Um caso raro surpreendeu moradores do distrito de Tiquaruçu, na zona rural de Feira de Santana, nesta terça-feira (26). Um porco nasceu com duas cabeças, fenômeno conhecido como bicefalia, anomalia genética resultante da separação incompleta de um embrião.
O animal pertence ao comerciante e criador Raildo Mascarenhas, de 50 anos, que relatou as dificuldades do filhote para sobreviver. “Eu tentei segurar e ajudar, mas na hora de sugar a teta da porca, o outro lado [da boca] não permite que sugue”, contou.
Segundo especialistas, nesses casos, a sobrevivência é improvável, já que o organismo apresenta funções vitais comprometidas. O veterinário João Mendes, doutor em Biotecnologia da Reprodução Animal, já explicou em situações semelhantes que essas anomalias são mais comuns em suínos, embora possam ocorrer em diferentes espécies.
“Em alguns casos é possível que o animal sobreviva mesmo com patologias severas, mas geralmente apenas um dos focinhos é funcional. Na maioria das vezes, essas condições são incompatíveis com a vida”, afirmou o especialista em entrevista concedida em 2024, quando um porco com duas cabeças nasceu em Simplício Mendes, no Piauí.
O caso em Feira de Santana reacende a curiosidade da população sobre os fenômenos da genética animal, que, apesar de impressionantes, quase sempre resultam em baixa expectativa de vida para os filhotes.
Fim de mundo por quê? Pode ser haro no Brasil por ser um país novo mas isso já acontecia em países como Índia e indonésia que são países milenares.
ResponderExcluirSegundo as previsões do "Véio do rio" é o FIM DO MUNDO!
ResponderExcluirFim do mundo pra os idiotas.
ResponderExcluirEm Itajuípe tem tanto cara que come cabra, galinha, égua, porca... por isso é mais que normal aqui homem casado dar o rabo e comer outro homem tbm!
ResponderExcluirGente isso sempre aconteceu desde quando gente é gente
ResponderExcluirO problema é que agora tem qualquer retardo com um celular na mão