quarta-feira, 30 de julho de 2025

Trump assina tarifaço de 50% contra o Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) uma ordem executiva que impõe tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. No documento, publicado pela Casa Branca, Trump cita diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o blogueiro bolsonarista Paulo Figueiredo, alegando que ações recentes do governo brasileiro representam uma ameaça “incomum e extraordinária” à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos.

Na ordem executiva, Trump acusa o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de emitir "centenas de ordens para censurar secretamente seus críticos políticos". Segundo o presidente americano, Moraes também estaria supervisionando um processo contra Paulo Figueiredo por discursos realizados em solo norte-americano.

"[Moraes] tem apoiado investigações criminais contra outros cidadãos dos EUA depois que eles expuseram suas graves violações de direitos humanos e corrupção", afirma o documento.

Paulo Figueiredo, neto do general João Figueiredo — último presidente do regime militar no Brasil — é investigado por supostos crimes como organização criminosa, tentativa de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Ainda de acordo com a ordem executiva, Trump afirma que Bolsonaro e seus aliados estariam sendo vítimas de "graves violações dos direitos humanos que minaram o Estado de Direito no Brasil". O documento alega que o governo brasileiro tem perseguido, intimidado, assediado e censurado cidadãos.

"Ao impor essas tarifas para lidar com as ações imprudentes do Governo do Brasil, o presidente Trump está protegendo a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos de uma ameaça estrangeira", diz o texto.

"O presidente Trump também tomou outras medidas para alcançar a paz por meio da força e garantir que a política externa reflita os valores, a soberania e a segurança dos EUA."

Segundo a Casa Branca, o tarifaço responde a ações do governo brasileiro que teriam prejudicado empresas americanas e ferido a liberdade de expressão de cidadãos dos EUA. Ainda de acordo com os EUA, essas práticas envolvem decisões judiciais que forçaram empresas a entregar dados de usuários, alterar políticas de moderação de conteúdo e censurar discursos políticos.

No mesmo dia em que foi publicada a ordem sobre as tarifas, o governo norte-americano também sancionou Alexandre de Moraes com base na Lei Magnitsky, que prevê punições a autoridades estrangeiras acusadas de violações de direitos humanos.

Com isso, todos os eventuais bens de Moraes nos EUA foram bloqueados, e o ministro está impedido de fazer transações com empresas ou cidadãos americanos, incluindo o uso de cartões de crédito emitidos por instituições dos EUA.

Em entrevista ao New York Times, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que tem tentado contato com Trump para discutir o tarifaço, mas "ninguém quer conversar".

30 comentários:

  1. Quem fala o que quer ouvi o que não que, segue o jogo.

    ResponderExcluir
  2. FamíLÍCIA desgraçada.

    TRAIDORES

    TRAIDORES


    CANALHAS


    Passou 4 anos e não fez nada

    e agora vem prejudicar o Brasil.

    LULA DE NOVO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe jumento chibateado, a tarifa de 50% não ainge a produção de ferraduras, cabrestos, cangalhas, caçuás e chibatas. Pode respirar, zurrar e peidar com tranquilidade, o seu material de serviço e lazer está garantido. A forragem também, viu!

      Excluir
    2. Sonha otario vamos varrer essa petralhada de volta ao esgoto que é lugar de rato. direita 2026

      Excluir
    3. Kkkkk, dia 01 de abril parece que é o ano todo no Brasil, kkkk deixa eu ir trabalhar viu Varela.

      Excluir
  3. Parabéns, PATRIÓ-TÁRIOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luladrão, mula jumento de volta a sarjeta kkkkk

      Excluir
  4. O amor venceu ..... valeu ladrão de 09 dedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual é a relação do Lula com a decisão do Trump seu Satanás de sete rabos do cu arrombado? Você leu as justificativas que o governo Trump escreveu para fazer o tarifinho seu ignóbil mamador de staka? Desgraça burra da peste, filho de Satanás do reino das 9 burrices.

      Excluir
  5. Quero ver Trump🧑🏼regaçar com cabeça de ovo🥚e o ladrão de nove dedos..😂😂😂😂😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está "regaçando" com empresas e setores da economia do nosso país. Isso quer dizer que está "regaçando" com o emprego e a renda de milhões de trabalhadores brasileiros, tirando o sustento deles. Entendeu agora? Se a justiça americana estivesse processando o Obama você acha o eles admitiriam uma interferência desse tamanho por parte do Lula ou do Bolsonaro ou de qualquer outro presidente do Brasil? Entendeu agora?

      Excluir
  6. A taxação foi pedida pelo filho do mito tá aí O Traidor

    ResponderExcluir
  7. Bloguizinho de merda porq não colocou a foto com o seu presidente ladrao de velhinho do INSS gordo safado pilantra

    ResponderExcluir
  8. A galera q reclama q é culpa do Lula e bate palma p familícia tem q ser muito otario ou só MT desinformado, o famoso BURRO (A)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A culpa é dele mesmo. Fica com esse papo de merda de país soberano, e falando merda no Brics.

      Excluir
  9. Pq vc não posta a taxa da Venezuela em 77%,vc tbm e vagabundo rapaz apoia ladrão

    ResponderExcluir
  10. Sem anistia

    Prisão para golpista.


    E VÃO LÁ QUEBRAR TUDO DE NOVO.

    VÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O golpe foi dado quando o STF soltou lula na canetada.

