O consumo de café no Brasil registrou uma queda significativa no primeiro quadrimestre de 2025. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (22) pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), em São Paulo, houve uma redução de 5,13% nas vendas de sacas em comparação com o mesmo período de 2024.
Entre janeiro e abril de 2024, foram comercializadas 5.010.580 sacas de café. Já nos quatro primeiros meses deste ano, esse número caiu para 4.753.766 sacas. A retração mais acentuada foi observada em abril, quando o consumo teve uma queda de 15,96% em relação a abril de 2024.
Segundo a Abic, o aumento expressivo no preço do café — que subiu 80% entre abril de 2024 e abril de 2025, conforme dados do IBGE — tem sido um dos principais fatores da desaceleração no consumo. A entidade aponta ainda eventos climáticos, o crescimento da demanda internacional e a entrada da China no mercado global como responsáveis pela pressão sobre os preços.
Apesar do recuo no trimestre, os dois primeiros meses do ano apresentaram ligeiro crescimento nas vendas: janeiro com alta de 1,26% e fevereiro com 0,89%, na comparação com os mesmos meses de 2024. No entanto, março já indicava tendência de queda, com recuo de 4,87%.
Os números da Abic referem-se ao consumo no varejo, que corresponde entre 73% e 78% do mercado interno brasileiro. A entidade segue monitorando o comportamento do consumidor diante do cenário econômico e das oscilações do mercado global do café.
Cadê os apresentadores do programa da Globo de sábado de manhã, que no período de Bolsonaro, eles toda hora falava TA CARO?
ResponderExcluirE mostravam os preços nas. Feiras, e falavam de novo, de novo, de novo TA CARO!
Definitivamente, o Brasil é o Paraíso dos Ladrões. Por falar em ladrão, é vero que Mullaladrão e seu irmão frei diabólico roubaram os velhinhos aposentados do INSS? Que família de ladrões desgraçada!
ResponderExcluir