O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), através de promotores com atuação em Itabuna, iniciou uma investigação para apurar denúncias de supostas irregularidades no pagamento de horas extras a membros da Guarda Civil Municipal (GCM) do município.
O órgão ministerial instaurou um Procedimento Administrativo com o objetivo de verificar a legalidade dos pagamentos de horas extras na GCM, especialmente em casos onde não haveria justificativa legal para a realização do serviço extraordinário. A investigação busca identificar possíveis desvios de recursos públicos ou a ausência de transparência nos processos de pagamento.
Para embasar a apuração, a Justiça, a pedido do MP-BA, requisitou formalmente à Prefeitura de Itabuna e ao comando da Guarda Civil Municipal a apresentação de documentos que atestem a legalidade das horas extras pagas aos servidores. Entre os documentos solicitados, podem estar registros de ponto dos guardas municipais, ordens de serviço que justifiquem a necessidade das horas extras, relatórios detalhados de atividades e demonstrativos financeiros.
Caso a investigação do Ministério Público encontre indícios de irregularidades nos pagamentos de horas extras, o órgão poderá adotar diversas medidas. Entre elas, recomendar a devolução dos valores pagos indevidamente aos cofres públicos, propor Ação Civil Pública por improbidade administrativa contra os responsáveis e cobrar a responsabilização disciplinar dos servidores envolvidos nas possíveis irregularidades.
Esse tipo de investigação por parte do Ministério Público é uma prática comum quando surgem suspeitas de superfaturamento, pagamentos realizados sem a devida contraprestação de trabalho por parte dos servidores ou falhas nos mecanismos de controle interno da administração pública.
É importante ressaltar que a Guarda Civil Municipal de Itabuna já foi alvo de outras investigações em ocasiões anteriores. Esse histórico de apurações pode ter contribuído para uma fiscalização mais rigorosa por parte do Ministério Público neste novo caso de suspeitas de irregularidades no pagamento de horas extras.
A gcm está sendo chefiada através de práticas ruins!
ResponderExcluirOs apoiadores ficam bastante confortáveis! Escala boa, folgas grandes, recebem horas extras sem necessidade! Quem não aceita? É perseguido, isolado, não tem seus direitos garantidos! A culpa é dos vereadores , os mesmos indicaram seus amigos para os cargos.
Já era tempo de investigar muitas outras falcatruas tanto no executivo quanto no legislativo. Essas obras milionárias que nunca acabar cada vez chegando mais, enquanto a cidade tá uma baderna desgraça.
ResponderExcluirA gcm possui Ouvidoria e corregedoria que só serve p assediar os servidores que N concordam com as perseguições do comando, estai acontecendo punições mesmo não existindo regimento disciplinar. Processo irregular, punição irregular. Cadê os 21 vereadores?????
ResponderExcluirNa secretaria de ind.e comércio de Itabuna,tem um funcionário efetivo,recebendo 60 horas extras todos os mêses sem fazer...Amigo do secretário...
ResponderExcluirno portal da transparência tá lá outras remunerações chega a mais de 3,800... reais de horas extras. Sem fazer...Quem realmente faz comprova e não é pago...15 horas ,8 horas..o mínimo. KD a supervisora do RH e o secretário de gestão. Antônio Calhau? Pra acabar com essa farra na secretaria de ind.e comércio. Augusto Castro..olha essa a folha de pagamento... não deixe atoa..
essa Guarda é uma piada um comandante sujo transado envolvido com falcatruas e se diz crente crente até o diabo crer um Sub comandante sujo também ja foi até preso por roubo tem um peso morto chamado Erislom que unica coisa que aprendeu na vida foi fumar maconha,tem uma pilantra chamada Daniela que é a chefe do esquema de raxadinha na GCM ela chega a ganhar 10 mil por mês pensa num povo embolado esses guardas municipais de Itabuna
ResponderExcluirEstou precisando de auxílio psicológico, muita pressão, muita injustiça, fui um dos 16 castigados sem ao menos ser ouvido pela comissão que apurou os fatos. O comandante me suspendeu 20 dias, ficarei 20 dias sem trabalhar e terei meu salário descontado. Como irei pagar minhas contas? A gcm pede socorro. O ministério público não tá nem ai!
ResponderExcluirNa gcm de itabuna, essa práticas pendura com esse grupo des desde 2013, com pareceres jurídicos da Corregedoria do município, e os mesmo com essas práticas continuam mandando na gcm Itabuna. Atos contínuos de crimes de peculato. Aí está as respostas... porque no município os gcms são os campeões de ações contra o município, são eles que faz ser assim. Ou Augusto muda o grupo que manda na gcm, ou vai cair no mesmo que Vane e Fg. Improbidade administrativa. Mediante a GCM. Acorda prefeito!
