sexta-feira, 9 de maio de 2025

INSS vai devolver descontos de associações desde março de 2020

Aposentados e pensionistas receberão de volta o dinheiro que foi descontado indevidamente de associações e sindicatos desde março de 2020, informou nesta quarta-feira (8) o presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Gilberto Waller Júnior, ao detalhar o plano de ação para os segurados pedirem o reembolso.

"Não é necessário que o começo do desconto tenha se dado a partir de março de 2020. Ele pode ter um benefício de 94, 95, 96, mas os descontos de março de 2020 que são suscetíveis a essa situação", informou o presidente.

Segundo Waller, será respeitado o prazo de prescrição quinquenal para definir o valor total que será reembolsado. Pela legislação, é possível reaver valores que deixaram de ser pagos em benefícios previdenciários ou pedir a restituição de descontos indevidos de cinco anos anteriores. Esses valores são chamados de atrasados.

Mas não haverá limitação para o ano de concessão das aposentadorias, explicou o presidente da autarquia. Assim, o segurado pode ter se aposentado há mais de cinco anos e também terá direito à devolução dos descontos aplicados a partir de março de 2020 se ficar comprovado que eles foram indevidos.


COMO PEDIR O REEMBOLSO

- Nesta quinta-feira (8): 27 milhões de beneficiários recebem avisos pelo Meu INSS informando que não tiveram nenhum desconto de associação

- Na terça (13): o Meu INSS vai liberar avisos para os 9 milhões que tiveram descontos

- Na quarta (14): O sistema vai mostrar o nome da associação e o valor descontado no período. O segurado que não tiver autorizado poderá clicar em um botão para iniciar o pedido de contestação. Ao informar que ele não concorda com o desconto, não precisará enviar nenhum documento ao INSS nem à entidade. O INSS vai acionar a associação para que comprove a autorização, enviando documentos. Será dado 15 dias úteis para a entidade comprovar a filiação nessa etapa.

A partir da próxima terça-feira (13), 9 milhões de beneficiários que tiveram descontos de associações serão avisados por meio de mensagens oficiais dentro do aplicativo Meu INSS, sem detalhamento de quanto poderão receber.

Já na quarta-feira (14), o governo libera a consulta para saber quais associações realizaram os descontos e quais valores foram debitados no período. É preciso fazer login com a senha cadastrada no Meu INSS. Quem não tem acesso ao aplicativo ou site oficial do órgão pode telefonar na Central 135.

Segundo o presidente da autarquia, o sistema já vai liberar avisos, a partir desta quarta (8), para 27 milhões de beneficiários que não tiveram nenhum desconto associativo no período. Como já há tentativas de fraudes ligadas aos descontos indevidos, o INSS faz o alerta de que toda a comunicação será feita dentro de seu aplicativo, sem enviar mensagens por SMS, WhatsApp ou ligação de telefone. O pagamento dos valores será feito diretamente na conta em que o aposentado recebe seu benefício, sem envolver Pix ou outras transações bancárias.


COMO FUNCIONARÁ A DEVOLUÇÃO?

O associado deverá informar, por meio do Meu INSS ou da Central 135, se autorizou o vínculo associativo e os descontos. Caso ele informe que não reconhece o débito, o sistema irá gerar um aviso às associações, que terão prazo de 15 dias úteis para reunir informações que comprovem a associação. Não havendo comprovação, haverá mais 15 dias úteis para a entidade ressarcir o aposentado ou pensionista.

O presidente alertou ainda que os segurados não devem fornecer nenhum tipo de documentação às entidades. "A associação deve guardar três informações: a comprovação de que o beneficiário é associado, de que ele autorizou a associação e deve ter documento que comprove a identidade do associado", adicionou.

De acordo com Waller Júnior, o plano é que as associações devolvam os valores por meio de um depósito via GRU (Guia de Recolhimento à União) específica ao INSS. Após isso, o valor será repassado ao segurado por meio de uma folha suplementar, diretamente na conta do beneficiário, mas o INSS não detalhou em quanto tempo o dinheiro será depositado na conta dos aposentados.

Segundo Waller, caso a associação não realize o pagamento, a situação será encaminhada à AGU (Advocacia-Geral da União) para as medidas de ressarcimento.

O presidente da autarquia disse também que o presidente Lula não quer que nenhum segurado fique no prejuízo ou "responda por essa roubalheira que o INSS e o segurado foram vítimas". Ele disse, assim, que haverá devolução de todos que reclamaram, desde que as associações não comprovem as inscrições ou autorizações de desconto.

8 comentários:

  1. Claro, os otários serão OBRIGADOS A PAGAR DUAS VEZES PARA BENEFICIAR OS LADRÕES DOS VELHINHOS. Inclusive o "frei Rico" irmão do Ladrão-Chefe já foi autorizado pelo "governo" a gastar seu butim de centebnas de milhões de reais roubados. Um canalha vagabundo que jamais trabalhou tornou-se milionário roubando e saqueando cruelmente velhinhos que labutaram durante toda a vida para se aposentarem recebendo a miséria de um salário mínimo, daí vem um demônio deste e saqueia centenas de milhões dos coitados desamparados. Esta quadrilha do inferno rouba tudo que lhe passa perto, desde doces de crianças a minguados "benefícios" de velhinhos aposentados! E o bandido de nove garras levando a Canja de Franga para furunfar no exterior às custas da miséria e da fome de milhões de estúpidos analfabetos!

    ResponderExcluir
  2. E querem jogar a culpa no mito,tem que fabricar muito óleo de peroba p passar na cara desse comunista de nove puans

    ResponderExcluir
  3. Os asnos acéfalos estão totalmente desprovidos da capacidade de zurrar em portugês, estão simulando um grunhidos para fingir que estão recebendo chibatadas em russo como a Canja de Franga de Granja, a que Esbanja e empelota a testa do boi velho com centeneas de brotações juvenis de galhadas. Que vergonha, um povo descarado, sem moral e vergonha na cara financiando as furunfas de uma Canja de Franga de Granja com comedores internacionais! A que ponto chegou o povo brasileiro!

    ResponderExcluir
  4. E o Frei Rico Ladrão, irmão do Ladrão Galhudo descondenado? Vai continuar rouvbando os velhinhos do INSS com a aprovação e ajuda do irmão também LADRÃO?

    ResponderExcluir
  5. O Ladrão está protegendo o irmão ladrão, um tal de frei Chico, ladrão de velhinhos do INSS. Eita que família mais diabólica! Só tem LADRÕES e BANDIDOS da pior espécie. Roubam merenda de crianças e "benefícios" de velhinhos desamparados, coitados que sonhavam morrer em paz e de repente são saqueados por um ladrão irmão de um bandido chefe de quadrilha que foi colocado no poder por seus cúmplices.

    ResponderExcluir
  6. Interessante! Cadê os jumentos analfabetos em jumentês que tentam zurrar em "burrês e asnês"? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  7. cader os eleitores do PT sumiram

    ResponderExcluir
  8. faz o L cambada de otarios

    ResponderExcluir