quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

OPERAÇÃO IMPACTO: Forças de segurança impedem resgate em massa no Presídio de Eunápolis; confronto termina com 8 mortos

Uma megaoperação de inteligência evitou, na madrugada desta quinta-feira (29), o que poderia ter sido uma das maiores fugas planejadas da história do sistema prisional baiano. Em coletiva de imprensa, o coronel Luís Alberto Paraíso (Comando de Policiamento Regional Extremo Sul) e o delegado titular de Eunápolis, Manoel Vieira, detalharam o cerco que resultou na morte de oito criminosos e deixou um policial militar ferido.

A ação foi desencadeada em uma área de mata fechada, nos arredores do bairro Parque da Renovação, onde a facção havia montado acampamentos estratégicos para lançar o ataque ao complexo penitenciário.

De acordo com o coronel Paraíso, as forças de segurança monitoravam o grupo desde o último domingo. "Descobrimos que eles pretendiam efetuar o resgate hoje. Conseguimos nos antecipar à movimentação deles e interceptamos o plano antes que chegasse ao presídio", explicou o comandante.

Vídeo:

Ao se aproximarem do acampamento, as equipes foram recebidas com intenso fogo cruzado. Durante o confronto, oito suspeitos foram atingidos; eles chegaram a ser socorridos ao hospital, mas não resistiram. Pelo menos 25 criminosos estavam no local, e cerca de 15 a 20 conseguiram fugir pela vegetação densa portando armas longas.

A dimensão do grupo e o poder de fogo confirmam a ousadia do plano. No local, a polícia apreendeu um vasto material:

  • Pistolas e revólveres;
  • Espingardas;
  • Munições de grosso calibre (incluindo fuzil);
  • Grande quantidade de entorpecentes.

O delegado Manoel Vieira destacou que o confronto durou várias horas e a estrutura montada na mata servia como base logística para o tráfico e para a execução de ataques na região. Os corpos dos oito suspeitos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) e aguardam identificação oficial.


Estado de Saúde do Policial Militar

Um soldado da PM foi baleado durante a incursão. O projétil atingiu a região pélvica e abdominal, atravessando o corpo do militar. Ele foi submetido a um procedimento cirúrgico de emergência e, segundo o último boletim médico, seu estado de saúde é considerado estável.

O Blog Verdinho Itabuna segue acompanhando as buscas pelos fugitivos na região de mata de Eunápolis. A Secretaria de Segurança Pública informou que o policiamento segue reforçado por tempo indeterminado para garantir a ordem pública.

Um comentário:

  1. A polícia baiana esta de parabéns aqui no extremo sul. Derru aram 6 e agora mais 8 essa semana. Isso teria que ser feito todo dia com intensidade

    ResponderExcluir