quinta-feira, 11 de setembro de 2025

STF condena ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe e outros crimes

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta quinta-feira (11), o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão. A decisão histórica foi tomada por maioria dos ministros e refere-se a crimes cometidos no contexto da tentativa de ruptura institucional após as eleições de 2022.

Bolsonaro foi considerado culpado pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, dano ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

A sentença inclui ainda a perda dos direitos políticos do ex-presidente durante o período da pena, além da possibilidade de novas investigações em desdobramentos do caso. O julgamento teve como base as investigações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, que culminaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

3 comentários:

  1. Golpe foi quando o mesmo STF descondenou Lula na canetada e o deixou legivel para concorrer às eleições, condenado em 3 instâncias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tona vergonha seu bolsonarista safado ainda defende um bandido mafioso desses

      Excluir
    2. Bolsonaro vai ser preso por narrativas, lula passou por um julgamento legal. na Epoca dilma tentou colocar lula como ministro pra ter foro privilegiado e nao ser julgado pela lava jato. voce que defende vagabundo, petista burro do caralho.

      Excluir