Em uma reviravolta política e judicial, a prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares (UB), foi reconduzida ao cargo por decisão do desembargador Marcus Vinícius Reis Bastos, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). A determinação ocorreu no final da tarde desta quinta-feira (17), poucas horas após o vice-prefeito Jonathas Soares (Republicanos) ter sido empossado pela Câmara de Vereadores.
Monalisa havia sido afastada do cargo na quarta-feira (16), após recomendação do Ministério Público Federal (MPF). O presidente da Câmara, vereador Francisco Araújo, conhecido como Chico do Doce (PSDB), declarou a vacância da prefeitura, alegando o cumprimento de uma decisão judicial que, segundo ele, tornava a gestora inelegível devido a uma condenação por improbidade administrativa.
O afastamento foi baseado em uma decisão colegiada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de 2013, que suspendeu por cinco anos os direitos políticos de Monalisa. Apesar da condenação, a prefeita concorreu às eleições municipais de 2024 e saiu vitoriosa nas urnas.
A situação provocou um cenário de instabilidade no município. Na manhã desta quinta-feira, Jonathas Soares chegou a ser empossado no cargo de prefeito interino. No entanto, poucas horas depois, o desembargador Marcus Vinícius Reis Bastos decidiu suspender os efeitos do afastamento e garantiu o retorno imediato de Monalisa à chefia do Executivo municipal.
Com a nova decisão, Monalisa Tavares reassume a Prefeitura de Ibicaraí, enquanto a disputa jurídica deve continuar nos tribunais. O caso levanta debates sobre a aplicação da nova Lei de Improbidade Administrativa e seus reflexos em condenações anteriores, tema central na defesa da gestora.
Por: Jefferson Teixeira






Volta,,vai roubar mais um pouco que estamos precisando de mais dinheiro.
ResponderExcluirO sistema é assim.
Errado é o povo que vota.
E VOCÊ LOUCO(A) PARA ESTÁ NO.LUGAR DELA PARA ESTÁ ROUBANDO TAMBÉM OU VAI DIZER QUE SERIA O ÚNICO POLÍTICO HONESTO VAI CATAR COQUINHO, PERDEU MANE
ExcluirQUERO PARABENIZAR A PREFEITA MONALISA PELA VITÓRIA, QUE DEUS TE DÊ SABEDORIA E PROTEÇÃO, TE DESEJO SUCESSO, VOCÊ É UMA GURREIRA, TENHO GRANDE ADMIRAÇÃO POR VC.
ResponderExcluirEssa coisa não era nem prá ser eleita,e o candidato a prefeito o a dvogadozinho é o pior o pai não vale nada depois de velho a federal bateu na porta muita pouse
ResponderExcluirBoa toda. Merece uma segunda rodada de comilança! Deixem a mulher trabalhar naquilo que ela sabe fazer de melhor. Quanta inveja e covardia de uma oposição incompetente! O povo brasileiro, especialmente o povo baiano, são exímios eleitores de asnos.
ResponderExcluirE dra delegada Ana Paula ..... Vai continuar vigiando nossa cidade dos ladrões ??? Kkkkkk pq ela tbm é RAUL KKKKK LARAPIA KKKK
ResponderExcluirA PREFEITURA DOS FALSOS !!!! !KKKKKKKKK O RAMO DE SAFADO VIU…OS CONTRATADO SÓ FALTOU INFARTAR KKKKKKKK VAMOS PROCURAR UMA PROFISSÃO E SAIR DESSE RAMO DE TÁ SE HUMILHANDO PARA ESSE POVO!! Kkkkkkkkkkkk
ResponderExcluir