Com a virada do ano, entraram em vigor novas mudanças nas regras da Previdência Social, previstas na reforma aprovada em 2019. As alterações fazem parte das regras de transição e, na prática, aumentam o tempo necessário para que trabalhadores consigam se aposentar.
A principal mudança atinge a chamada regra de pontos, utilizada na aposentadoria por tempo de contribuição. Desde janeiro, a soma da idade com o tempo de contribuição passou a exigir 93 pontos para mulheres e 103 pontos para homens. O avanço representa, para muitos segurados, a necessidade de trabalhar por mais meses ou até anos até alcançar o direito ao benefício.
A regra também se aplica aos servidores públicos, que seguem o sistema de pontos, mas precisam cumprir exigências adicionais, como idade mínima, tempo no serviço público e tempo no cargo em que atuam.
Outra regra de transição que sofreu alteração foi a da idade mínima progressiva. Para trabalhadores com longo histórico de contribuição, mas que ainda não atingiram a pontuação necessária, a idade mínima aumentou em seis meses. Agora, a aposentadoria só pode ser solicitada a partir dos 59 anos e meio para mulheres e 64 anos e meio para homens, desde que seja cumprido o tempo mínimo de contribuição de 30 anos (mulheres) e 35 anos (homens).
Esse aumento seguirá de forma gradual, com acréscimos anuais, até 2031, quando a idade mínima chegará a 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. As mudanças reforçam o caráter progressivo da reforma e exigem maior planejamento previdenciário por parte dos trabalhadores.








Isso que esse vagabundo presidente quer, que tudo mundo trabalhe até morrer.
ResponderExcluirQuem aprovou foi seu presidente. Estude bolsomion
ExcluirOU GADO ,QUEM APROVOU ESSA REFORMA VOU O PRESIDIÁRIO DO TEU MITO
ExcluirSÓ PARA REFRESCAR A MEMÓRIA. EM QUAL GOVERNO FOI APROVADO ESSAS MUDANÇAS? CERTAMENTE DOS PATRIOTÁRIOS QUE ODEIAM O POVO. SIMPLES ASSIM.
ResponderExcluirSIMPLES ASSIM VC PEDINDO ESMOLA ELES DO PT PODRE DE RICO DIN DIN ROUBADO.
ExcluirBOLSONARO QUE SE PREPARE PARA MORRER NA CADEIA, AGORA LHES PERGUNTO, VALE A PENA ROUBAR, CONTRUIR TANTOS PATRIMONIOS, E AGORA NÃO PODER USUFRUIR?
ResponderExcluirCOM TANTA GENTE PASSANDO FOME!
ESSA LEI FOI APROVADA EM 2019. JÁ PREJUDICOU OS ÓRFÃOS E AS VIUVAS E AGORA ATINGIU A IDADE PARA NOVAS APOSENTADORIAS, PORÉM...VAI PIORAR ATÉ VOTAREM NOVA LEI SEJA QUAL FOR O GOVERNO. POIS UM GOVERNO APROVA E O OUTRO GOVERNO TEM QUE CUMPRIR. EU ESTAVA PAGANDO O INSS PARA UMA APOSENTADORIA EM MARÇO DE 2025, QUANDO CHEGOU A DATA DESCOBRI QUE TERIA QUE PAGAR MAIS 2 ANOS. E ESTOU PAGANDO. OU SEJA, NENHUM GOVERNO NOS DEFENDE.
ResponderExcluirtaca no rabo dos petralhas kkkkkkkkk
ResponderExcluirDeixa de ser burro, quem fez essa mudança foi o jumento do seu presidente em 2019
ExcluirPoliticos roubam e estão envolvidos no rombo do INSS, e nós que pagamos o pato como sempre, e cada ano fica pior a pessoa vai chegr a ponto de se aposentar quando completar 100 anos, e viva a putaria e a politica brasileira, onde quem vota coloca ladrões pra administrar a cida o estado e a nação e depois roubam e fica por isso mesmo, parabens o povo brasileiro que se ilude com politica e com politicos.
ResponderExcluirE PARA OS POLÍTICOS APENAS DOIS MANDATOS PARA SE APOSENTAR COM QUALQUER IDADE
ResponderExcluirLULADRÃO MARGINAL DESCONDENADO CACHACEIRO VAGABUNDO
ResponderExcluirLULADRÃO MARGINAL ROUBOU TRILHÕES
ResponderExcluirO povo se fudendo e brigando por política.
ResponderExcluirFaz o L, jumentos. E digo mais: o Bolsa Família de hoje, é o LOAS de amanhã. Tu que trabalha, seu burro, tem que sustentar os vagabundos do BS, e na hora de se aposentar, não receberá, pois pra desocupados o Estado vai pagar.
ResponderExcluir08 DE JANEIRO, DIA DOS IMBECIS HOJE MORADORES DA PAPUDA.
ResponderExcluirAceitem a derrota que dói menos.
O morador da carceragem da PF está feliz com as rendas das aposentadorias e das contribuições via PIX dos apaixonados.
08 DE JANEIRO. DIA DOS OTÁRIOS QUE ESTÃO NA PAPUDA.
ResponderExcluirBOZO NUMA CELA NA POLÍCIA FEDERAL.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK