segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Bahia lidera casos de mortes por autolesões entre jovens no Nordeste

Entre 2023 e 2024, um total de 143 crianças, adolescentes e jovens de 10 a 19 anos morreram na Bahia em decorrência de lesões autoprovocadas. Os dados, divulgados na segunda-feira (22), integram uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com base no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde. O levantamento mostra que a Bahia tem os piores índices do Nordeste quando o assunto são óbitos por autolesões.


Registros oficiais e protocolo de notificação

Os casos foram notificados por profissionais de saúde que atendem adolescentes nessas condições. Conforme determina a legislação, os atendimentos precisam obrigatoriamente ser registrados no sistema, garantindo que o Ministério da Saúde acompanhe a evolução desse cenário.


Especialistas alertam para riscos

Segundo Cefas Gonçalves Pio de Oliveira, pediatra especializado em atendimento a adolescentes e vice-presidente da Sociedade Baiana de Pediatria, nem sempre as autolesões significam uma intenção imediata de tirar a própria vida. Porém, a falta de diagnóstico precoce e a ausência de acompanhamento psicológico podem favorecer a evolução do quadro para tentativas de suicídio.


Cenário no Nordeste

No total, 616 mortes por autolesões foram registradas na região entre 2023 e 2024. Além da Bahia, Pernambuco e Ceará aparecem com os maiores números, reforçando a preocupação com a saúde mental de crianças e adolescentes nordestinos.

4 comentários:

  1. Petistas mimizentos se automutilando... reflexo da vida satânica que defendem .. se tivessem focados em trabalho e estudo não estariam nessa frescuragem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Satanás das 17:49 h, sem coração e sem amor ao próximo, está-se falando de um assunto sério e vem você com politicagem pelo meio...vai se tratar miserável, idiota, fdp abestalhado.

      Excluir
    2. Canalha!!! Espero que um filho seu nunca se suicide. Vc deve ser mais um dito cristão, desses Deus, Pátria e Família, descarado.

      Excluir
  2. Enquanto isso Diretora pedagogica do Colegio da Policia Militar de Itabuna, proibe cultos e qualquer tipo de oração dentro da escola.

    ResponderExcluir