quinta-feira, 16 de abril de 2026

Ex-deputado Uldurico Júnior é preso em hotel de luxo acusado de facilitar fuga em presídio de Eunápolis

A Polícia Federal e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) prenderam, na manhã desta quinta-feira (16), o ex-deputado federal e ex-candidato a prefeito de Teixeira de Freitas, Uldurico Júnior. A prisão preventiva ocorreu em um hotel na Praia do Forte, destino turístico de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador.

Vídeo:

Uldurico é o alvo central da Operação Duas Rosas, que investiga um esquema de corrupção e aliança com facções criminosas. Segundo o MP-BA, o político teria negociado o recebimento de R$ 2 milhões para facilitar a fuga de 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis, ocorrida em dezembro de 2024. O nome da operação faz referência ao termo codificado "rosa", utilizado pelos investigados em diálogos interceptados para se referir ao pagamento de propina.


Aliança com o crime e influência política

As investigações apontam que a fuga não foi um evento isolado, mas uma ação estruturada envolvendo a facção Primeiro Comando de Eunápolis (PCE) e a influência política de Uldurico. Entre os fugitivos está Ednaldo Pereira de Souza, o "Dadá", chefe do PCE, que estaria atualmente escondido no Rio de Janeiro, de onde segue comandando o crime no extremo sul baiano.

O esquema teria contado com a colaboração da ex-diretora do presídio, Joneuma Silva Neres. Segundo a denúncia, Uldurico seria o padrinho político de Joneuma, tendo a indicado ao cargo. Em troca, ela facilitaria encontros entre o político e lideranças criminosas para garantir apoio eleitoral nas eleições de 2024, inclusive com a suposta compra de votos de familiares de detentos.


Escândalo pessoal e paternidade

O caso também ganha contornos dramáticos no âmbito pessoal. Joneuma, que foi presa em janeiro de 2025, afirma que Uldurico Júnior é o pai de sua filha, nascida enquanto ela estava sob custódia. A defesa da ex-diretora alega possuir um exame de DNA que comprova o vínculo, enquanto a defesa do ex-deputado afirma desconhecer o laudo e solicita um novo teste em laboratório de confiança.


Desdobramentos da operação

Além da prisão de Uldurico, a Justiça expediu mandados de busca e apreensão em Salvador, Camaçari, Teixeira de Freitas, Eunápolis e Porto Seguro. Um ex-vereador e um advogado também são investigados.

Na fuga de dezembro de 2024, os 16 detentos foram colocados estrategicamente na mesma cela e utilizaram ferramentas para abrir um buraco no teto, enquanto comparsas atacavam a unidade por fora. Até o momento, 13 criminosos continuam foragidos.

Em nota, a defesa de Uldurico Júnior manifestou surpresa com a prisão, negou qualquer irregularidade e afirmou que o ex-deputado está à disposição das autoridades para provar sua inocência. O caso segue sob segredo de justiça na 1ª Vara Criminal de Eunápolis.

13 comentários:

  1. Boa tarde, senhores policiais de Itabuna, até quando vai permitir que Angélica Dantas fique fazendo bagunças no bairro da Califórnia ela já foi traficante aqui, e atualmente mora no bairro nova ferradas no Gabriela, e trabalha na grax , vão lá nessa loja dar uma averiguação ver o que está fazendo
    Ela e perigosíssima

    ResponderExcluir
  2. Isso já está ficando sem graça, os caras ficam louco que o processo chegue logo no STF pq aí viu né? Os afilhados do nosso presidente .........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser afilhado do seu pai esse deputado é de direita seu otario

      Excluir
    2. voce esta errado seu ze bunda de caruru há muito tempo que ele pulou pra o lado do atual

      Excluir
  3. Esse safado votou a favor da reforma da previdência

    ResponderExcluir
  4. ESSES PRESIDIO TÃO MANDADO
    NO DE ITABUNA TEM UM TAL DE CAMPOS QUE E TALARICO
    GOSTA DE KEIXAR MULHER CASADA
    TAMU NA SUA CAMPOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso ae cumpade talarico safado tem que se arrombar

      Excluir
  5. JORGE CAMPOS TALARICO DESCARADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nois tá de olho seu safado tem voce e mais uns descarados

      Excluir
  6. parque prender o cara se a justiça solta deixe solto a mulher que liberou os presos já está solta. a audiência de custódia está aí pra liberar geral.

    ResponderExcluir
  7. caraio confusão da zorra ... bandido vei dava uma trama boa na netflix...

    ResponderExcluir
  8. O povo da Bahia é tão vagabundo que se Gedeel se candidatar ainda tem votos aqui.

    ResponderExcluir
  9. O povo da Bahia é tão vagabundo que se Gedeel se candidatar ainda tem votos aqui.

    ResponderExcluir