sábado, 11 de outubro de 2025

Fome atinge 6,48 milhões no Brasil, menor nível em 20 anos, diz IBGE

O número de pessoas que vivem em lares com insegurança alimentar grave — ou seja, que enfrentam a fome diariamente — caiu 23,5% em 2024. Em termos absolutos, dois milhões de brasileiros deixaram a fome em apenas um ano, passando de 8,47 milhões em 2023 para 6,48 milhões em 2024.

Os dados fazem parte do levantamento sobre Segurança Alimentar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgado nesta sexta-feira (10) pelo IBGE, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Segundo Maria Lúcia Vieira, pesquisadora do IBGE, a insegurança alimentar moderada ou grave chegou ao menor nível desde 2004, quando teve início o levantamento. (leia mais abaixo)

O IBGE define insegurança alimentar grave como a situação em que há falta de qualidade e redução na quantidade de alimentos, incluindo crianças e adolescentes, transformando a fome em uma experiência vivida no domicílio.

O cenário atingiu cerca de 2,5 milhões de famílias, segundo o IBGE. Essa foi a primeira pesquisa oficial sobre insegurança alimentar desde a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017/2018 — ou seja, desde antes da pandemia de Covid-19.

14 comentários:

  1. O IBGE não tem credibilidade alguma, é só mais um Órgão propagandista do governo corrupto.

    Podem ter certeza que o nível é muito maior, nunca vi tantos mendingos e desempregados.

    ResponderExcluir
  2. Atenção Polícia P2 Igor vulgo Menor está no alto da mangabinha, na rua de paralepipadoo, perto da onde o mala do Diego Batatao trocou tiros. Está na hora de parar esse lixo. Só ameaça inocente ok

    ResponderExcluir
  3. MENTIRA DA DESGRAÇA KKKKL

    ResponderExcluir
  4. MANCHETE JORNALÍSTICA CONTRADITÓRIA UMA VERGONHA

    ResponderExcluir
  5. A FOME SEMPRE EXISTIRÁ
    EU ME ALIMENTO TODO DIA E MESMO ASSIM SINTO FOME
    E SO DA MEIO DIA A FOME APARECE
    FAÇA O FAVOR
    EU NAO QUERIA TER A OBRIGATORIEDADE DE COMPRAR ALIMENTO ... MAS TEMLNHO DE MATAR MIMHA FOME TODO DIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 11:43 se mata logo energúmeno

      Excluir
    2. Cuidado, se você não comprar alguém vai ter que lhe dá, daí vai ter que ficar numa fila quilométrica para receber do governo uma carcaça de frango como na Venezuela.
      Tá vindo transporte público gratuito, nessa cidade já está ruim pago imagina gratuito. Vamos ficar umas duas horas esperando, vai ser maravilhoso.

      Excluir
  6. Todos os dados divulgados por órgãos comandados pelo Boi Velho Ladrão descondenado e os quadrilheiros petralhas são todos falsos. Qualquer pessoa que consiga raciocinar consegue identificar em sua cidade, como também nas capitais, que existem muitas pessoas passando fome e que não recebem as esmolas distribuidas pelos corruptos. A maioria que recebe as esmolas são canalhas e vagabundos apadrinhados pelos bandidos petralhas, muitos dos quais preenchem cargos públicos para fingir que fazem alguma coisa que justifique o gordo salário. Ademais essa propaganda cruel e monstruosa de um Ladrão cachaceiro e galhudo que desperdiça bilhões de reais com viagens luxuosas, distribuição de dinheiro com artistas decadentes e canalhas para mentirem a favor do bandido. E esse filho do demônio vai para o exterior com uma caravana de canalhas para espalhar mentiras que tirou todos os pobres da pobreza, que tuirou o Brasil do "mapa da fome". Esse safado consegue mesmo é colecionar galhadas espelndorosas ao custo de milhões de dólares esbanjados pela canja de franga de granja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças ao bom Deus que Lula vai ganhar de novo para o povo tá recebendo aí os benefícios. O governador será tbm pt, de em Jeová

      Excluir
  7. Acho que essa pesquisa foi só em uma região só pode

    ResponderExcluir
  8. Quanta mentira,o nível de pessoas que estam na extrema pobreza aumenta a cada dia,basta ver a quantidade de pedintes e moradores de rua que tem aumentando assustadoramente,balela esses dados.

    ResponderExcluir
  9. Muitos que recebem bolsa família do governo, preferem usar o dinheiro com coisas fúteis como bebidas etc .o bolsa família não deveria ser dinheiro em espécie e sim 0 para cestas básicas, pagamentos de água e luz.

    ResponderExcluir
  10. Fake! Lule acabou com a fome no Brasil! kkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Mentira, Lulinha tirou os pobres da fome e da miséria no Brasil!
    Kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir