O clima é de forte mobilização e tensão na região cacaueira. No início da manhã desta quinta-feira (5), produtores de cacau bloquearam um trecho estratégico da BR-101, no município de Aurelino Leal. O manifesto causou a interrupção total do tráfego, gerando um congestionamento quilométrico que atinge motoristas e transportadoras nos dois sentidos da rodovia.
A ação faz parte de um levante da categoria, que reivindica atenção urgente do governo e das autoridades do setor agrícola para a crise que afeta o sustento de milhares de famílias baianas.
Vídeo:
A Pauta do Protesto: Cacau Nacional em Risco
O motivo central da indignação dos produtores é a acentuada queda no preço da arroba do cacau. Segundo as lideranças do movimento, o valor pago ao produtor brasileiro está sendo prejudicado pela importação massiva de amêndoas vindas da África por grandes indústrias que operam no país.
Os manifestantes alegam que a entrada do produto estrangeiro cria uma concorrência desleal, desvaloriza o cacau nacional e ameaça a economia regional. Entre as principais reivindicações estão:
- A imposição de barreiras ou taxas para a importação de amêndoas;
- Medidas de proteção ao mercado interno;
- Políticas de valorização do preço mínimo do produto nacional.
O produtor de cacau tem razão em parar a rodovia ou o direito de ir e vir deve ser preservado? Qual a sua opinião sobre a crise do cacau? Comente abaixo. 👇




Nenhum comentário:
Postar um comentário