ResponderExcluirAugusto castro exonera secretário este comandante da guarda municipal o cara ta sujando seu governo esse cara eu conheço desde criança sempre foi envolvido com coisas erradas um cara arrogante que não vale nada e ainda por cima de tudo é semi analfabeto não tem moral para cobrar nada dos outros guardas
ResponderExcluiressa lista só tem nome de gente atrapalha que virou guarda municipal em Itabuna tem guarda municipal de Itabuna ganhando mais de 10 mil a suspeita é que tem um esquema de raxadinha chefiada pelo comandante Inácio e Daniela palma chefe do setor administrativo da guarda municipal
ResponderExcluirO comando Inacio, tava com uma empresa de segurança no base, com apoio de Erasmo.
ExcluirA prefeitura municipal de Itabuna chefiada pelo excelentíssimo chefe do executivo Augusto castro que ao mesmo tempo chefia a quadrilha que está usurpando os cofres do município, por meio de alugueis superfaturado, obras intermináveis, funcionários fantasmas, rachadinhas, e muito mais.
ResponderExcluirMas o que esperar da guarda de Itabuna, onde são comandados por incompetentes que só sabem sugar . Mas também começa pelo secretario que é investigado por andar com carro roubado, mas como é policial não dá em nada. Prefeito lero lero, conseguiu enganar os trouxas e aí tá a roubalheira solta. Tem gente grande por trás disso aí
ResponderExcluiresse comandante da guarda municipal de Itabuna é indicação de Erasmo Ávila que indica ladrão para comando da guarda municipal e agora será que Erasmo Ávila ta envolvido no esquema de raxadinha também?
ResponderExcluirE os outros vereadores não vão fazer nada? parabéns ao ministério público da Bahia por ta investigando a guarda municipal de Itabuna
Sou guarda municipal em Itabuna e quero fazer horas extras trabalhando porém o comandante Inácio fala que não está tendo horas extras agora ele libera horas extras não trabalhadas para a quadrilha que existe na guarda municipal
ResponderExcluirPior ainda muitos estão a disposição de vereadores, ou seja, ganham se trabalhar isso também é dinheiro público jogado fora, como podem ganhar se trabalhar? O ministério público deveria ver isso aí, Luciano, Silvio Almeida, Ricardo Delmondes, Gabriel, nascimento e muitos outros, isso é dinheiro público, fizeram concurso para trabalhar como guardas e não para ficar em casa
ResponderExcluirSolta aos comentários verdinho!
ResponderExcluirEu nunca vi tanta gente ruim por metro quadrado como nesta guarda municipal de Itabuna uma ruma de bandido vestido de guarda municipal a começar pelo comandante e o sub comandante o povo sujo viu abra o olho prefeito
ResponderExcluirO corregedor da Guarda municipal de Itabuna um bandido chamado Jairo Nunes está envolvido no esquema de raxadinha das horas extras não trabalhadas
ResponderExcluirverdinho solta os comentários sobre a farra das extras na guarda municipal de Itabuna
ResponderExcluirA melhor coisa que fiz foi passar em outro concurso! Poucos anos atrás, O saudoso Jean Barauna denunciou ao prefeito Vane, tinham vários servidores recebendo gratificação através de horas extras, e vários çhefes(inspetores) com o nome na escala de extra, sem ir p posto e recebendo no mole.
ResponderExcluirO responsável pelas escalas de extras da época era esse sujeito que virou comandante graças a Augusto Castro.
Muito bem, vocês precisam aprender a fazer a denuncia. O papel do MP é justamente esse, investigar e propor ação sobre só responsáveis. Denunciem, peçam sigilo da fonte. Itabuna, e outros municípios, são cheios de fraude. Cabe a população ajudar a fazer o controle também. Naturalizem ver diário oficial, portal da transparência. Se houver irregularidades denunciem. É nosso recurso indo pro ralo... Se fizerem uma vista em outras secretarias o que vai sair é coisa viu..
ResponderExcluirPor que no Brasil somente a bandidagem e a criminalidade progridem? Procurem um homem honesto que consegue progredir pelo seu trabalho, seu talento profissional e verás que aqueles que agem honestamente são punidos por um sistema governamental corrupto que prioriza os ladrões e criminosos de todas as estirpes. Uma república de bandidos!
ResponderExcluirPor que no Brasil somente a bandidagem e a criminalidade progridem? Procurem um homem honesto que consegue progredir pelo seu trabalho, seu talento profissional e verás que aqueles que agem honestamente são punidos por um sistema governamental corrupto que prioriza os ladrões e criminosos de todas as estirpes. Uma república de bandidos!
ResponderExcluir