quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Prefeitos são alvos de operação contra desvio e lavagem de dinheiro na BA; prejuízo estimado é de R$ 12 milhões

Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, na manhã desta quinta-feira (23), uma operação para combater uma organização criminosa responsável pelo desvio e lavagem de recursos públicos federais repassados à Prefeitura de Poções, cidade do sudoeste da Bahia, entre 2021 e 2023. O prejuízo estimado ao erário ultrapassa R$ 12 milhões.

Segundo a Polícia Federal, estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão nos municípios baianos de Poções, Encruzilhada, Barreiras e Vitória da Conquista.

Entre os alvos estão o prefeito de Encruzilhada, Dr Pedrinho (PCdoB), a prefeita de Poções, Dona Nilda (PCdoB) e o ex-chefe de gabinete da prefeitura de Poções, que também já exerceu o cargo de prefeito do município, Otto Wagner de Magalhães. Ele foi preso por posse ilegal de arma.

Anteriormente, a reportagem afirmou que o atual chefe de gabinete Jorge Luiz era um dos alvos da operação. No entanto, ele não foi citado na ação da PF.

O g1 tenta contato com as defesas dos alvos, mas não conseguiu até a última atualização desta reportagem.

Como funcionava o esquema

De acordo com a PF, as investigações apontam irregularidades em contratos de terceirização de mão de obra financiados com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Sistema Único de Saúde (SUS) e Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), incluindo ausência de estudos técnicos, pesquisa de preços inadequada, majoração indevida de valores contratuais e prestação fictícia de serviços.

A investigação revelou ainda a existência de uma estrutura criminosa organizada, com atuação em diversos municípios baianos, que utilizava empresas de fachada, familiares como intermediários financeiros, movimentações bancárias atípicas e ocultação patrimonial para viabilizar os desvios e a lavagem de dinheiro.

A PF informou que os crimes apurados incluem organização criminosa, peculato, fraude à licitação, lavagem de dinheiro e crimes contra a legislação trabalhista. G1-Bahia

Vídeo::

11 comentários:

  1. Apenas mais enrolações e cortinas de fumaça. O que interessa é o seguinte: E o FREI CHICOBENTO irmão do Boi Ladrão cachaceiro dos chifres podres, aquele colecionador de galhadas de Canja de Franga de Granja, a que Esbanja milhões de dólares dos jumentos acéfalos famintos? Essa quadrilha do inferno que roubou DEZENAS de BILHÕES DE REAIS dos velhinhos desamparados do INSS, vai continuar ROUBANDO? Vejam bem, esses roubos fantasiados em descontos sem autorização das vítimas, iniciou-se em 2003, após a posse do ladrão até então incubado, mais conhecido como "Sapo Gatuno", que em pouco mais de dois anos mostrou o que é realmente: Um LADRÃO INVETERADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se atualiza aí nas investigações, pq quem roubou e deixou roubar foi o seu ídolo político, o Bozo!
      Vc é só um corninho bitolado!

      Excluir
  2. PCdoB, partido que se diz de esquerda mais eles só vivem no luxo... Wenceslau, Deivison, Ramon Cardoso.... esquerda só pra enganar o povo.klkk!!!!

    ResponderExcluir
  3. Kkkk o povo quer lá saber de Frei Chico, quer mais vale gás ,mais bolsa família,e outras benesses através do dinheiro do trabalhador,daquele que acorda de manhã cedo para trabalhar arriscado a,ser assaltado e morto por esses mesmos que recebem essas benesses .

    ResponderExcluir
  4. Hoje mesmo passou uma reportagem com um miseravel com uma perna amputada e outra algemada em uma cama de hospital,baleado pq fugiu da Polícia pq não tinha habilitação , o juiz condenou o mesmo sem nem ouvi lo,enquanto isso ficam colegas ops desculpe deles roubando milhões respondendo em liberdade.

    ResponderExcluir
  5. Só na chega nas cidades onde os malacas tem amizades com maridos de alguém que trabalham nos tribunais contas dos municípios.
    Aí deitam e rolam com reformas de praças superfaturadas.

    ResponderExcluir
  6. É meus Queridos irmãos itabuneses baianos conterraneos,enquanto vcs nao aprenderem voltar corretamente,é lutar por uma Bahia melhor,vcs sempre vao sofrer,é vão Se sujeitar a humilhação de ir para outro estado em busca de emprego,Se vcs nao sabem os Nortista odeiam nordestino,é falam mal de todos nós,o problema é Que vcs nao sabem voltar,é nao sabem lutar por uma Bahia melhor é sem violencia,eu nasci em itabuna,e quem é da epoca dó site caverão itabuna,sabe no Que Estou falando,itabuna sempre teve corrupcão é violencia ,não só itabuna MAs toda Bahia,itabuna esta cheio de faccões criminosas,é todo mundo sabe Que Isso não de agora! MAs porque Tudo Isso nao acaba??? É muito simples,os politicos,vereadores a malhoria São todos envolvidos
    Por Isso Que a corrupcão não acaba é a violencia também,Se vcs não lutar por uma Bahia melhor a bahia vai Se tornar uma somalia Ou Nigeria da Vida
    Então aqui só é uma mensagem de conselhos
    Eu hoje não Moro Ja Bahia mais,Moro em Santa Catarina !

    ResponderExcluir
  7. Engraçado que os corruptos que estão aparecendo são da esquerda, será que é coincidência? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escândalo em Santa Catarina: 27 prefeitos presos por corrupção, todos bolsonaristas, o advogado Pietro Lorenzoni, filho do ex-ministro da Previdência Social Onyx Lorenzoni recebeu propina do INSS. Só coincidência?

      Excluir
  8. Só passando pra lembrar que o governador do Tocantins,(partido: Republicanos,desviou milhões e nenhum Bolsonarista fez algum comentário, até as merendas escolares estavam desviando

    ResponderExcluir