quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

PF prende filho do “Careca do INSS” e servidores da Previdência em nova fase de operação contra fraudes

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (18), mais uma etapa da Operação Sem Desconto, que apura um esquema nacional de fraudes envolvendo descontos irregulares em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre os presos está Romeu Carvalho Antunes, filho de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, apontado como um dos principais articuladores do esquema.

As investigações, reveladas inicialmente pelo site Metrópoles, indicam a atuação de uma organização criminosa estruturada, com divisão de tarefas para obtenção de dados de beneficiários, inserção de informações falsas em sistemas oficiais e posterior ocultação dos valores desviados.

Também é alvo da operação o secretário-executivo do Ministério da Previdência, Aldroaldo Portal. Ele foi exonerado do cargo e teve a prisão domiciliar determinada. A PF ainda cumpre mandados de busca e apreensão relacionados ao senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a um assessor parlamentar.

Outro investigado é o advogado Eric Douglas Martins Fidelis, filho do ex-diretor de Benefícios do INSS nos anos de 2023 e 2024, André Fidelis, que já havia sido preso em fase anterior da mesma operação. Contra Eric, a Justiça autorizou mandados de prisão preventiva e de busca.

Ao todo, estão sendo cumpridos 52 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão preventiva, além de outras medidas cautelares, nos estados de São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão e no Distrito Federal. Todas as ações foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A operação é realizada de forma integrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), com o objetivo de desarticular o esquema e impedir novos prejuízos aos cofres públicos e aos beneficiários da Previdência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário