sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Número de trabalhadores por aplicativo cresce 25% e chega a 1,7 milhão

O número de pessoas que trabalham por meio de aplicativos cresceu 25,4% em 2024, na comparação com 2022. Nesse intervalo, o contingente de trabalhadores nessa condição passou de 1,3 milhão para quase 1,7 milhão. São 335 mil pessoas a mais.

Nesse período, houve também aumento de participação desses trabalhadores no universo da população ocupada – pessoas com 14 anos ou mais de idade que trabalham.

Em 2022, os trabalhadores por meio de aplicativos eram 1,5% dos 85,6 milhões de ocupados, proporção que alcançou 1,9% dos 88,5 milhões de ocupados em 2024.

Os dados fazem parte do módulo sobre trabalho por meio de plataformas digitais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgado nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o analista responsável pela pesquisa, Gustavo Fontes, explicações para esse aumento podem passar pelo fato de esses trabalhadores conseguirem mais renda; além da flexibilidade que a modalidade permite.

“Essa possibilidade de a pessoa escolher os dias em que vai trabalhar, a jornada de trabalho, o local de trabalho, isso também pode ser um fator”, diz. (Agência Brasil)

3 comentários:

  1. Em conjunto cresce também os acidentes, pois são irresponsáveis

    ResponderExcluir
  2. É por isso que lules fala que o desemprego caiu kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Os que querem progredir pelo trabalho, buscam alternativas para se esconderem da sanha arrecadatória do Ladrão e seus petralhas. Aqueles que estão registrados no sistema da RF não podem nem piscar o furico que os bandidos já batem na "porta" cobrabndo impostos e taxas. O que resta é uma fuga para o sistema informal, numa vã tentativa de safarem-se do castigo que lhes é imposto: PAGAR as mordomias furunfais da Galinha de Granja a Esbanja e do Boi Velho cachaceiro, além de sustentar um exército de vagabundos preguiçosos que vivem parasitando os que trabalham.

    ResponderExcluir