quarta-feira, 21 de maio de 2025

INSS exigirá biometria para autorizar empréstimos consignados a partir do dia 23

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai passar a exigir a identificação biométrica de aposentados e pensionistas que desejarem autorizar o desconto das parcelas de empréstimos consignados diretamente de seus benefícios. A medida entra em vigor a partir do próximo dia 23 de maio, conforme despacho publicado nesta segunda-feira (20) no Diário Oficial da União.

De acordo com o presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, “todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validadas em bases do governo federal.”

A biometria poderá ser feita por meio de foto ou impressão digital, e tem como objetivo aumentar a segurança das operações, mapeando vulnerabilidades e implementando melhorias no processo de concessão de crédito. Além de autorizar o empréstimo, o beneficiário poderá utilizar o aplicativo Meu INSS para consultar instituições financeiras, taxas de juros e outras informações sobre o serviço.

A concessão de novas autorizações automáticas para consignados está suspensa desde o último dia 8, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). A decisão ocorreu após a identificação de irregularidades em descontos de mensalidades associativas lançadas diretamente na folha de pagamento de aposentados.

Em resposta, o TCU determinou ao INSS a adoção de ferramentas tecnológicas que garantam a assinatura eletrônica avançada e verificação biométrica para todas as autorizações de desconto em folha. O tribunal também ordenou o ressarcimento dos valores cobrados indevidamente dos beneficiários e estabeleceu prazo de 90 dias para que o INSS e a Dataprev implementem um sistema que permita o bloqueio e desbloqueio automático e individualizado para cada averbação.

O INSS recorreu das determinações, alegando já possuir mecanismos de controle eficazes. No entanto, no início de maio, o TCU rejeitou o recurso e manteve as exigências. (Agência Brasil)

3 comentários:

  1. Se essa roubalheira monstruosa de uma crueldade só comparável às ações de demônios quadrilheiros petralhas e seu chefe aparentado com Lúcifer, tivesse ocorrido num país onde exista leis e uma JUSTIÇA séria e imparcial, todos esses ladrões, especialmente o tal de frei do diabo irmão do ladrão descondenado pelos parças, já estariam presos cumprindo pena numa penitenciária. Mas, para a nossa "justiça" comprometida com a quadrilha petralha, claro que não vai condenar nem prender o ladrão frei "Chico" irmão do Ladrão sentado na cadeira do diabo. Aqueles que conseguem pensar e somar 2+2 já perceberam porque o Ladrão descondenado e todos seus ladrões quadrilheiros proibiram que os CIDADÃOS TRABALHADORES e HONESTOS possuam armas de fogo e munições, e também porque esses bandidos querem à todo custo cercear as ações das polícias militares estaduais, retirando o seu comando dos Governadores e transferindo para a canalhada da capital federal da roubalheira. Desta forma eliminaria todo e qualquer risco de alguma reação contra a esculhambação, a roubalheira e a entrega do Brasil para os comunistas chineses.

    ResponderExcluir
  2. O mais correto e honesto seria a PROIBIÇÃO TOTAL DE TODO E QUALQUER DESCONTO NAS APOSENTADORIAS. Aqueles que necessitassem de um empréstimo que procure uma agência bancária e negocie a operação, mas sem oferecer o seu benefício como garantia. Mas, como estamos num território de ladrões, claro, a bandidagem ganha todas e daqui a pouco, aquele frei LADRÃO irmão do Ladrão descondenado estará DE NOVO

    ResponderExcluir
  3. Êta peste!! O que vai ter de dedo arrancado nun tá escrito coitado dos VEIN 😭

    ResponderExcluir