      Excluir
  11. Eis o porq o povo de itabuna vive na miséria e não percebe, a mídia empurra guela abaixo narrativas pro povo pensar que a culpa é do Bolsonaro o cara mal conseguiu governar essa bosta de país durante seus míseros 4 anos abreviados pra 2 anos devido a pandemia, esse Alexandre de moraes interviu dezenas de vezes o cara partiu pra cima do Bolsonaro e da família dele, agora que vem o contra ataque a culpa dessa desgraça continuar na miséria é do Bolsonaro, que vergonha pra essa gente que só pensa picanha e tá aí hoje roendo os ossos. POVO DE ITABUNA CAMBADA DE JUMENTOS O PT ESTÁ NO COMANDO DESDE 2002 20 ANOS DEPOIS VCS AINDA ACREDITAM NESSA DESGRAÇA!!

    ResponderExcluir
  12. Queria saber o por quê do verdinho colocar a foto com bolsonaro. Ta querendo polêmica? Trump taxou todos os países, em epecial o Brasil porque lula foi falar besteira no Brics.

    ResponderExcluir
  13. O Ladrão está se aproveitando da desgraça da população brasileira para fazer campanha eleitoral antecipada ludibriando mais uma vez os asnos parasitas comedores de esmolas. Os jumentos jamais entenderão que o Boi velho Ladrão não irá negopciar com o presidente dos EUA pois se assim procedesse estaria se colocando contra o todo poderoso ditador que o libertou e lhe entregou a presidência para saquearem o Brasil. Ainda mais que o DITADOR reverteria a decisão anterior, anularia o resultado da eleição e o mandaria de volta para a prisão. Claro que o corno Ladrão de galhadas podres não vai arriscar seus queridos chifres numa decisão tão idiota. O povo brasileiro que se fuda! Essa é a decisão do Cornão Ladrão do pé bifurcado.

    ResponderExcluir
  14. MORAES É O UNICO HOMEM NESSE PAIS DE MERDA ! É ISSO AÍ MINISTRO, NÃO FIQUE DE QUATRO PARA ESSES SAFADOS AMERICANOS, ESPECIALISTAS EM FABRICAR ARMAMENTOS PARA SEREM VENDIDOS PARA OS GRUPOS TERRORISTAS E DEPOIS INVADEM OS PRÓPRIOS PAISES TERRORISTAS PARA TIRAREM DE PALADINOS DO MUNDO.

    ResponderExcluir
  15. Opinião
    Eduardo Bolsonaro já conseguiu entrar para a História como Judas do Brasil
    Leonardo SakamotoColunista do UOL
    31/07/2025 07h54



    Deputado federal Eduardo Bolsonaro discursa em frente à bandeira dos Estados Unidos
    Imagem: Mandel Ngan/AFP - 24/2/2024

    Ler resumo da notícia

    Esqueça Silvério dos Reis, Domingos Calabar, Cabo Anselmo. Dada a obstinação em trair os interesses nacionais gerando benefícios a uma nação estrangeira e à amplitude do impacto de suas ações, Eduardo Bolsonaro já passou para a História como o Judas do Brasil.

    O tarifaço decretado por Trump, nesta quarta (30), foi menor do que o… - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2025/07/31/eduardo-bolsonaro-ja-conseguiu-entrar-para-a-historia-como-judas-do-brasil.htm?cmpid=copiaecola

    ResponderExcluir
  16. Ano que vem, Deus Lula vai ganhar de novo

    ResponderExcluir
  17. Bravo 👏 👏 👏 👏

    ResponderExcluir
  18. Se Lula quisesse bem para o brasileiro já teria acabado com isso

    ResponderExcluir
  19. ONTÉM A ENTREVISTA DE PEZÃO NO TAL PROGRAMA QUE O CRIME COMPENSA, INFELIZMENTE É ESSA REALIDADE, O PEZÃO ANALFABETO DE PAI E MÃE, O TAL DE PAULO LEONARD IDEM.

    A RESPEITO DO DONALD TRUMP, PEZÃO VÁ CRESCER, NÃO EM TAMANHO, VOCÊ CHEGOU AO TOPO, CRESCER EM SABEDORIA, FALAR COM CONHECIMENTO DE CAUSA.

    O QUANTO PAULO LEONARDO, O MESMO ESTÁ NO MESMO BALAIO DE ORLANDO CARDOSO E CACÁ FERREIRA,, ESSE BALAIO RECEBE É FANANCIADO PELA GANGSTER DO PT, O MESMO DE PCC, COMANDO VERMELHO.

    ESSE BALAIO FAZ APOLOGIA AO CRIME, O MESMO QUE A TV LIXO, TV DA ROUBALHIRA, TV DO TERROR OU TV GLOVO.

    PARA FINALIZAR: NÃO SE LIGUE NA RÁDIO DIFUSORA NOS PROGRAMAS DESSES BANDIDOS QUE FAZEM APOLOGIAS AO CRIME, VEJA O EXEMPLO DO TERRORISTA, DO ABUSADOR DOS DIREITOS HUMANOS, O TIRANO FILHO DE UMA ÉGUA DE ALEXANDRE DE MORAIS, AINDA VEM MAIS CONDENAÇÕES PELA OEA E A OTAN.

    PRA VOCÊ: UM TAL DE BABÁ CEARENSE QUE USA A RÁDIO DIFUSORA A SERVIÇO DO BALAIO DE APOLOGIA AO CRIME, O NARCOTRÁFICO, O RAIO A E RAIO B, ENFIM, COMANDO VERMELHO É O COMUNISTA E A GANGSTER É O PT.

    ResponderExcluir
  20. Quero que acabe com o bolsa família, pra mim voltar a comer as novinhas.

    ResponderExcluir