A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou nesta quinta-feira (2) que, até o momento, não há registros de casos de intoxicação por metanol no estado. A pasta destacou que já emitiu uma orientação preventiva para as unidades de saúde da rede privada e para os setores de urgência e emergência da rede pública, a fim de que profissionais estejam atentos a possíveis quadros clínicos compatíveis com intoxicação. Caso ocorram notificações, elas devem ser imediatamente comunicadas à secretaria, permitindo rápida análise e a adoção das medidas necessárias.
De acordo com a Sesab, há um monitoramento contínuo em parceria com o Ministério da Saúde e autoridades sanitárias nacionais, diante da confirmação de casos em outros estados. A preocupação cresce com a situação registrada no Brasil, que contabilizou até quarta-feira (1º) um total de 43 notificações de intoxicação por metanol, segundo dados do Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional).
Entre esses registros, 39 ocorreram em São Paulo, sendo 10 já confirmados como intoxicação por bebida adulterada e 29 em investigação. Também foram identificados quatro casos suspeitos em Pernambuco. O levantamento aponta ainda uma morte confirmada em São Paulo, enquanto outras sete estão em apuração, cinco delas no mesmo estado e duas em Pernambuco.
A intoxicação por metanol a partir do consumo de bebidas alcoólicas batizadas — como gin, vodca e whisky — já provocou casos de internação grave, perda de visão e até mortes no estado de São Paulo nas últimas semanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário