito". Em um tom de desespero, ela questiona o futuro que está sendo construído: "Acredito que o futuro em que eles falam são: jovens sem profissões futuramente e crescimento elevado na bandidagem."
Os relatos evidenciam a urgência de uma solução para o transporte público em Ilhéus, especialmente para as áreas mais afastadas e para os estudantes que dependem desse serviço para ter acesso à educação e buscar melhores oportunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário