quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

RESPOSTA OFICIAL: Prefeitura de São José da Vitória diz que paciente "pulou" de ambulância e instaura sindicância

A Prefeitura de São José da Vitória quebrou o silêncio e emitiu uma nota oficial à imprensa sobre a morte trágica de Jaine Freitas da Silva, de 22 anos. A jovem faleceu após cair de uma ambulância do município enquanto o veículo trafegava pela BR-101, no perímetro urbano de Itabuna, na noite da última terça-feira (13).


Versão do Município: "Pulou do veículo"

No comunicado assinado pela Secretária de Saúde, Mara Alencar, a gestão municipal apresentou uma versão diferente da que circulava inicialmente. Segundo a nota, a paciente "de forma inesperada, pulou do veículo ainda em movimento". A prefeitura classificou o episódio como uma "fatalidade" e um "caso excepcional".

Vale lembrar que relatos iniciais de testemunhas sugeriam que a porta traseira do veículo teria se aberto acidentalmente. A afirmação da prefeitura agora joga luz sobre uma nova linha de investigação.


Investigação e Suporte à Família

A administração municipal informou que já tomou as seguintes providências:

Sindicância Administrativa: Foi instaurado um processo interno para apurar rigorosamente as circunstâncias do ocorrido.

Colaboração Policial: O município afirma estar colaborando integralmente com as autoridades policiais para fornecer esclarecimentos.

Assistência: O Governo Municipal declarou que está prestando suporte e assistência aos familiares de Jaine neste momento de luto.


Compromisso com a Saúde

Na nota, a prefeitura defendeu o trabalho da gestão, afirmando que o ocorrido não reflete o compromisso dos profissionais com a saúde pública e que tem investido continuamente na humanização e melhoria dos protocolos de atendimento e estrutura.

A nota encerra com uma manifestação de solidariedade aos amigos e parentes da vítima, que era moradora da cidade e deixou um filho pequeno.

O Blog Verdinho Itabuna continuará acompanhando o desfecho da sindicância e das investigações da Polícia Civil para entender o que realmente provocou a abertura da porta e a queda fatal da jovem.


NOTA À IMPRENSA

A Prefeitura Municipal de São José da Vitória–BA vem, por meio desta, manifestar profundo pesar pela fatalidade ocorrida envolvendo uma paciente que estava sendo transportada em uma ambulância do município e, de forma inesperada, pulou do veículo ainda em movimento.

Desde o primeiro momento, o Governo Municipal tem prestado todo o suporte necessário aos familiares, colocando-se à disposição para oferecer assistência e apoio neste momento de dor.

Informamos que foi imediatamente instaurada sindicância administrativa para apuração rigorosa dos fatos, bem como as autoridades competentes já foram devidamente comunicadas, estando o Município colaborando integralmente com todas as investigações, fornecendo as informações e esclarecimentos necessários.

Trata-se de um caso excepcional e profundamente lamentável, que não reflete a rotina nem o compromisso dos profissionais e da gestão municipal com a saúde pública. A Administração Municipal reafirma que tem trabalhado de forma contínua para melhorar, fortalecer e humanizar os serviços de saúde ofertados à população, investindo em estrutura, qualificação profissional e protocolos de atendimento.

Neste momento, a Prefeitura de São José da Vitória se solidariza com os familiares e amigos da paciente, reiterando seu compromisso com a transparência, a responsabilidade e o respeito à vida.


São José da Vitória–BA, 14 de janeiro de 2026.

Prefeitura Municipal de São José da Vitória

Secretária de Saúde 

Mara Alencar

19 comentários:

  1. Se pulou , algo estranho estava acontecendo dentro do carro.. investigar polícia.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, impossível entender como um povo pode ser tão burro. Ou será que nada mais está valendo? A verdade é apenas um mero detalhe, o que vale na prática são os interesses políticos. O resto...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O administrador do município está tentando se safar da responsabilidade de uma possível indenização e da repercussão negativa que o episódio trágico e eivado de IRRESPONSABILIDADES produziu. Assim, adiantou-se, numa tentativa de transferir a culpa para a própria VÍTIMA. Ademais, MORTO NÃO FALA.

      Excluir
  3. Morto não fala. Como pulou se o motorista não a viu cair, se o motorista foi avisado por terceiros, ou o motorista a empurrou?. Nada de pulou a polícia não via comer essa historinha, a justiça já tá cheia dessas vagabundagens. A polícia já deve rua ter feito a perícia na porta da ambulância, câmera do posto. O motociclista pode relatar.

    ResponderExcluir
  4. Que afirmação que a prefeitura está dando, tudo isso maestrado, como solta uma nota dessa? Falta de vergonha na cara. Quer comprar a polícia prefeito?

    ResponderExcluir
  5. Eita país de vagabundos viu.

    ResponderExcluir
  6. Políticos são piores que as facções existentes em nosso país

    ResponderExcluir
  7. ACOMPANHEM MEU RACIOCINO...
    ESSAS AMBULANCIAS DE MUNICIPIOS MUITAS VEZE SÃO VEICULOS SUCATEADOS E SEM MANUTENÇÃO, ACREDITO QUE DURANTE O PERCURSO A PORTA SE ABRIU E ELA TENTOU FECHAR, AO FAZEL-LO SEGURANDO NA MACANETA DA PORTA O BALANÇO DO VEICULO EM MOVIMENTO A FEZ SE DESIQUILIBRAR E SER ARREMEÇADA PARA FORA.
    AGORA CABE A POLICIA CIVIL E A PERICIA CRIMINAL FAZER COLETA PAPILOSCOPICA DAS IMPRESSOES DIGITAIS NA MARCANETA DA PORTA BEM COMO VISTORIA DO VEICULO PARA CONSTATAR SE HAVIA SEGURANCA PARA O ACOMPANHANTE NA PORTA TRAZEIRA, BEM COMO O PORQUE QUE NÃO HAVIA UM ENFERMEIRO ACOMPAMHANDO O PACIENTE, E A FAMILIAR DEVERIA ESTAR NA FRENTE COM O MOTORISTA.

    ResponderExcluir
  8. História para boi dormir vão jogar a culpa na mulher então ela se suicidou-se? Uma vergonha assumam que houve um erro humano por parte dos envolvidos e falta de manutenção na ambulância.

    ResponderExcluir
  9. Quer dizer que a moça pulou conta outra ai vai.

    ResponderExcluir
  10. Absurdo é querer se isentar do problema; como uma pessoa , uma esposa com o cuidado e o querer de se deslocar de uma cidade para a outra para acompanhar e cuidar de um ente querido, no caso o esposo que está internado em um hospital na cidade vizinha, pularia de um veículo em movimento de propósito? Porque não olha uma outra linha de investigação? Os fatores podem ser a ambulância estava correndo supostamente, porque esses veículos só trafegam em alta velocidade; segundo a vítima estava no fundo da ambulância e não estava fazendo uso de cinto de segurança supostamente, porque talvez não tivesse; terceiro a porta estava mal fechada e não foi verificada antes de se deslocar para outra cidade, supostamente; e sem falar que ela deixa um filho de 6 anos; como o sinistro foi a noite, provavelmente ela tenha adormecido e ao se recostar na porta a mesma, mal fechada, abriu e a vítima caiu na pista; mas é fácil culpar quem foi a óbito, porque não pode se defender e tiraria a culpa dos verdadeiros culpados! Não estou aqui culpando ninguém, só dando uma outra visão aos fatos; mas culpar a vítima é a maneira mais prática de se isentar ou resolver um problema!

    ResponderExcluir
  11. E estavam condensado o motorista,e a família isentou ele da culpa. O povo tem um defeito é condenar sem nem saber do que se trata ,por isso morre muita gente inocente.

    ResponderExcluir
  12. Essa conversa bonita para se eximir de culpa é uma falta de respeito com amigos e familiares, tem Que investigar e apurar, se a porta do veiculo estava. Com defeito, se a vitima abriu e se jogou. Prefeitura dando parecer que a mulher se jogou, é muito prematuro e total falta de comprometimento com a dor de uma perda de antiquerido. Espero que melhore viu GESTORES!

    ResponderExcluir
  13. Pulou coisa nenhuma .... Isso aí é pra livrar um processo do tamanho do mundo ... FAMÍLIA DA VÍTIMA VÁ ATRÁS DE SEUS DIREITOS.... NEGLIGÊNCIA
    ... FALTA DE MANUTENÇÃO DO VEÍCULO
    .... O MOTORISTA NEM VIU QUE A COITADA CAIU E AGORA ELA PULOU? QUE SEÇÃO ESPÍRITA É ESSA? PRA AGENTE IR TAMBÉM E DESVENDAR ESSE MISTÉRIO.... METE NA JUSTIÇA ESSA PREFEITURA QUE EMITIU ESSA NOTA ABSURDA... FAÇA JUSTIÇA... QUEM PERDEU A VIDA FOI A MOÇA POR NEGLIGÊNCIA E IRRESPONSABILIDADE... CADÊ O DINHEIRO PREFEITURA QUE VEM PRA MANUTENÇÃO DOS VEÍCULOS???? PULARAM DO BOLSO DO PREFEITO TAMBÉM? ABRE O OLHO JOVEM!

    ResponderExcluir
  14. Tão querendo tirar o deles da reta, ninguém é otário, culpa exclusiva da prefeitura que tem que indenizar a família da vítima

    ResponderExcluir
  15. DA MESMA FORMA QUE DAQUI UNS DIAS ALGUÉM SE JOGA DE MANHÃ CEDO NA FRENTE DAS ESCOLTAS QUE VEM CEDO DO PRESÍDIO SENTINDO O CENTRO.... NA CONTRA MÃO SE JOGANDO POR CIMA DE CARRO DE MOTO DE PEDESTRES.... IRRESPONSÁVEIS.... QUANDO ACONTECE O ERRO A MÍDIA VEM QUERER ACOBERTAR... FAIXA CONTÍNUA SÓ MULTA PAI DE FAMÍLIA... OS IRRESPONSÁVEIS DE FARDA NAO ATINGINDO TODOS OS PROFISSIONAIS DO PRESÍDIO PQ UMA COISA NÃO TEM NADA HAVER COM A OUTRA MAS É UM DESABAFO DE UM MORADOR LOCAL QUÊ TEME O PIOR NA REDONDEZA E EU VOU FILMAR E JOGAR NA MÍDIA

    ResponderExcluir
  16. Lendo os comentários
    Muitos imbecis falando o que não sabe
    Sou condutor de ambulância
    Certo dia transportando um paciente em surto
    Só não pulou porque o acompanhante me avisou, então eu parei!

    ResponderExcluir
  17. Primeiro que porta de ambulância não abre por dentro,só por fora ,o motorista esqueceu de travar a porta da ambulância,investigue isso

    ResponderExcluir
  18. Isso é uma total falta de respeito com a família com uma pessoa que faleceu a ambulância nenhuma abre por dentro todos sabem que a ambulância só abre pelo lado de fora isso é uma falta de respeito culpar a falecida na cidade todo mundo sabe que esse comunicado da prefeitura é para tirar o corpo deles de lado

    ResponderExcluir