terça-feira, 9 de setembro de 2025

Quase 30% dos brasileiros ainda são analfabetos funcionais, aponta pesquisa

O Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) revelou que 29% dos brasileiros de 15 a 64 anos são analfabetos funcionais. O índice é o mesmo registrado em 2018 e mostra que, apesar de avanços parciais, o país ainda enfrenta grandes limitações na garantia do direito à alfabetização.


Perfil do analfabetismo

O problema é mais comum entre pessoas acima dos 40 anos e chega a afetar mais da metade da população com 50 anos ou mais. A desigualdade racial também é um fator determinante: enquanto 41% dos brancos foram classificados como alfabetizados consolidados, os índices são menores entre pretos e pardos (31%) e ainda mais críticos entre indígenas e amarelos (19%).


Desigualdade histórica

Para a educadora Anna Helena Altenfelder, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), os números refletem um processo de exclusão que atravessa séculos.

“Nos primórdios do Brasil, os analfabetos eram os negros, as indígenas, as mulheres. Pouquíssimas pessoas sabiam ler e escrever, e este privilégio era resguardado aos homens brancos”, explica.


Segundo ela, essa lógica se mantém:

“Quem são as crianças que não se alfabetizam? São as mais pobres, negras, indígenas, quilombolas, com deficiência, de áreas rurais ou da periferia dos grandes centros urbanos.”


Desafio para o futuro

A especialista defende que o país precisa investir em políticas públicas que assegurem a alfabetização de todos: “Só assim será possível inibir a produção contínua de exclusão que afeta uma parcela significativa da população”, destaca.

8 comentários:

  1. Não acredito
    O próprio presidente falou que Qt mais pobre melhor, daí vem o analfabetismo
    O grosso entra de com força

    ResponderExcluir
  2. Segundo as urnas, são mais de 60 milhões

    ResponderExcluir
  3. Muito, mas muito, mas muuuuuuuito mais que isso!
    Esse é o país da ignorância, onde se vangloriam e até são beneficiados por isso!
    Conheço pessoas com 2 graduações em faculdade, mas que não conseguem articular uma ideia com coerência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses graduados são os maiores ignorantes ,os maiores analfabetos

      Excluir
  4. Olha, considerando a manada de asnos que nem sequer consegue zurrar em jumentês, creio que essa porcentagem de analfabetos que não lê, não escreve e nem zurra no padrão dos jumentos é muito maior. E ainda temos aqueles que tentam bancar os malandros tentando um balido de gazela para fingir que sabe um outro idioma da família. O que é uma tremenda monstruosidade é o "sistema educacional" implantado pela quadrilha petralha, onde as "escolas" estão "formando" oficialmente os "jumentos burros", ou seja, jumentos que frequentam unidades "educacionais" de formação de asno orgulhoso da própria estupidez. E ainda aplaudem euforicamente a iniciativa dos ladrões!

    ResponderExcluir
  5. QUANTO MAIS BURRO MELHOR, PARA ESSE POVO DO PT, SENÃO VÃO PERDER ELEITORES!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Hoje as escolas passa os alunos por idade e não porque aprenderam.
    Minha filha autista passou tanto tempo na escola e não aprendeu nada.
    Passava o tempo todo parada. A professora me falou tudo que rolava lá dentro e minha filha só saia de lá com mais trauma.
    Para o bem de minha filha eu tirei ela da escola.
    E hoje ela sabe ler por agente ensinar ela em casa.
    Estou procurando uma escola onde ela possa ter o tratamento adequado pra ela.
    Eu já nem sei o que faço porque tenho buscado um lugar melhor pra ela e não consigo.
    Não quero ver minha filha passar por mais tratos na escola.
    Isso só piorar o problema dela.
    O médico disse que ela não é pra tá no sexto ano sem saber nada melhor colocar em outras atividades que vai fazer ela se sentir bem.

    ResponderExcluir
  7. Vc faz parte dos acéfalos do ladrão de jóias, como vc não tem cérebro , fique sabendo que este partido que vcs condenam foi o único que criou muitas universidades, escolas técnicas, escolas de tempo integral, talvez seu filho estude em alguma universidade criada nos governos do pt, a pior coisa do mundo é pobre lascado que usa doa benefícios criados pelo governo e fica postando merda, bom foi seu ladrão mor que queria vender as universidades, não construio nada, senão um bando de idiotas.

    ResponderExcluir