segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Brasil tem 358 mil pessoas em situação de rua; Sudeste concentra quase 60% do total

Um levantamento divulgado em outubro pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com População em Situação de Rua (OBPopRua/UFMG) revelou que 358,5 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil. O dado reforça o avanço da vulnerabilidade social no país e expõe a desigualdade entre as regiões.

A região Sudeste concentra a maior parte dessa população. São Paulo lidera com 148,7 mil pessoas — sendo 99,4 mil apenas na capital. Em seguida aparecem Rio de Janeiro (33 mil) e Minas Gerais (32,6 mil). Juntos, os três estados reúnem cerca de 60% do total nacional.

No ranking seguinte estão Paraná (17 mil), Bahia (16,6 mil), Rio Grande do Sul (15,9 mil), Ceará (13,6 mil), Santa Catarina (11,8 mil) e Roraima (9,9 mil). O caso de Roraima chama a atenção: o estado registrava pouco mais de mil pessoas em 2018, e hoje tem um número quase dez vezes maior, ultrapassando até estados mais populosos, como Pernambuco e Amazonas.

O Observatório também fez um alerta sobre o descumprimento de direitos constitucionais e a falta de transparência nos dados oficiais sobre o tema. O estudo destaca ainda que a população em situação de rua no Brasil continua sendo majoritariamente negra, enfrentando um cenário de exclusão social e invisibilidade diante das políticas públicas.

5 comentários:

  1. 20 anos de PT , mas a culpa é de Bolsonaro genocida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato. Pior, existem os esquerdistas que não que são de esquerda, que xingam o ex-presidente de fascista, nazista, negacionista e outros "istas" que a mídia esmoleira repete insiistentemente, aí você se aproxima de um desses jumentos esqurdopatas e implora carinhosamente: me explica o que significa ser um fascista, um nazista, um negocionista... Daí o papagaio burro/ignorante/analfabeto e desmiolado faz cara de paisagem, diz que é doido, filho de papai mula e que vai ali "tumar" um cálice de merda! Você vai discutir com um asno desse quilate?

      Excluir
  2. Esqueceu de saber de onde são essas pessoas, mas nem precisa só pode ser da região norte/ nordeste as mais fudidas dominada pelo PT.

    ResponderExcluir
  3. Então você não observou que es Estados que lideram esse ranking são bolsonaristas? Então você acha legal que exista a fila do osso? toma vergonha.

    ResponderExcluir
  4. SERÁ QUE ESTE POVO ACÉFALO DE DIREITA SABE LER BEM UMA MATÉRIA? 60 POR CENTO SÃO NO SUDESTE. TAMBÉM TEM EM SANTA CATARINA, PARANÁ E RIO GRANDE DO SUL, TODOS BOLSONARISTAS. ACORDA CAMBADA DO CAPIROTO.


    ResponderExcluir