sexta-feira, 25 de julho de 2025

Funcionários do Mix Mateus em Ilhéus denunciam desconto indevido de vale-transporte

Trabalhadores da unidade do Mix Mateus, em Ilhéus, procuraram a imprensa para denunciar uma situação que classificam como vexatória e recorrente: o desconto do vale-transporte nos contracheques sem o devido repasse do benefício.

Segundo os relatos, a empresa realiza mensalmente o desconto referente ao vale-transporte, porém os funcionários não recebem o cartão ou qualquer forma de acesso ao transporte coletivo. “O valor é abatido do nosso salário, mas não temos como pegar ônibus para ir trabalhar. É um absurdo”, afirma um dos colaboradores, que preferiu não se identificar por medo de represálias.

Os trabalhadores relatam ainda que, ao tentar resolver o problema internamente com o setor de Recursos Humanos da loja, enfrentaram descaso e falta de diálogo. “Ignoram nossas mensagens e nos tratam com desrespeito quando buscamos uma solução pessoalmente”, afirma outro funcionário.

A situação tem prejudicado dezenas de colaboradores, resultando em faltas ao trabalho e em prejuízos diretos aos seus direitos garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Muitos relataram que, por não conseguirem arcar com os custos do transporte diariamente, acabam sendo penalizados com advertências e até descontos salariais adicionais por faltas justificáveis.

Diante do impasse, os trabalhadores apelam ao Ministério Público do Trabalho, à Justiça do Trabalho, aos sindicatos da categoria e demais órgãos fiscalizadores para que investiguem a conduta da empresa e garantam o cumprimento dos direitos trabalhistas.

A denúncia gerou repercussão nas redes sociais e aumentou a pressão por uma resposta oficial do Mix Mateus. Até o momento, a empresa não se pronunciou sobre o caso.

3 comentários:

  1. POR ISSO Q TODO VAREJO NO BRASIL TEM VALIDADE! SAO DIREITOS D MAIS! TODOS QUEBRAM. MUITA EXIGENCIA E POUQUISSIMA ENTREGA

    ResponderExcluir
  2. Deixaram de mencionar o segurança dos olhos claros e pele morena que fica oprimido os trabalhadores no estacionamento

    ResponderExcluir
  3. Esse é o capitalismo selvagem que Bostanaro,quer para o país junto com traump...eo traump junto com Bostanaro,que entregar o país para os americanos... Até o nosso Pix.. traump,que acabar para continuar usar cartão 💳 em débito para beneficiar os cartões Visa e Mastercard.. são empresas americanas. Abra o olho povo pobre brasileiro.

    ResponderExcluir