segunda-feira, 4 de agosto de 2025

PRF apreende medicamentos para emagrecimento transportados ilegalmente em ônibus na BR-116, em Jequié

Uma apreensão de medicamentos controlados usados para emagrecer chamou atenção na manhã desta semana, em Jequié, no sudoeste baiano. Policiais do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) da Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptaram 22 ampolas dos medicamentos tirzepatida e semaglutida, durante fiscalização no km 677 da BR-116, próximo à cidade.

Os remédios estavam sendo transportados de forma irregular, sem nota fiscal, no bagageiro de um ônibus interestadual que fazia a linha Campo Grande (MS) x Recife (PE). As embalagens, com rótulos em espanhol e aparência duvidosa, indicavam um possível esquema de comércio clandestino dos medicamentos em Jequié.

Segundo a PRF, além da falta de nota fiscal, a carga estava acompanhada apenas de um Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico (DACTE), que não especificava o conteúdo. Os medicamentos estavam escondidos em uma das malas despachadas no bagageiro.

Embora aprovados pela Anvisa para o tratamento de diabetes tipo 2, tanto a tirzepatida quanto a semaglutida têm sido usados irregularmente para fins de emagrecimento — o que exige prescrição médica e controle rigoroso. A comercialização desses produtos sem autorização configura crime contra a saúde pública.

Os medicamentos apreendidos foram encaminhados para a Receita Federal em Vitória da Conquista. Os responsáveis pelo transporte não foram identificados, e o caso segue sob investigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário