quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Operação Vulcanus desmonta esquema clandestino de armas que abastecia facções em Itabuna

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Ilhéus (FICCO/Ilhéus) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (26), a Operação Vulcanus, uma ofensiva coordenada para neutralizar um esquema de fabricação, comércio ilegal e manutenção clandestina de armas de fogo que abasteciam facções criminosas em municípios do sul da Bahia.

O alvo da ação foi o município de Itabuna, onde os investigadores identificaram dois suspeitos considerados peças-chave no esquema: Jones Fernandes Lima, o Johny, apontado como armeiro que atuava no submundo do crime, preso no bairro Santo Antônio; e um despachante conhecido como “PP”, dono de uma empresa de estampagem de placas localizada em Itabuna, detido no bairro Parque Verde. Segundo a FICCO, “PP” era responsável por distribuir parte das armas produzidas ou adaptadas de forma irregular.

As investigações revelaram que ambos operavam estruturas clandestinas de manutenção, modificação e circulação de armamentos entre Itabuna e Ubatã. O esquema foi confirmado após meses de trabalho de inteligência, vigilância e monitoramento.

Vídeo:

Durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, os agentes efetuaram prisões em flagrante. Nos imóveis, foram encontrados armas de fogo, peças, acessórios, munições, ferramentas e maquinários utilizados na fabricação e adaptação de armamentos, além de celulares, documentos e mídias que devem auxiliar no aprofundamento das investigações.

A Operação Vulcanus contou com a atuação integrada de policiais federais, civis, militares e penais, com apoio das unidades especializadas:


  • CETO do 15º BPM
  • SOINT do 15º BPM
  • 6ª COORPIN da Polícia Civil da Bahia


A FICCO destacou que a operação representa um golpe significativo contra o crime organizado na região, atingindo diretamente núcleos responsáveis por abastecer facções com armas de alto poder ofensivo. A força-tarefa reforça que seguirá atuando de forma articulada para reprimir atividades criminosas e fortalecer a segurança pública em todo o sul do Estado.

11 comentários:

  1. Só aqui no condomínio jubiaba que ninguém acha nada tudo monitorado esse elemento que a romu pegou hj em nova ferradas é perigosíssimo o tau do Gugu o bicho é tão ruim que esses dias disparou a pistola na cintura atingiu o femo e não ficou aleijado credo

    ResponderExcluir
  2. Esse "EMPRESARIO' é o PEDRO PAULO . velho conheçido por vender placas para carros clonados e furtados , para esquentar os carros e despistar a policia até o desmanche do carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ser cliente pra saber tanta riqueza de detalhes.🫡 🙃
      Só os santinhos vem aqui comentar 🙌🏽 Rsrsrs

      Excluir
    2. Inclusive vc kkkkk!!!! Falou dele mesmo no próprio cometário e foi a mesma coisa de cagar e limpar o cu com a bosta kkk

      Excluir
  3. "PP" porque é influente. Se não estava lá o nome e a foto !!!

    ResponderExcluir
  4. Tem um bar na rua a no novo Itabuna, que é ponto de venda e distribuição de drogas,

    ResponderExcluir
  5. Pedro Paulo vulgo Paulinho vishiii

    ResponderExcluir
  6. PAÍS SÓ TEM BANDIDOS, OS CARAS SÓ USAM A INTELIGENCIA PARA FAZER O MAL. ITABUNA ESTÁ EM TODAS COM RELAÇÃO A CRIMINALIDADE. SÓ PASSO AI COM DRONE, CIDADE TÁ BARRIL..........

    ResponderExcluir
  7. A polícia sabe de tudo. Mas....nem toda boca de fumo é abordada e os culpados presos. Não sei qual a razão.

    ResponderExcluir
  8. Johny dinovo pensei que tinha parado

    ResponderExcluir
  9. Ta rico esse armero ai fez a mansao ai perto do colégio barauna faz mais de 30 anos nessa profissão

    ResponderExcluir