quarta-feira, 30 de julho de 2025

Proposta para CNH sem autoescola está na fase final, diz ministro

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou à coluna Metrópoles Política/Igor Gadelha, que a proposta de acabar com a obrigatoriedade da autoescola para obtenção da carteira de motorista está em estágio avançado dentro do governo.

Segundo o ministro de Lula, a proposta já foi finalizada e apresentada ao presidente da República. Faltaria apenas, de acordo com Renan Filho, uma definição do melhor “timing” para oficializar a medida.

O titular da pasta dos Transportes evitou cravar a posição de Lula sobre a proposta. “O que dá para dizer é que o presidente Lula tem preocupação com o alto custo para tirar a carteira”, disse o ministro à coluna.

Renan Filho explicou que a mudança não precisa passar pelo Congresso Nacional. Segundo ele, basta alterar uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que é vinculado ao Ministério dos Transportes. “A proposta está bem avançada. Todo mundo (do governo) está ciente, estamos na fase final”, disse o ministro.

O titular da pasta dos Transportes contou ter encomendado pesquisas de opinião sobre a proposta e que a ampla maioria da população seria favorável à proposta. “Politicamente é um programa forte”, disse.

Renan Filho ressaltou que, pela proposta, o candidato poderá aprender a dirigir de outras formas, sem obrigatoriedade de fazer autoescola, mas continuará precisando passar pelos testes técnico e prático.

O ministro também destacou que as mudanças abrangerão apenas as categorias A (motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos) e B (a maioria dos carros de passeio, caminhonetes e utilitário). “As carteiras profissionalizantes (como ônibus e caminhão), não. Elas precisam de outra lógica”, disse Renan Filho.

5 comentários:

  1. Muto bom desarticular esse monopólio de exploração, com esses valores exorbitantes que cobram.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! as ruas vão estar mais cheias de irresponsáveis empinando motos zoadentas e também, fazendo firulas com carros colocando em risco os pedestres. O que dizer desses políticos "orgulho de ser brasileiro".

    ResponderExcluir
  3. cada ideia de maluco igual aprovar aluno sem passar nas provas só PT mesmo querendo criar Ibope de qualquer jeito.

    ResponderExcluir
  4. Roubaram a ideia de Bolsonaro.

    ResponderExcluir