quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Bahia registra em 2025 a maior queda em mortes violentas dos últimos 19 anos

A segurança pública da Bahia alcançou números históricos no último ano. Segundo dados oficiais apresentados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) na manhã desta terça-feira (20), o estado registrou em 2025 a maior redução nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) — que incluem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte — das últimas quase duas décadas.

A queda foi de 13,1% em comparação ao ano de 2024, consolidando o quarto ano consecutivo de retração na violência letal em solo baiano.


Os Números da Redução

Ao longo de 2025, foram contabilizadas 3.884 ocorrências, o que representa uma preservação de 588 vidas em relação ao ano anterior. O balanço foi detalhado no Centro de Operações e Inteligência (COI) e aponta uma tendência de queda em diferentes regiões:

Salvador: A capital baiana teve o menor número de mortes violentas dos últimos 25 anos, com uma queda expressiva de 22,9% (706 ocorrências).


Região Metropolitana (RMS): Registrou redução de 21,2%, totalizando 390 crimes.

Interior do Estado: Apresentou uma queda de 8,9%, fechando o ano com 2.788 mortes violentas.


Combate ao Feminicídio e "Baralho Lilás"

A violência contra a mulher também apresentou recuo. Em 2025, foram registrados 103 feminicídios, um número 6,3% menor que o de 2024. O secretário Marcelo Werner destacou que o combate ao crime de gênero ganhou um novo reforço no final do ano passado com o lançamento do "Baralho Lilás", ferramenta que expõe agressores com mandados de prisão em aberto.


Estratégia de Inteligência

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, atribuiu os resultados ao Policiamento Orientado pela Inteligência e ao combate direto ao crime organizado. "Com o reforço das ações ostensivas, asfixiamos financeiramente as facções", afirmou Werner, ressaltando que o investimento em tecnologia e integração entre as polícias Civil e Militar foi fundamental para o sucesso das operações.


Apreensões e Produtividade Policial

Além da redução de mortes, o ano de 2025 foi marcado por produtividade recorde nas delegacias e nas ruas, com foco na retirada de armas de fogo de circulação e no cumprimento de mandados de prisão de lideranças criminosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário