sexta-feira, 25 de julho de 2025

Itabuna celebra 115 anos com grandes shows e esquema especial de segurança e trânsito

Itabuna comemora, na próxima segunda-feira (28), seus 115 anos de emancipação política, e a cidade se prepara para uma grande festa popular. A celebração contará com apresentações musicais na Arena Zé Cachoeira, que já passa pelos últimos ajustes para receber o público com segurança e estrutura adequada.

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública realizou uma visita técnica à arena, onde foram definidos os detalhes operacionais para o evento. Assim como nas edições anteriores do Ita Pedro, toda a área da Arena Zé Cachoeira será isolada e terá entrada controlada, visando garantir a segurança dos participantes.

Além disso, haverá alterações no trânsito. Os acessos ao entorno da arena serão interditados já a partir de domingo (27). A Avenida Princesa Isabel, por exemplo, terá uma de suas faixas parcialmente bloqueada, permitindo apenas a passagem restrita de veículos.

A organização do evento, liderada pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), confirmou as atrações musicais que prometem animar o público: Rian Girotto, Sammbe Vip, Calcinha Preta e Pablo sobem ao palco na segunda-feira, em uma noite que promete ser histórica.

A expectativa é de que milhares de pessoas participem da festa, que marca mais um capítulo da trajetória de Itabuna no cenário baiano.

5 comentários:

  1. Parabéns itabuna, a taxa da Emasa subindo 70%, a prefeitura fazendo negativação apelativa para cobrar IPTU e execuções, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Não vejo motivos de comemorar!!! Segundo o censo aqui moravam cerca de 220 mil habitantes, hoje moram cerca de 185 mil habitantes. Não temos segurança pública, não temos uma educação pública de qualidade, moramos em uma cidade muito suja, sem empregos, aqui falta água, um centro comercial que mais se parece com lixão a céu aberto, saúde pública um caos. Aqui caminha pra uma das piores cidades em qualidade de vida. Políticos que entram só pra roubar. Itabuna é a cidade do já teve ou já foi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, amigo! Nada a acrescentar. Hoje, Itabuna se limita a comemorar não fazer parte de uma lista, aliás bem duvidosa, das vinte cidades mais violentas do Brasil. Talvez seja a vigésima primeira. Só restou isso!

      Excluir
  3. Boa noite quero ver se os feirantes do SC vai fazer manifestação mesmo na festa.essa hora e dia certo .

    ResponderExcluir
  4. ITABUNA SE DESENVOLVEU AO LONGO DO TEMPO, PORÉM, SE ENCOLHEU AO LONGO DO TEMPO.

    1º FILARMÔNICAS EM ITABUNA SMPRE FEZ PARTE CULTURAL, ARTÍSTICO E GERAVA ALEGRIA, QUALIDADE DE VIDA AOS NATIVOS DESDE O TEMPO DE TABOCA A ITABUNA.

    FILARMÔNICA, LIRA POPULAR E A MINERVA SE RIVALIZAVAM PRA SER A MELHO NO TEMPO DE TABOCA ALÉM DE OUTRAS FILARMÔNICAS FORAM CRIADAS, A 15 DE MARÇO, MONTE PIO.

    TEMPO DE TABOCA, EM 13 DE SETEMBRO DE 1906 TABOCA FOI DESMEMBRADA DO MUNICÍPIODE ILHÉUS PELA LEI ESTADUAL Nº692 QUE TRANSFORMOU O DISTRITO DE TABOCAS EM NOVO MUNICÍPIO, VILA E TERMO DE ITABUNA. FOI UMA GRANDE ALEGRIA E CELEBRADA UMA GRANDE FESTA COM AS FILARMÔNICAS TOCANDO ALEGRANDO OS NATIVOS.

    LÁ PRA MEIA NOITA, O SR. ANTÔNIO BATISTA DE OLIVEIRA SUBIU EM UM BANQUINHO E FALOU A MULTIDÃO:" GRAÇAS A DEUS TUDO ACABOU EM PAZ! VÃO PARA CASAS SÃO HORAS DE DORMIR" INCONTINENTE, DENTRO DA MULTIDÃO, OUVE-SE UMA VOZ: BENÇA PAPAI E TODA MULTIDÃO REPLICOU: BENÇÃO PAPAI!

    O GOVERNADOR DA BAHIA DR. ARAUJO PINHO E O DEPUTADO ARLINDO BATISTA LEONE, NO DIA 28 DE JULHO DE 1910 REFERENDOU A LEI DE Nº 807 QUE ELEVOU ITABUNA A CATEGORIA DE CIDADE.
    MAS UM DIA DE FESTA E AS FILARMÔNICAS PERFILANDO E ALEGRANDO A CIDADE.

    INFELIZMENTE NO TOCANTE BANDAS DE MÚSICAS, FILARMÔNICAS ITANUNA NÃO TEM, É LAMENTÁVEL. JÁ É HORA DE RESGATAR NOSSA MEMÓRIA E HISTÓRIA.

    O QUE INSERE-SE A REABERTURA DO AEROPORTO TERTULIANO GUEDES DE QUE FOI UM MARCO EM NOSSA MEMÓRIA E HISTÓRIA.
    O AEROPORTO FUNDADO EM 1958 PELO PREFEITO FRANCISCO FERREIRA COM 300 M DE PISTA DE TERRA, EM 1980 FOI AMPLIADO, EQUIPADO COM POUSO E DECOLAGEM, EM 2004 DESATIVADO.

    DIANTE DESSAS E OUTRAS REALIDADES NOSSA CIDADE TEM ALGO A COMEMORAR? SIM! PORÉM, EM PARTE.

    FALTA AS FILARMÔNICAS E FALTA REABERTURA O NOSSO AEROPORTO PRA PEQUENAS AERONÁVES.



    ResponderExcluir