quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Mais de 4,5 mil mulheres foram vítimas de violência na Bahia em 2024

A violência contra a mulher segue em crescimento na Bahia. Dados do Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) apontam que o estado registrou um aumento de 42% nos atendimentos em 2024, com 63.330 ligações, contra 44.594 no ano anterior. As denúncias apresentaram crescimento de 11,6% no mesmo período.

Segundo levantamento divulgado pelo portal A Região, 5.985 denúncias foram feitas pelas próprias vítimas, enquanto 3.096 partiram de terceiros. A residência continua sendo o principal cenário de agressões: em 3.847 registros, o crime ocorreu na casa da vítima. Já em 2.921 casos, a violência aconteceu em imóveis compartilhados com o agressor.

O perfil das vítimas mostra que as mulheres entre 40 e 44 anos são as mais atingidas, com 1.471 registros, e que a maioria é formada por mulheres pretas ou pardas (6.707). Os agressores, em sua maioria, são cônjuges, companheiros ou ex-companheiros, responsáveis por 2.440 casos.

A Defensoria Pública da Bahia, por meio do Núcleo de Defesa das Mulheres, atendeu em média 380 casos por mês ao longo de 2024, totalizando mais de 4,5 mil mulheres acolhidas em situações de violência.

Os números reforçam a urgência de medidas mais eficazes para combater a violência de gênero e garantir segurança às mulheres baianas.

5 comentários:

  1. Culpa do Trump e os EUA

    ResponderExcluir
  2. Culpa das redes sociais

    ResponderExcluir
  3. Vamos todos ajudar a reeleger Jerônimo ano que vem, completará 24 anos de PT na Bahia... Agora as coisas vão melhorar pra nós

    ResponderExcluir
  4. Os PeTralhas instalarm o INFERNO num estado onde todos vivíamos em PAZ, na maior LEZEIRA PREGUIÇOSA, com disposição apenas para rebolar os quartos ao som do AXÉ, tomando marafu e comendo acarajé. Isso era a BAÊÊA!
    Daí alguns dos milhões de preguiçosos acharam que era CALMARIA DEMAIS, ALÉM DA CONTA para um povinho preguiçoso pór demais. Abandonaram Todos os Santos, execraram os Caboclos e Entidades Protetoras e convocaram as FORÇAS DIABÓLICAS para atazanarem o povo abençoado pelos deuses da preguiça e do lazer. Assim, já vivenciamos um período de VINTE LONGOS ANOS vivendo sob as leis e o jugo de Satã. O crime, a morte, o esturpro, o terrorismo, o tráfico, a miséria coletiva, a fome, estes são os deuses dos sonhos e o terror é o LAZER atual dos outrora preguiçosos e felizes baianos.

    ResponderExcluir