terça-feira, 13 de maio de 2025

Crise no SAMU de Ilhéus: Apenas Duas Ambulâncias para Mais de 185 Mil Habitantes Colocam Vidas em Risco

A precariedade do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) em Ilhéus tem gerado crescente preocupação entre os moradores. Com uma população superior a 185 mil habitantes, a cidade conta com apenas duas ambulâncias em funcionamento: uma básica e outra avançada. Essa deficiência na frota compromete gravemente o atendimento à população, resultando em demora no socorro e alta demanda reprimida.

A escassez de ambulâncias não apenas coloca em risco a vida de quem necessita de atendimento urgente em Ilhéus, mas também prejudica os moradores de cidades circunvizinhas que são reguladas pela base do SAMU local. A demora no deslocamento das ambulâncias pode ser fatal em situações de emergência.

Diante da grave situação, o governo Valderico Jr foi obrigado pela Justiça a regularizar o funcionamento do SAMU. A decisão, proferida em março deste ano, atendeu aos pedidos apresentados em ação movida pelo promotor de Justiça Pedro Nogueira Coelho. A ação constatou que o município não possuía a frota mínima de ambulâncias necessárias para atender à população e não tinha contrato efetivo para a manutenção dos veículos existentes.

A decisão judicial obriga o município de Ilhéus a disponibilizar, no mínimo, duas ambulâncias do tipo avançada, quatro do tipo básica e uma motolância, todas em perfeitas condições de uso. Além disso, a prefeitura tem o prazo máximo de seis meses para realizar todos os reparos necessários nas ambulâncias atualmente inoperantes e 30 dias para celebrar contrato com empresa especializada na prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva da frota do SAMU, devendo apresentar provas do cumprimento da decisão judicial.

A população de Ilhéus e das cidades vizinhas aguarda com expectativa o cumprimento da decisão judicial, na esperança de que o serviço do SAMU seja regularizado e possa oferecer um atendimento rápido e eficiente em situações de emergência, garantindo a segurança e a vida dos cidadãos.

Por Jefferson Teixeira 

4 comentários:

  1. Ilhéus é o palco da corrupção amiguinhos.
    Eu já vi politicozinho comprando 15 iphones e redistribuindo pros servidores para não serem pegos na malha fina kkkk Os antigos foram descartados kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Olha, não é só Ilhéus que está caótico. Todo o estado da Bahia se encontra numa situação deplorável. O "desgovernador" somente tem tempo e disposição para assinar contratos de empréstimos bilionários, o estado afundando em dívidas a cada mês, passeios de helicóptero, inaugurações de equipamentos de fachada inservíveis para o povão bobão, educação zero, saúde na fila da regulação da morte. Viagens, passeios, promessas, mentiras, simulações e INCOMPETÊNCIA. A Bahia regrediu para um dos estados mais pobres do país e o campeão da violência. O que mais resta? Me diz aí painho! Diz aí mainha!

    ResponderExcluir
  3. Tinha a opção PROFESSORA ADÉLIA.

    MAS OS ESPERTOS,

    OS ESPERTOS

    DE ILÉO. preferiram um continuismo barato e descompromissada com o povo.

    MERECE
    BEM FEITO

    BEM FEITO

    ResponderExcluir
  4. Kkkkkkkk e o povo tem vergonha na cara, estado mais violent do país,,pior índice de analfabetismo no país, 2* ou 3° maior pagador de bolsa família, no país elegeu o governador que o anterior que o apoiou foi pego com a mão em 50 milhões, que era para salvar a vida de milhares de miseráveis na pandemia,o que é que esse povo merece? FUMO kkkkk kkkkkkl kkkkkkk kkkkkkk e me elege o filho de um dos maiores ladrões que Ilhéus teve, o que merece? FUMO kkkkk kkkkkkk kkkkkk

    ResponderExcluir