quinta-feira, 19 de junho de 2025

Morre Francisco Cuoco, um dos grandes galãs das novelas, aos 91 anos

Morreu nesta quinta-feira, aos 91 anos, o ator Francisco Cuoco. O ator, um dos grandes galãs das telenovelas brasileiras, estava internado havia vinte dias no hospital Albert Einstein. A causa da morte, segundo os familiares foi falência múltipla de órgãos, devido a problemas de saúde causados pela idade avançada.

Em nota, a família lamentou a morte. “É com pesar e consternação que a família comunica o falecimento do ator Francisco Cuoco. Ele estava com a família e partiu de forma tranquila e serena. Agradecemos todas as mensagens de pesar e manifestações de carinho. O velório será amanhã das 7 ás 15 hs, aberto ao público, no Funeral Home. Rua São Carlos do Pinhal, 376, Bela Vista – SP. O enterro será ás 16 hs fechado para familiares e amigos. A causa da morte foi por falência múltipla dos órgãos . Nossa gratidão e amor eterno por ter tido você em nossas vidas”

Nascido em 1933, no Brás, em São Paulo, Cuoco começou a trabalhar como feirante ajudando o pai. Nos anos 1950, entrou para a Escola de Arte Dramática (EAD), hoje ligada à Universidade de São Paulo (USP). Sua estreia no teatro ocorreu em 1958, ao lado de Fernanda Montenegro e Sérgio Britto na peça A Muito Curiosa História da Virtuosa Matrona de Éfeso, em um papel sem falas.

Nos anos seguintes, começou a fazer teleteatro na TV Tupi. Sua primeira novela foi Marcados Pelo Amor, da TV Record. O primeiro par romântico e papel que o consolidou como galã aconteceu em Legião dos Esquecidos, contracenando com Regina Duarte, na TV Excelsior. Anos depois, eles voltariam a fazer par romântico em Selva de Pedra, em 1972.

Conhecido por seu carisma e voz grave, o ator se destacou por seus papéis como galã em novelas que se tornariam clássicas, como Pecado Capital (1975), em que interpretou o taxista Carlão, além do charlatão Herculano Quintanilha de O Astro (1977).

Apesar de ter começado a carreira nos palcos, o trabalho na TV o deixou longe do tablado por longos anos, até voltar ao palco em Três Homens Baixos, de 2004. Nos anos seguintes, emendou várias peças, como Circuncisão em Nova York (2008), Deus é Química (2009) e Uma Vida no Teatro (2013).

Longe da TV nos últimos anos de vida, sua última participação foi na novela Salve-se Quem Puder (2020). Cuoco enfrentou vários problemas de saúde e um sobrepeso de 130 kg. Ele enfrentava problemas de locomoção e respiratórios.

3 comentários:

  1. Grande ator...a geração de novelas antigas e novelas boas estão se acabando

    ResponderExcluir
  2. Foi-se mais um comedor... daqui a pouco só vão restar os pederastas!

    ResponderExcluir
  3. Não mudou nada para mim assim se fosse eu que tivesse morrido não significa nada para ele me....... Vida que segui no caso a minha

    ResponderExcluir