O número oficial de mortos na operação policial de terça-feira (28), no Rio de Janeiro, praticamente dobrou na manhã desta quarta-feira (29). De 64, saltou para 121. Moradores das comunidades da região do Alemão e da Penha resgataram corpos da mata onde houve o principal confronto.
Praça São Lucas, Complexo da Penha, Zona Norte do Rio. No asfalto, o retrato de mais um dia que entra para a história da violência no país. Pessoas incrédulas, em choque diante dos mortos, deixados lado a lado, no meio da rua. A todo momento chegavam mais carros com mais corpos.
"Muito terror, muito medo, é isso que nós temos para falar. Muita mãe chorando e a gente não sabe o que fazer”, diz uma moradora.
Foram moradores da favela que levaram os mortos da mata para uma das principais ruas da comunidade. Em meio à multidão, um trabalho silencioso. Ali mesmo, na rua, pessoas tentavam identificar parentes.
"Não é um dos meus que está ali, mas eu sou mãe. Eu sou mãe e sei muito bem o que cada uma está passando porque eu também já tive perda”, diz uma moradora.
"Eu não sou mãe, sou tia. Mas a gente vê assim a realidade, a gente fala para procurar coisas melhores, mas infelizmente, minha filha, é muito difícil para uma mãe, um pai ver um filho assim”, afirma uma outra moradora.
O que se viu lá chocou não só a nossa sociedade; chamou a atenção da imprensa do mundo todo.
"É muito difícil para nós de compreender isso. Muita violência, muita morte. Eu não lembro de ter vivido uma coisa como essa. É muita dor”, diz o jornalista argentino Martin Gonzales.
“De carro, nós seguimos para a parte alta do Complexo da Penha, a cerca de um quilômetro dali. No caminho, barricadas erguidas pelos traficantes para dificultar a passagem da polícia. Paramos na região da Pedreira, que funciona no complexo. Entramos na área da mata onde aconteceu um dos confrontos mais intensos da operação de ontem. A gente está acompanhando as buscas feitas por moradores que tentam encontrar os corpos de parentes. Não havia bombeiros, não havia polícia. Não houve perícia no local onde os corpos foram encontrados”, relata a repórter Bette Lucchese.
O Ministro do STF Alexandre de Morais, determinou que o governador Cláudio Castro preste informações sobre a operação policial no RJ:
"Um rastro de sangue. Aqui já tem peças de roupas. Aqui alguém deve ter caído, provavelmente. Sangue, casaco, chinelo. Pode ser de outra pessoa, até essas roupas mais para frente. Está bem difícil hoje, bem pesado”, diz uma moradora.
Na mata, balas ainda intactas. A equipe do Jornal Nacional flagrou um homem carregando um fuzil, e outro com uma pistola. Em uma área de difícil acesso, moradores localizaram os corpos de dois homens. Mais um na caçamba de um caminhão que presta serviço para a Pedreira e outro estava no alto do morro. Esses quatro corpos também foram levados para a Praça São Lucas. Um endereço do Complexo da Penha que ficou marcado para sempre.
Desespero no Rio: mulher carrega corpo de familiar em carrinho de mão após recusa de rabecão entrar em comunidade:





Nenhuma novidade para quem vive na vida bandidos. Isso daí é o preço que se paga quando vive cometendo as mais terríveis monstruosidade. Agora querem taxar de santo esses merdas que vivem oprimindo a comunidade.
ResponderExcluirNão sei como deixaram se criar tantos bandidos como no Rio de Janeiro.
ResponderExcluirO mal se cor
Não sei como deixaram a criminalidade crescer desse jeito no Rio, o mal se corta pela raiz.
ResponderExcluirA mesma ILUDIDA como Muitas d Itabuna e região q hj Chora 😭😭🖤😭😭😭e a mesma vai Senta n colo d próprio parceiro deles elas 😭😭pela Ilusão d dizer q e Protegida vcs são Muito além d ILUDIDAS vcs e Muito preguiçosa vcs tomam CHIFRE APALHA por cima d cara e ACEITA CALADA vcs n e boa n e uma das marmitas e namorada e mulheres deles porq VCS Não tiram eles desse mundo porq VCS aceitam porq vcs e CONVENIENTES dos ERROS deles vcs Aceitam eles Mata a Roubar pais d famílias pra quer bancar os seus LUXOS d preguiçosas por tanto Infelizmente VCS não vejo DIFERENÇA e LIXO como eles pra rasta pais d famílias. Pra Roubar e pra Matar vcs SABEM vcs Infelizmente estão deixando a DESEJAR VCS tem que q passar a ser tratada como os MESMOS q VCS Apoiam e Esconder os ERROS deles e CONVENIENTE das ATITUDES deles logo estão Sentado n mesmo q comia e bebia e colocava uma carreira d po pra eles Mulher Gosta d Home preguiçosa ILUDIDA gosta d Vagabundo e uma Pena q elas n correram pra mata mais eles👉⚰️⚰️⚰️⚰️⚰️ a ir eu ia Acreditar q elas n gosta d. Boa vida d ser PREGUIÇOSA e sim Amava eles 👉⚰️⚰️⚰️⚰️⚰️ tem delas q já estava n vendo a hora pra se libertar das. SURRAS e d Assumir o outro senta em outro colo n parceiro. Deles cuidados c suas ILUSÃOS uma hora vai d ERRrO pra vcs também quando as facções e o Estado saber q VCS estão n mesmo endereço LEVAR e TRAZ e passarem a tratar vcs como eles quem não ouvir pai e Mãe galinha q acompanhar pato morrer Afogado quem se ajuntar c porcos faleros COME ouvir COITADAS 👉⚰️⚰️⚰️⚰️⚰️
ResponderExcluirSegundo Lula, são as vítimas dos usuários.
ResponderExcluirEngraçado os q eles mataram e sequestaram elas Não sabem DIZER 🤔 a vida e feita d ESCOLHAS essa e a dela e d muitas d vcs quantos pais d famílias n pode fazer um enterro digno pra os q seus 😇 🔫 Mataram e enterraram a ir VCS ainda estão n vantagem ainda vão enterrar a vida t ruim e pra família q tem dez 50 Anos n esperar d ver o esposo o pai chegar um ante querido e a mesma d vídeo acima e demais vcs saberem ondem está enterrado e ficar em SILÊNCIO a dor q vc sustenta e apoia hj um dia chegará pra VCS se vcs q convenientes c as Atitudes dos seus namorados e marido ou até eles mesmo se um dia VCS n saber o valor d um filho ou um pai um dia vcs vão SABER 👆⚰️
ResponderExcluirColheram o que plantaram
ResponderExcluir