quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Operação Coroa desarticula organização criminosa ligada ao tráfico de drogas no sudoeste da Bahia

A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (16) a Operação Coroa, resultando na desarticulação de um grupo criminoso especializado em tráfico de drogas em Nova Canaã e cidades vizinhas. Ao todo, oito pessoas foram presas em uma ação integrada que envolveu três municípios.

Alan Patrick Andrade Santos foto de 2025

Líder Preso em Uruçuca Desrespeitava Prisão Provisória

O principal alvo da operação, apontado como líder da organização, é Alan Patrick Andrade Santos, de 43 anos. Ele foi localizado e detido na cidade de Uruçuca, no Sul da Bahia.

Alan Patrick, que morou no bairro Lomanto, em Itabuna, é considerado pela polícia um indivíduo de alta periculosidade, envolvido em diversos crimes na região. No momento da prisão, ele estava utilizando tornozeleira eletrônica, em descumprimento de uma liberdade provisória concedida em um processo anterior por tráfico.

Alan Patrick Andrade Santos foto de 2014

O histórico de Alan Patrick inclui o envolvimento na rebelião do Conjunto Penal de Itabuna em 2014, que resultou na transferência de quase 100 presos de "comportamento inadequado" para outras unidades do estado.

  • Oito Prisões e Apreensão de Materiais
  • A Operação Coroa, que durou três meses de investigação, resultou em:
  • Oito prisões (cinco em Nova Canaã, duas em Itabuna e uma em Uruçuca).
  • Apreensão de 15 celulares, que serão periciados.

Identificação de movimentações financeiras compatíveis com a prática de lavagem de dinheiro.

A investigação, conduzida pela 21ª Coorpin/Itapetinga com apoio de unidades especializadas (GATTI/Pedra Branca e Denarc/DTEs de Vitória da Conquista e Itabuna), conseguiu mapear toda a estrutura hierárquica do grupo, incluindo fornecedores e distribuidores.

Os presos foram encaminhados para as unidades policiais competentes e estão à disposição da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário