terça-feira, 7 de outubro de 2025

Conflito Agrário: Produtor é Baleado e Família Mantida Refém em Fazenda Invadida por Indígenas em Porto Seguro

Um grave conflito fundiário resultou em violência e reféns na madrugada desta terça-feira (7) em Itabela, em Porto Seguro, Costa do Descobrimento. A Fazenda Seis Irmãos, na zona rural do município, foi invadida por um grupo de indígenas que atirou contra um produtor rural e manteve sua mãe, uma idosa de 80 anos, refém.

O grupo, que se identificou como pertencente à aldeia Meio da Mata, alegou que a ação faz parte de um processo de retomada de terras consideradas ancestrais. Testemunhas relataram que os invasores estavam encapuzados e armados quando cercaram a casa da família e efetuaram disparos.

O filho do proprietário foi atingido por um tiro no abdômen. Ele conseguiu fugir pela mata e foi socorrido, sendo levado ao Hospital Frei Ricardo, onde permanece internado.

Durante a ação, os invasores mantiveram a mãe do produtor, uma idosa de 80 anos com problemas cardíacos, e um bebê de dois anos como reféns por cerca de duas horas. A Polícia Militar foi acionada e iniciou o diálogo, conseguindo negociar a liberação da mulher e da criança.

O grupo indígena sustenta que a fazenda está localizada dentro do perímetro da Terra Indígena Barra Velha do Monte Pascoal. Os proprietários, por outro lado, contestam a afirmação, garantindo que o imóvel está fora da área em processo de demarcação.

Diante da escalada da tensão fundiária na região, agentes da Força Nacional já reforçaram a segurança em Itabela e em áreas próximas à Aldeia Barra Velha. Um inquérito policial foi aberto para investigar a invasão e os crimes cometidos.

13 comentários:

  1. ESSES FALSOS ÍNDIO JÁ GOSTA DE QUERÊ SI APROPRIAR DAS TERRAS ALHEIA

    ResponderExcluir
  2. Aqui em ilheus eles tem q derrubar a ponte porque isso aqui eles slegam q e terra dos semestrais!,chupa essa manga caetano

    ResponderExcluir
  3. Para que esses vagabundos querem mais e mais terras se todos eles odeiam o trabalho? Pesquisem por alguma dessas aldeias onde esses caras produzem seus próprios alimentos. Sempre estão à espera das verbas enviadas pelos ladrões petralhas!

    ResponderExcluir
  4. Aí o governo gosta que índio faça isso com fazendeiros,agora vai mexer com um deles para ver a Funai logo aparece também e da mesma laia do governador tem razão.

    ResponderExcluir
  5. Isso é uma vergonha que pais é esse vagabundos tomando terras de famílias com apoio do governo do PT , se ele quer dar terra teria que comprar e distribuir,descalço total estamos cada dia afundando em buraco sem fim

    ResponderExcluir
  6. Índio é tudo vagabundo, não serve pra nada.

    ResponderExcluir
  7. Muitas dessas terras que esse povo tem, desde a década de 60, 70 ou 80, não são terras adquiridas, inicialmente, a partir da compra e venda, e sim pela ocupação/posse e influência política da época em que os poderosos que estavam no poder forjaram títulos de terra. E impossível alguém através do dinheiro adquirir tantos alqueires de terras como a gente ver, tudo conquistado na base da invasão/ocupação e depois o estado ia lá e dava os títulos de terras. Agora tá aí o resultado….. conflito e mais conflito. Infelizmente! Eu não apoio isso, pq tem mta gente errada pelo meio, mas é importante refletir sobre o passado…. Tem fazendeiro de cacau mesmo nessa região que tem terra do tamanho do município de ITABUNA. Onde com o dinheiro dele teria comprado essas terras ? NUNCA… tudo invadido na época em que as terras eram devolutas! Estudem e veja se estou mentindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse raciocínio, ao invés de perseguir cacauicultores que muito fizeram pela região e já faliram por causa da vassoura de Bruxa, levando os municípios a retroagir no desenvolvimento, vão invadir mansões de 17, 00 mil m² em São Paulo, pra vê o que acontece, já que todo o País é invasão.
      Voltando ao passado no Brasil passado, especialmente no período colonial e imperial, as terras pertenciam ao Estado Português e depois ao Estado Brasileiro, sendo adquiridas através de capitanias hereditárias, sesmarias, entradas e bandeiras, e por apropriação de terras devolutas por pequenos produtores.
      Imagina a história da América do Norte, hein!

      Excluir
  8. Todas as terras do Brasil em 1500 pertenciam aos índios que morreram. E de lá pra cá foram criadas leis, escritura e cartórios de registro que legalizaram essas terras.
    Então na concepção desses desocupados só eles são herdeiros desses Índios?
    Porque se todos forem eu quero ocupar uma casa, pra chamar de minha na Vila Nova Conceição SP ou na cidade Jardim SP.
    Vão trabalhar e parem de ficar de olho no dinheiro e nos bens do outro!
    Quem está por trás dessas invasões nunca pegou numa enxada, só ficam mandando os bestas invadirem.
    Trabalhadores rurais que gostam de trabalhar e são honestos não se metem com esse pessoal.
    Deus disse "comerás o teu sustento do suor do seu rosto".
    É por isso que a esquerda não acredita em Deus, porque vai contra o pensamento deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde à implantação do golpe da República, os donos verdadeiros do Brasil são a Igreja Católica e os banqueiros internacionais (Rotschilds, Rockfellers e etc...).

      Excluir
  9. Essa brincadeira de invadir terra está ficando perigosa, só Trump pra classificar esse grupo.
    Pena de crime contra idoso, já tem acréscimo, e essa pessoa com 80 anos, com risco de morte, por um ataque cardíaco, ainda aumenta mais, não é isso?

    ResponderExcluir
  10. O povo tem que aprender a se defender, entrou na sua propriedade sem sua permissão, é bala.

    ResponderExcluir