O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou nesta quinta-feira (30) três votos para determinar que a polícia deve informar sobre o direito ao silêncio durante abordagens de suspeitos. O caso envolve o julgamento de um processo que vai decidir se o Estado deve advertir o suspeito ou preso em flagrante sobre o direito de não se incriminar. O relator do caso, ministro Edson Fachin, e os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin, votaram a favor da tese.
Fachin entendeu que o direito constitucional ao silêncio deve ser estendido a abordagens policiais para evitar confissões informais obtidas por policiais. “O direito ao silêncio consiste em uma garantia conferida ao indivíduo de se negar a responder perguntas formuladas por agentes do Estado diante de uma suspeita existente contra si. Trata-se de um direito fundamental que visa a proteção da liberdade e da autodeterminação do indivíduo contra o Estado no exercício do poder de punir”, argumentou Fachin.
Pelo entendimento do relator, as confissões informais deverão ser anuladas se forem usadas pela Justiça para basear condenações. “Este Supremo Tribunal Federal é firme no sentido de que a Constituição assegura não apenas a garantia do direito ao silêncio, mas também o direito de ser informado sobre a possibilidade de permanecer calado. O descumprimento desse dever de informação por parte do Estado torna nula as declarações obtidas e as provas dela derivadas”, completou o ministro.
Após os votos proferidos, o ministro André Mendonça pediu vista do processo. A data para retomada do julgamento não foi definida. *Com informações da Agência Brasil





Os bandidos quando vão roubar e matar, eles perguntam sobre os direitos das pessoas? Pra bandido não devia ter nenhuma lei defendendo. Esses juízes deviam ocupar o tempo fazendo leis pra beneficiar gente de bem que pagam o salário deles
ResponderExcluirEsse caras somente impõe suas "razões" em defesa de bandidos, jamais decidem alguma coisa favorável a um trabalhador e um pai de família honesto!
ResponderExcluirMas quem lhes paga os salários e os luxos bilionários são os miseráveis que são vítimas dos seus protegidos.
Vale a pena mesmo viver no mundo do crime?
Isso é o Brasil, decida você!
Pensei que eles já soubesse, estamos lhe dando com bandidos ou com acéfalos?
ResponderExcluirJá não basta familiares passar a mão pela cabeça, agora a polícia tem que ficar perdendo tempo falando?
Direito deles já está escrito no B.O, ou está nas tatuagens do corpo como artigos e símbolos da apologia
O povo brasileiro é mesmo um povinho otário por natureza. Paga salários e os luxos dos seus algozes! Os patrões sendo escravizados pelos empregados? Somente no Brasil e com este povinho bostético!
ResponderExcluirSTF e PT são um câncer para esse país, o crime tomou conta mesmo, até ministros os caras tem
ResponderExcluirGADO INFELIZ, VAI ESTUDAR PRA ENTENDER O QUE ESTÁ LENDO
ExcluirÉ inadmissível uma coisa dessa
ResponderExcluirEsse Brasil tá caminhando a passos enormes para uma guerra social
Quando é que o povo brasileiro vai acordar e tirar essa corja de marginais do poder no Brasil?