A BR-101 permanece totalmente interditada no km 648, na altura de Santa Maria Eterna, distrito de Belmonte, desde a tarde de quinta-feira (13). Moradores voltaram a bloquear a rodovia em protesto contra as péssimas condições do desvio utilizado desde que a ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em Itapebi, passou a operar com restrições.
A manifestação começou por volta das 14h e atravessou a noite e a madrugada, ainda sem previsão de término na manhã desta sexta-feira (15). Carretas, ônibus e veículos de carga formaram longas filas nos dois sentidos, e muitos motoristas e passageiros permaneceram horas parados, sem alternativa de rota rápida.
Em alguns momentos, os manifestantes abriram pequenas janelas para a passagem de parte dos veículos, mas a circulação segue praticamente travada. Durante a madrugada, a tentativa de motoristas de remover pneus usados no bloqueio aumentou a tensão e gerou tumulto, embora não haja registro de feridos.
Morosidade nas obras revolta comunidade
O estopim do novo protesto é a frustração dos moradores com a falta de solução para a ponte do Jequitinhonha, interditada parcialmente desde maio após a identificação de problemas estruturais. Desde então, apenas veículos de até cinco toneladas podem atravessar o local.
Caminhões e ônibus de maior porte são obrigados a seguir um desvio superior a 70 quilômetros, grande parte por estrada de terra, o que torna as viagens mais longas, inseguras e onerosas.
Na semana passada, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a estrutura atual receberá reforço metálico, com previsão de conclusão até janeiro de 2026. Apenas depois disso caminhões e ônibus de médio porte poderão voltar a trafegar.
O órgão também declarou que o projeto da nova ponte — que será construída ao lado da atual — está em fase final, com obras previstas para começar em 2026.
A resposta, no entanto, não convenceu a população. “A comunidade está cansada de esperar. Queremos o início da obra da nova ponte e o asfaltamento do acesso. Não dá mais para viver no desvio”, afirmou um morador que acompanhava o protesto.
Via estratégica entre Norte e Sul do país
A ponte sobre o Rio Jequitinhonha é um dos principais corredores logísticos entre o Nordeste e o Sudeste. A lentidão nas intervenções tem provocado prejuízos ao transporte de cargas, atrasos em linhas de ônibus e intensificado os transtornos para moradores e trabalhadores da região.
Sem avanços concretos e diante da piora no desvio improvisado, novas manifestações não estão descartadas pelos moradores.






Bandidos,covardes ão invés de formar um grupo e quebrar a casa do governador ou de algum deputado,fica atrapalhando e matando trabalhadores.,canalhas.
ResponderExcluirEm Provérbios 29:2 diz: "Quando o governo é formado de homens justos e honestos, o povo vive feliz, mas quando os líderes de uma nação são maus, o povo chora de tristeza".
ResponderExcluir14:32 vc é gay?
ExcluirANO QUE VEM TUDO SE RESOLVERÁ, ACALMEM-SE E FAÇAM O "L".
ResponderExcluirOlha se depender do Ladrão e sua quadrilha de auxiliares petralhas, a meia-sola que eles estão prometendo na estrutura da ponte somente acontecerá no próximo ano às vesperas das eleições. Neste momento o Boi Ladrão, sua marmita de presidiário e seus quadrilheiros estão esbanjando QUATRO BILHÕES DE REAIS na quermesse FLOP30 FLOPADA, escandalosamente superfaturada e ignorada pelos líderes que decidem o destino do planeta. Somente dezoito governantes ou representantes meia-boca se fizeram presentes para constatarem a vergonha e a esculhambação promovida pelo ladrão e canja de franga, os quais expuseram todo o seu desprezo e deboche com um povo miserável e faminto, ostentando um luxo cruelmente excessivo festejando a desgraça de um povo chafurdando nos esgotões escondidos detrás das cortinas de fumaça do incêndio no aeroporto da COP30 FLOPADA.
ResponderExcluirE que ninguém ouse reclamar da perversidade do Boi Velho Ladrão e seus quadrilheiros pois vocês votaram no cornão galhudo. Aguentem heroicamente!
16:10 veja bem, Lula vai ganhar em 2026. O governo do estado será pt, evc continua corno
ExcluirEssa bateria virou moda. Vcs aí, manifestantes, vtnc.
ResponderExcluir