quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Com ação parada no STF há 13 anos, cartórios da Bahia já faturaram R$ 3 bilhões

Um levantamento do UOL, com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), aponta que a ocupação indevida de cartórios no estado rendeu cerca de R$ 3,1 bilhões a aproximadamente 100 titulares entre 2012 e 2025. De acordo com a Constituição de 1988, o exercício da função de tabelião exige aprovação em concurso público, o que não ocorreu nesses casos.


Processo parado há 13 anos

O impasse chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) há 13 anos, mas o julgamento ainda não foi concluído. A demora foi acentuada por quatro mudanças de posição do ex-relator, ministro Dias Toffoli, sobre qual tipo de plenário deveria analisar o caso — se o físico ou o virtual.

Quando estava à frente do processo, Toffoli também deixou de avaliar um pedido de liminar do Ministério Público, mesmo após o STF e o CNJ já terem barrado situações semelhantes em pelo menos seis estados e no Distrito Federal. Entre eles estão Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.


Julgamento adiado novamente

O caso deveria ter sido finalizado no plenário virtual do STF na semana retrasada. No entanto, um pedido do ministro Luiz Fux transferiu a análise para o plenário físico, o que adiou novamente a conclusão.

Atualmente, o placar está 6 a 0 pela inconstitucionalidade da lei que beneficiou os cartorários. O voto de Toffoli, embora contrário à lei, sugeriu a permanência dos tabeliães nos cargos em nome do chamado princípio da segurança jurídica.

Ainda faltam se manifestar Luiz Fux, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Já os ministros Flávio Dino e André Mendonça não participam porque substituíram integrantes que já haviam votado.

6 comentários:

  1. ESSAS PRIVATIZAÇÕES SÓ QUEM TOMA NA TARRASQUETA É O POVO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tem um cartório em Itabuna que tem um péssimo atendimento, a pessoa chega segunda feira pela manhã e saí sexta feira a tarde, uma demoraaaa fica próximo a avenida Ilhéus

    ResponderExcluir
  3. E nunca vi tanta taxa quando vai se vender um terreno

    ResponderExcluir
  4. Vergonhoso!!! Por isso não meu dinheiro fica em CDB, ação, etf, cripto... Cara, esse negócio de cartório é... Onda!!! Gostaria de perguntar quem ganha com tamanha burocracia em plena era da digitalização.

    ResponderExcluir
  5. O STF só pensa em persegui opositores ao governo Lula, nada mais

    ResponderExcluir
  6. O povo brasileiro é mesmo uma manada de asnos acéfalos!

    ResponderExcluir