segunda-feira, 6 de abril de 2026

Alerta na Saúde: Mortes por ‘Super Gripe’ sobem 36,9% no Brasil e Bahia entra em estágio de atenção

O avanço da chamada “super gripe” acendeu o sinal vermelho para as autoridades de saúde em todo o país, com reflexos diretos na Bahia. De acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Brasil registrou um salto de 36,9% no número de óbitos associados à Influenza A nas últimas quatro semanas. O estado baiano acompanha essa tendência nacional, apresentando um aumento significativo nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Cenário Epidemiológico O boletim mais recente do sistema InfoGripe revela que a Influenza A tem sido a principal protagonista no agravamento do quadro respiratório da população. Atualmente, a maioria dos estados brasileiros encontra-se em níveis que variam entre alerta, risco ou alto risco para infecções respiratórias graves.

Embora o rinovírus lidere em número absoluto de casos positivos de SRAG, é a Influenza A que detém o maior peso estatístico quando o assunto são as mortes, superando inclusive os óbitos por Covid-19 e outros vírus sazonais, como o VSR (Vírus Sincicial Respiratório).

Bahia em Alerta Na Bahia, a Secretaria de Saúde monitora com preocupação o crescimento das internações. O período de maior circulação viral coincide com variações climáticas que favorecem a transmissão. Especialistas reforçam que a rapidez com que a gripe comum evolui para uma forma grave (SRAG) é o que define a periculosidade da atual cepa em circulação.

Prevenção e Vacinação A principal estratégia para frear a mortalidade continua sendo a imunização. A campanha nacional de vacinação contra a Influenza, que teve início no final de março, segue em pleno vigor em todas as unidades de saúde até o dia 30 de maio.

As autoridades reforçam que grupos prioritários — como idosos, crianças, gestantes, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades — devem buscar o imunizante o quanto antes, já que a proteção não é imediata após a aplicação. Além da vacina, recomendações básicas como o uso de máscaras em locais fechados, a higienização constante das mãos e o isolamento voluntário ao primeiro sinal de sintomas gripais são essenciais para conter a disseminação do vírus.

3 comentários:

  1. Vamos tomar 90 gotas de própolis por dia para aumentar a imunidade. 30 gotas pela manhã, 30 meio dia e 30 à noite.

    ResponderExcluir
  2. O governo federal ainda não providenciou a vacina?

    ResponderExcluir
  3. Sábado, iniciou-se o dia D da vacinação, em todos os postos de saúde há vacinação, governo LULA valoriza a ciência, investe em ciência, negacionismo, era o governo do presidiário golpista. Simples assim!!!!

    ResponderExcluir